terça-feira, 21 de junho de 2022

Provocação


Dá que pensar! Terá sido para estimular a NATO a defender a Ucrânia, entrando na guerra com a Rússia, caso esta ataque a Lituânia, que pertence à NATO? … Mas outras alternativas são possíveis…

MUNDO

GUERRA NA UCRÂNIA

Lituânia bloqueia parcialmente trânsito de mercadorias para enclave russo de Kaliningrado. Kremlin promete retaliação

Rússia diz ser uma "violação" a decisão lituana de bloquear trânsito de mercadorias para enclave de Kaliningrado, prometendo responder. Ucrânia já reagiu: "Rússia não tem direito de ameaçar Lituânia".

JOSÉ CARLOS DUARTE: Texto

OBSERVADOR, 20 jun 2022, 13:34 10 

A Lituânia bloqueou, nas últimas horas, o trânsito de mercadorias para o enclave russo de Kaliningrado. O transporte de carvão, metais e materiais de construção para o território fica agora comprometido, sendo que as autoridades lituanas defenderam a aplicação da medida por esta estar em consonância com as sanções aplicadas pela Comissão Europeia contra a Rússia.

A situação foi denunciada por Anton Alikhanov, governador de Kaliningrado, na sua conta pessoal do Telegram na passada sexta-feira. O responsável indicou que o bloqueio parcial obrigará a uma diminuição de 40 a 50% de transporte de mercadorias que a região importa do restante território da Rússia.

Esta segunda-feira, a Rússia reagiu oficialmente à medida. O ministério dos Negócios Estrangeiros emitiu um comunicado, citado pela AFP, a condenar aquilo que diz ser um ação “provocativa” e “abertamente hostil”.

“Se num futuro próximo o trânsito de mercadorias entre a região de Kaliningrado e o resto do território na Federação Russa não for reposto totalmente, então a Rússia tem o direito de agir e proteger os seus interesses nacionais”, lê-se no comunicado.

Por sua vez, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, descreveu a decisão das autoridades lituanas como sendo “sem precedentes” e “uma violação” das normas internacionais.“A situação é muito séria e requer uma análise antes de se tomar quaisquer medidas e decisões”, avisou.

Em resposta a estas críticas, o ministro dos Negócios Estrangeiros lituano, Gabrielius Landsbergis, salientou, citado pelo canal estatal lituano LRT, que “a Lituânia não está a fazer nada”, mas esta medida é efeito das “sanções europeias que entraram a vigor a 17 de junho”. “A indústria que está impor as sanções é a dos caminhos de ferro, eles informaram os seus clientes que os bens sancionados não podiam atravessar o território lituano”, explicou.

A Ucrânia já veio expressar o seu apoio à decisão lituana. Na sua conta pessoal do Twitter, o ministro dos Negócios Estrangeiros ucraniano, Dymtro Kuleba, defendeu que a Rússia “não tem o direito de ameaçar a Lituânia”. “Moscovo deve culpar-se apenas a si pelas consequências da sua invasão injustificada da Ucrânia”, afirmou.

Kaliningrado, anteriormente Konigsberg, é um enclave isolado do resto da Rússia que faz fronteira com dois países da UE e da NATO — a Lituânia e a Polónia.

GUERRA NA UCRÂNIA  UCRÂNIA  EUROPA  MUNDO  RÚSSIA    LITUÂNIA

COMENTÁRIOS:

Alberto Tavares Pires: O perigo da entrada da OTAN de países sem qualquer experiência e maturidade política é a possibilidade de accionamento do artº 5 depois de uma série de provocações desnecessárias. A Rússia não ameaçou a Lituânia, nem os seus interesses imediatos e portanto isto é uma provocação da parte de um país da OTAN a intrometer-se de forma mais ou menos directa nas hostilidades. Em que pacotes de sansões é que estava prevista esta medida? A Lituana está a pisar a linha vermelha desnecessariamente e sem ser provocada. É um acto isolado de um país isolado da OTAN, é uma postura beligerante, sem qualquer motivação que não seja a de provocar os russos. Depois aqui d'El Rei que os Russos são duros.... Total irresponsabilidade e imaturidade ao jogar sozinha o que não foi acordado em conjunto. Levando a uma escalada perigosa da situação.            Geiger Dieter: A Prússia Oriental deve ser devolvida à Alemanha.             Eduardo Francisco Louro Marques: Ameaçar um país OTAN? Força... Vamos a isto Putin!            David Pinheiro: Os chihuahuas russos já estão a ladrar. Querem lamber o focinho do seu líder e como tal ladram e salivam. Força Lituânia. Carrega Ucrânia. Viva a liberdade!             Al Beca: Estes também andam a pedir coça.            Pensamento Positivo > Al Beca: A Lituânia é da NATO... Ameaçam, ameaçam... Mas na hora da verdade... Foge que até queima...        Alex 2000 > Al Beca: Os ucranianos levaram com ela e não a pediram...              José Manuel Santos das Couves: É preciso mas é exterminar o Putin e aquelas serpentes do kgb, e apoiar os russos que querem uma Rússia livre e sem ditaduras

Nenhum comentário: