Apaixonada. Assim é Maria João Avillez, em mais este seu escrito encantador e construtivo.
Pertença
Percebeu que era Deus que o substituiria nesse combate entre o mundo e o que transcende o mundo. Acontece aos escolhidos. João Seabra foi escolhido de entre muitos dos chamados.
MARIA
JOÃO AVILLEZ
OBSERVADOR,
08 jun 2022, 0
Ao Padre Duarte da Cunha
1 Tudo era intenso. E muitas vezes
desconcertantemente inesperado. Uma simples conversa tanto desaguava numa
discussão apaixonada como em amável sintonia; num rio de surpresa ou num poço
de tumulto; ora se espraiava num mar de humor, ora afogava o próprio verbo em
polémica. Numa só tirada podia acontecer-lhe protagonizar tudo isto.
Personalidade
brilhante e vibrante, conversador irresistível, intelectual cultíssimo,
inquieto e irrequieto, arguto e velozmente activo, era um homem de Deus. E era controverso, Deo gratias, que os conformados e conformistas nunca
buscarão nada e ele nunca fez outra coisa senão buscar o transcendente e
segui-lo para O dar a conhecer, divulgar e partilhar. De maneira sui
generis, claro, e falo de João Seabra. E do rumo que testemunhei, anos fora, sempre o mesmo
e firmíssimo nas premissas fundamentais que o constituíam (e definiam):
seriedade intelectual, vivência quotidiana da caridade, fé que remove montanhas
e a dele removia. Tinha pressa, sabia a missão vasta.
Sim, falo de João Seabra e também posso bem com a controvérsia. A que ele gerava – era parte
constitutiva de si mesmo – e a outra: a que se exagerava (ou mesmo a que por
vezes se encomendava a seu respeito) e que eu tentava, com ou sem sucesso,
desconstruir.
Nascido há
setenta e dois anos, e padre desde 1978 — ordenou-se aos 29 anos –, começou por
detestar a ideia de se encafuar num seminário, não queria “ir para padre”. Acabara de cursar Direito, era muito novo,
tomava conta das conversas, namorava, tinha amigos que adorava e com quem se
perdia num constante fazer e refazer da pátria, mas encafuou-se num seminário: percebeu que Deus ganhara
esse combate entre o mundo e o que transcende o mundo. Acontece aos escolhidos.
No que lhe dizia respeito, ele fora “escolhido” entre muitos dos chamados. Fora
pessoalmente pescado à linha. À revelia de si próprio.
2Na missa onde fui juntar-me a João Seabra –
ele lá em cima, eu cá em baixo, num banco do Colégio S. Tomás – o que num sopro
veio ter comigo foi o que ouvira a D. Manuel Clemente,
cinco dias antes, no lançamento do seu último livro* na Universidade Católica, sobre a invulgar capacidade de regeneração do catolicismo
português ao longo do tempo, face à adversidade. Tema que Manuel Clemente muito investigou e aprofundou e que consta justamente deste livro (uma
recolha dos seus mais definidores textos, admiravelmente selecionados por Manuel Braga da Cruz que assinou a também magnífica introdução). Na conversa que se seguiu com o Patriarca
de Lisboa e António Araújo e que tive o privilégio de conduzir ali mesmo, foi
ainda dessa formidável capacidade de presença e resistência manifestada pela
igreja portuguesa ao longo dos séculos que se falou. A memória por vezes
precisa de ser adubada.
3O que era afinal aquela gigantesca comunidade
que acorrera a uma missa num sábado à noite para se despedir de alguém que tanto tocara a sua
vida, senão um sinal? O sinal dessa sempre renovada capacidade de resistência a
sejam quais forem as novas fórmulas de luta contra o catolicismo. (Num dos seus escritos, o Papa Bento XVI,
afirmava a existência de “um cânone
cultural contra a Igreja”.
Sabemos que é verdade. Vemo-lo diariamente em acção e perdição).
Talvez por isso e
num dos mais dignos silêncios em que jamais me vi envolvida, só entrecortado
pela inspiradíssima celebração do padre Duarte da Cunha, julguei
aperceber-me que ainda mais que o luto ou a perda ou a pena, o que ali unia
indissoluvelmente uma comunidade tão vária e diversa – como raras vezes se pode
ter observado, reunida num mesmo lugar – era um sentimento de pertença. Forte, voluntário, intacto. O resoluto
querer “estar ali” de tantas centenas (milhares?) de pessoas que se dividiram
pelas quatro celebrações, era uma afirmação mas também um anúncio de
disponibilidade, sob a forma da recusa da rendição.
Estavam ali os soldados. Um legado é isto.
4Passaram
dois mil anos. Diz-se hoje a Igreja a minguar e a desfalecer, coberta de
injúrias. Enterraram-na mil vezes, vexam-na
quanto podem, só se lhe sublinha os pecados (terríveis, como os dos homens).
Vinte séculos depois, a Igreja persiste. Está. Viva, inteira, planetária, essa
que o soldado João Seabra serviu com paixão acesa e fidelidade de aço, sem
trégua nem desfalecimento. Uma biografia é isto mais que o resto que no seu
caso é aliás desmedido (como ele).
Passaram dois mil anos, sim. E nós, nove séculos depois, cá estamos. Resistindo, recozendo, regenerando, nesta ocidentalíssima margem do infinito, frente ao mar: soldados, como João Seabra nos ensinou.
5Por falar em Igreja e por recordar a sua perenidade e permanência no mundo: e pensar que a manuelina Sé do Funchal – que por estes dias ganhou o Prémio Vilalva atribuído pela Gulbenkian ao melhor restauro de património privado pela recuperação dos seus deslumbrantíssimos tectos, em estilo mudejar, únicos no país – já foi a maior diocese católica do mundo?
Iniciada em 1493 e mais tarde elevada a catedral, o Papa Leão X, ao instituir o Bispado do Funchal, fez deste templo, por alguns anos, a maior diocese católica do mundo: a Sé portuguesa abrangia todos os territórios descobertos pelos portugueses. Do Brasil ao Japão… Não é dizer pouco. Nem sobre a Igreja, nem sobre Portugal.
* O livro a que acima fiz referência – uma viagem guiada
por Braga da Cruz pelo pensamento
pastoral e historiográfico do teólogo e historiador Manuel Clemente – chama-se
“O Catolicismo, Portugal e a Europa – Uma
Relação Criativa” e é uma bem-vinda edição da Universidade Católica
Editora e da Fundação Amélia de Mello. Muitos poucas pessoas – e é só um
exemplo – abordam com um olhar tão próprio a questão da identidade nacional, de
Portugal, dos portugueses. Como um fio que o saber, a intuição, a lucidez do
autor o desafiasse a desenrolar, sem recurso a terceiros. Páginas absolutamente
originais e de superior qualidade intelectual. Devia ser dado nas escolas.
CATOLICISMO CRISTIANISMO RELIGIÃO SOCIEDADE IGREJA
CATÓLICA OBITUÁRIO
COMENTÁRIOS:
Carlos Chaves: Concordo e acrescentaria aos comentários
positivos, que felicidade a nossa por cada artigo, por cada livro, por cada
entrevista, que a Maria João faz, e nos enriquece na nossa maravilhosa língua
Portuguesa. João de Castro Pernas: Bela homenagem a este bom Padre, a
este bom Pai de tantos, a este Homem. Obrigado, Sra. Dona Maria João. Maria
Rouxinol: Obrigado,
caríssima Maria João Avillez. Lindas palavras sobre o Padre João Seabra e sobre
a Igreja. Falta-nos gente com esta coragem de proclamar a Beleza da Igreja. Sim
há coisas belas a acontecer; Vidas entregues em benefício do bem comum... A
parte boa da Igreja é abafada pelo ruído dos meios de comunicação e pela
ignorância de muitos jornalistas... Continuemos o bom combate do Padre João que
foi o mesmo de S. Paulo e de outros Santos. Vença a Fé. Mais uma vez Obrigado.
A Maria João é uma grande jornalista. Deus lhe dê muitos anos ao Serviço de um
bom jornalismo. João de Castro Pernas > Maria Rouxinol: É bem verdade que: "Faz mais
barulho uma árvore a cair, do que uma floresta inteira a crescer". Maria
Rodrigues: Tive a graça de ter
conversado uma vez com o Padre João Seabra que me concedeu uns preciosos
esclarecimentos. A igreja portuguesa perdeu um grande sacerdote. Graciete Madeira: Excelente texto.
Deus Imaginário: O catolicismo e todo o cristianismo em geral são umas das
variantes mais corrosivas e mortíferas do grande cancro da religião. Cancro
esse que fomenta a ignorância da qual se alimenta e que degrada a humanidade
negando o seu racionalismo e impregnando-a de preconceito e falsa moral. MP
PLC: Deus Imaginário: Então diga lá o que entende por
racionalismo. É que cristianismo e racionalismo não são incompatíveis... bento guerra: Mas há um
"combate"? Não é desconhecimento da natureza humana, cada vez mais
desatenta e embrutecida? Américo Silva: A igreja faz o seu caminho.
Depois da resignação de Bento XVI, será difícil um papa chegar ao fim da vida
sem resignar, chegou a vez de Francisco enfrentar a doença e suas limitações, o
assunto é delicado. Altos prelados acusam-no de ser intransigente e autoritário,
outros de semear a discórdia e esvaziar a igreja de fiéis, outros de desprezar
os cristãos perseguidos e defender os muçulmanos. É a vida. Carlos Silva:
É bem verdade. Deus por todos. Cada um por si! Sempre
assim fora e assim será!
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