segunda-feira, 10 de fevereiro de 2020

RIP?


Se o outro mundo fosse sítio de castigo, o RIP da simpatia – ou boa educação - humana não poderia ser atribuível a um homem que insistiu obtusamente, nefastamente, num AO que governantes tão obtusos como ele se apressaram em impor, contrariando toda a casta de razões criteriosamente racionais dos que se lhe opunham e foram muitos. Foi trabalhador esforçado, Malaca Casteleiro, mas extremamente pertinaz no erro trágico de abastardamento da sua língua. E isso é crime de lesa-Pátria, se é que ainda existe a expressão inútil.

HENRIQUE SALLES DA FONSECA
A BEM DA NAÇÃO 09.02.20
Morreu o Professor João Malaca Casteleiro, principal responsável português do Acordo Ortográfico de 1990.
A minha frontal oposição ao dito Acordo fundamenta-se sobretudo em argumentos políticos e não em razões de técnica linguística.
Não me parece oportuno trazer aqui essa argumentação e, pelo contrário, merece referir agora um sentimento real pela perda de alguém que prosseguiu um ideal e que o defendeu até ao fim da vida.
Ideal que não é o meu mas isso é matéria que não vem ao caso.
João Malaca Casteleiro, RIP
Fevereiro de 2020
Henrique Salles da Fonseca

COMENTÁRIOS
Francisco G. de Amorim, 09.02.2020: Gostei da nobre atitude.
Adriano Miranda Lima  09.02.2020: Malaca Casteleiro era um linguista de elevado mérito e sem dúvida que a sua morte representa uma grande perda para as ciências nacionais. Pena é o seu legado ficar marcado por um acordo ortográfico muito polémico e, ainda por cima, determinado por razões estranhas ao progresso da língua. Paz à sua alma.

Nenhum comentário: