Sim, nós, portugueses, estamos entregues
aos bichos. Na vida e na hora da nossa morte. “Gloria Patri, et Filio, et Spiritui sancto. Sicut erat in principio, et
nunc, et semper et in saecula saeculorum”.
O Estado, agora e na hora da nossa morte /premium
A eutanásia sem consequências penais já é praticada com
frequência nos hospitais públicos – por acaso, costuma acontecer nas salas de
espera das urgências e raramente é voluntária.
OBSERVADOR, 22 fev
2020, 00:374
Não
discuto a eutanásia através de exemplos por três motivos. O primeiro é não ter
nenhum exemplo. Os meus familiares próximos aparentam vender saúde cinco
minutos antes de caírem redondos. Compreensivelmente, cinco minutos de aflição
são insuficientes para se despachar a burocracia inerente a um processo de
morte assistida. As mortes foram assistidas simplesmente na medida em que havia
gente a ver. Além disso, de acordo com as testemunhas, nenhum dos meus
familiares manifestou vontade de que o ajudassem a morrer: pelo contrário,
tanto o meu pai como os meus avós mostraram uma vontade danada de que os
ajudassem a permanecer vivos, desejo que infelizmente ninguém foi capaz de
concretizar.
O
segundo motivo pelo qual não discuto a eutanásia através de exemplos é por não
apreciar discutir generalidades mediante casos específicos, ou casos
específicos mediante generalidades. O terceiro motivo pelo qual não discuto a
eutanásia através de exemplos é por não me sentir habilitado para discutir a
eutanásia, ponto.
Ao
que parece, uma vastíssima parte dos deputados, criaturas cuja competência
máxima raramente excede o sorrir atrás dos chefes, sente-se habilitadíssima
para o fazer. Na
quinta-feira, o parlamento votou a despenalização, ou de facto a legalização da
eutanásia. Dado que a discrepância entre o tema do debate e os debatedores é
equivalente a encher as Conferências de Solvay com fiscais da ASAE ou
concorrentes da “Quinta das Celebridades”, isto tem certa graça. E a graça
aumenta ao perceber-se que o alegado argumento para a despenalização da
eutanásia é o direito do indivíduo a escolher o modo e o momento de morrer.
Pelos vistos, socialistas, leninistas e “ambientalistas” diversos pretendem
fazer-nos acreditar que se preocupam com a liberdade dos indivíduos, justamente
aquilo que dedicaram as carreiras a combater. É isso, não é? É sim, senhor.
E para a semana o Hamas emitirá um comunicado em prol da emancipação da mulher
e organizará cinco paradas gay.
Claro
que nada, incluindo questões morais, religiosas ou logísticas, me move contra a
eutanásia – excepto, até ver, a minha –, ou contra a possibilidade de cada um
decidir a altura de ir à vida (expressão idiomática que, misteriosamente,
significa o oposto). O que me deixa com um ou dois pés atrás é a intrusão do
Estado no assunto. Por um lado, estamos a falar do Estado que não consegue com
que um comboio chegue a horas ao Cacém, ou com que um quartel proteja meia
dúzia de granadas: se o Estado é incompetente por definição, o Estado dominado
pela esquerda é desastroso por vocação. De resto, a incompetência é tal
que a eutanásia sem consequências penais já é praticada com frequência nos
hospitais públicos – por acaso, costuma acontecer nas salas de espera das
urgências e raramente é voluntária. Dizer que o Estado não é pessoa de Bem
é o eufemismo dos séculos, o passado e o actual: nos cargos de poder, o Estado
reúne uma considerável quantidade de pessoas estritamente empenhadas no Mal.
Por
outro lado, ou se calhar pelo mesmo, é difícil conciliar o altruísmo do Estado
em permitir que um cidadão morra em paz com o zelo do Estado para impedir que o
cidadão não viva em paz. Há um cinismo muito especial quando a magnânima
entidade que nos “concede” o último instante é aquela que tentou de tudo para
condicionar e destruir os milhões de instantes anteriores. Se o Estado tivesse
a mínima decência e algum vestígio de respeito pela minha autonomia, poderia
começar por me isentar das incontáveis obrigações apenas destinadas a
alimentá-lo e a amesquinhar-me. Fazemos assim: eu não vos maço com os pormenores
do meu derradeiro suspiro e vocês não me maçam com impostos entretanto, pode
ser? Não pode? Não? Ai, que chatice tão grande. Mas uma surpresa pequena: eu
desconfiava que a generosidade estatal tinha limites estreitos. E hoje também
desconfio que não existe de todo.
É
ilusória a incoerência de quem nunca nos dá liberdade para viver e aparece no
final a oferecer-nos liberdade para morrer. Porque não há incoerência. Porque
não há liberdade. Porque a eutanásia, proposta e discutida desta maneira, é o
meio que o Estado, que manda na nossa vida, encontrou para se apropriar da
nossa morte. Não receio que o Estado desate a exterminar velhotes: receio que o
Estado se julgue convidado para um evento em que, dizia um francês antigo,
estamos enfim fundamentalmente sozinhos. Dado que, desde a fecundação, o Estado
mete o bedelho em cada instância do que devia ser privado, a nacionalização dos
óbitos era o que faltava para completar o ciclo opressor.
Claro
que o incómodo com a opressão depende da perspectiva. Ao invés dos defensores
do referendo, suponho que, se questionada, a maioria fosse favorável à
ingerência do Estado na morte. Afinal, essa exacta maioria simpatiza com a
ingerência do Estado pela vida fora. Os portugueses gostam que tratem deles,
ainda que lhes tratem da saúde.
COMENTÁRIOS:
Tiago Vasconcelos: Não
percebi a objecção do Alberto Gonçalves à "ingerência do Estado".
Havendo uma lei que regulamenta a prática da eutanásia, então quem acha que
devia estar envolvido em assegurar o cumprimento da legalidade do processo?
Agentes privados assim tipo um notário e um cameraman?
Carlos Gonçalves: Até
concordo com quase tudo...mas um dos projectos não era da IL? Será que o AG reconhece
então que aquele liberalismo precisa de mais reflexão para não se tornar
autofágico?
Liberal Impenitente: Largue
a eutanásia Alberto, não é a sua especialidade! Ainda por cima não lhe diz
respeito, isso a avaliar pelo historial da sua família de terem todos "um
fanico". Ouvi ontem na rádio a deputada Catarina falar sobre a decisão do
parlamento, e juro que pela primeira vez na vida concordei com o que ela disse,
e apreciei a MANEIRA como o disse, serena. Ao fim de muitos anos, a nossa Catrina
adquiriu o impensável: uma pose de Estado. E há quem não acredite em milagres!
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