sábado, 15 de fevereiro de 2020

Um país de inércia



Que assim se deixa manietar, coitado. Talvez porque não entenda o que está realmente em jogo. Dantes houve Aljubarrota e Restauração. Hoje a restauração é outra, mais do foro gástrico, com muitos arrotos à mistura. Os arrotos são fundamentais no obstáculo ao entendimento. Pena é que nos fiquemos, para nosso recreio, pelas crónicas, como esta, de Alberto Gonçalves, a alertar, à sua maneira virulenta, pena que não surjam valentes aguerridos que se oponham a tanta diarreia governativa. Pena que tais crónicas sejam apenas como um canto do cisne. É, realmente, pena.
Antes a morte que tal sorte /premium
Agora a questão é a eutanásia e a dra. Isabel Moreira, que encomendou o cérebro nos saldos do AliExpress, desdobra-se em variedades televisivas a explicar que a vida humana não é um direito absoluto.
ALBERTO GONÇALVES
OBSERVADOR, 15 FEV 2020,
A “agenda” das questões ditas “fracturantes” já vem explícita no nome: quebrar, partir, dividir, escaqueirar aos pedaços a sociedade entre o Bem (os que propõem a “fractura”) e o Mal (os que se lhe opõem). Trata-se, claro, de um terreno favorável a gente avessa a dúvidas ou hesitações, subtilezas ou gradações. É o contexto preferido de brutamontes, histéricos e marxistas em geral. Uma coisa é assim apenas porque os brutamontes a vêem assim, ou apenas porque os brutamontes querem convencer os outros de que a vêem dessa maneira. Não há permissão de contraditório. Os gostos dos brutamontes não se discutem: impõem-se, naturalmente à bruta.
O pormenor da imposição não é desprezível. Na grande maioria dos temas, uma pessoa saudável adopta aquilo que acha melhor para a sua vida e nunca lhe ocorre converter os demais aos respectivos hábitos ou princípios. Se não sofrer de distúrbios psiquiátricos ou, desculpem a redundância, alucinações ditatoriais, o sujeito que pratica uma dieta vegetariana não tentará forçar os semelhantes ao consumo exclusivo de tofu e granola – por muito que lamente o sofrimento da bicharada. De igual modo, se não for maluquinho, o sujeito que não separa a humanidade em “raças” não cometerá a estupidez de imaginar um mundo sem racismo, o sujeito indiferente à orientação sexual não tentará punir os que não são indiferentes e o sujeito que não acredita em Deus dorme perfeitamente sem fuzilar os devotos. Isto, repito, se o sujeito não for maluquinho.
Os protagonistas das questões “fracturantes” são maluquinhos. Ou serão fanáticos? Ou apenas arrogantes? Ou talvez oportunistas que vêem no tratamento simplório de problemas relativamente complexos a possibilidade de arranjar uma espécie de carreira? Por norma, os mais assanhados na batalha das “causas” são criaturas sem vestígios palpáveis de serventia. Se, ao invés de ambição, lhe faltar talento, lucidez ou competência, incluindo a necessária para desentupir bueiros, o indivíduo é um forte candidato a enveredar com sucesso num sector que, à semelhança das feiras medievais, das cidades-Natal e da diabetes, se encontra em franco crescimento. Exemplo de uma figura recorrente nestas lutas é o da sra. dona Fernanda Câncio, “jornalista” que, apesar de ter privado anos com o “eng.” Sócrates sem suspeitar das espalhafatosas trapaças do homem, se acha capacitada para apontar, aos guinchos, o rumo que a sociedade deve seguir. Na versão pública e ruidosa, as questões “fracturantes” nascem aqui, no feliz acasalamento da saloiice crónica com a propensão totalitária.
Em Portugal, já tivemos sucessivas questões “fracturantes”, que se dão a conhecer através de berreiros nos “telejornais”, no “Prós e Contras” e nos programas matinais para donas de casa e vítimas do rendimento mínimo. É curioso observar que, independentemente das “fracturas”, os paladinos do progresso são quase sempre os mesmos, profissionais do chinfrim e especialistas em vencer o adversário mediante danos nos tímpanos e na paciência. É igualmente verdade que o primarismo puxa o primarismo, e que os adversários dos paladinos do progresso também acabam a trocar perdigotos acerca do assunto do momento, qualquer que este seja. O assunto, de facto, é irrelevante: das grávidas aos gays, dos negros aos transsexuais adolescentes, os alegados destinatários das questões “fracturantes” são invariavelmente meros pretextos para que os paladinos do progresso brilhem, besuntados de certezas inabaláveis por um terramoto.
Brilhar e, fundamentalmente, ganhar. O ideal é que as questões “fracturantes” possam ser aprovadas no parlamento, à revelia dos cidadãos por cuja autonomia esses democratas dizem combater. Se o parlamento votar contra, é escusado o pânico: repete-se a votação. Se votações repetidas não funcionarem a contento dos democratas, não há chatices: vai-se para referendo. Se o referendo não tombar para o lado que os democratas desejam, não custa nada: repete-se o referendo até vencer o resultado que convém ao país. O importante é que, no final, os paladinos do progresso consigam festejar o enxovalho dos opositores e a filha do ex-ministro do Ultramar consiga acrescentar ao bracito nova tatuagem a assinalar a proeza.
Agora a questão é a eutanásia e a dra. Isabel Moreira, que encomendou o cérebro nos saldos do AliExpress.com, desdobra-se em variedades televisivas a explicar que a vida humana não é, ao contrário do aborto, dos lavabos sem sexo e da penugem nas axilas, um direito absoluto. Como se nota, o nível da argumentação tem sido elevadíssimo, e assaz apropriado a uma matéria particularmente difícil de caber em generalizações. Debate-se se a eutanásia merecia ser referendada (para responder a qual pergunta?) ou desenrascada na AR (por 230 sumidades), quando se devia estar a debater se a idade mental dos portugueses ronda os 12 anos. É óbvio que a eutanásia, uma delicadeza científica e filosófica, não cabe neste circo. É óbvio que a AR aprovará uma aberração avulsa. É óbvio que, pensando melhor, desligar a máquina que nos mantém presos a tamanha vergonha não é mau de todo. Quem se despachar será poupado às “fracturas” da poligamia, do incesto, da dra. Isabel Moreira e do canibalismo. Vão por mim.
COMENTÁRIOS
Adelino Lopes: Mais um excelente artigo do AG. Expõe as contradições dos progressistas. Neste caso da eutanásia, dizem que se trata de uma escolha individual, quando abominam o liberalismo. Será porventura a primeira exceção às suas regras (decisões embrulhadas para os outros aceitarem), terem uma lei em que as pessoas podem decidir acerca do seu próprio futuro.
José Ramos: pussy generation, baptizada esplendidamente por Clint Eastwood, desde o Dolby Theatre em Hollywood até aos cérebros ausentes da jornalista Câncio e da deputada Moreira, é realmente "O Triunfo dos Porcos" com orelhas de burro. E julgam-se os ditadorzecos bem pensantes...!
Gil Bernardes: Badajoz sempre foi um óptimo lugar para resolver dilemas éticos, alguns bem mais delicados do que este, e não me importo de ir conhecer a cidade se e quando eu achar que sim (mesmo que vossas excelências achem quem não). Quanto ao referendo, a acontecer, que seja num bom dia para ir à praia.
Ping PongYang: Fora de brincadeiras, ISTO é um assunto de tal forma complexo e pessoal, que mais valia procurar um consenso sobre as situações e condições da coisa, do que andar a discuti-la como se fosse futebol...
Como de costume, o Dr. Rui Rio andou bem neste caso:
Liberal Impenitente > Ping PongYang: Quem anda a discutir o assunto como futebol, no domínio da paixão e da irracionalidade, é a ICAR e as suas caixas de ressonância.
Paulo Silva> Liberal Impenitente: LOL! E o PCP também é caixa de ressonância da ICAR?!… O caro é um exemplo acabado do que acaba de dizer, e o facto de nem se dar conta disso é só a confirmação… É o vale tudo para denegrir o adversário.
José Ramos > Liberal Impenitente: Também é, mas é mais da turma do cabelo no sovaco. E esta, ao contrário da Igreja de Roma, falta-lhe o pedigree e não tem o mínimo vestígio de patine.
Ping PongYang: Pior é o PPC que é tão burro que até já chumbou nos exames à próstata: no visor da máquina, em vez de Negativo, apareceu Reprovado!
Paulo Silva: Em boa verdade não existem valores nem direitos absolutos, pois que estes podem ser conflituantes entre si. Não choca que se diga que a Vida não é um valor absoluto. É facilmente demonstrável relativamente às instituições mais influentes da História da Humanidade, sejam da Igreja ou do Estado. Mas a Vida é de facto um Valor, e a senhorita Isabel Moreira devia explicar o que significa a inviolabilidade desse valor plasmada na lei fundamental de raiz socialista, que a constitucionalista certamente tanto prezará… «A vida humana é inviolável.» in n.º 1 do Artigo 24.º da CRP  O que é que esta “merda” quer dizer?… É letra morta?!...
Liberal ImpenitentePaulo Silva: Devia ser alterado. Bastaria dizer que a vida humana é inviolável salvo nos casos excepcionais, dizendo quais são.
Paulo Silva > Liberal Impenitente: Isso quer dizer que andámos todo este tempo enganados?…Mudar o texto de uma Lei é a coisa mais fácil de fazer… e as autocracias são campeãs nisso.
Liberal Impenitente > Paulo Silva: É mais fácil alterar as leis quando só um as faz. E depois?
Paulo Silva > Liberal Impenitente: Não me respondeu se andámos todo este tempo a sermos enganados...
A Lei pode ter sido feita por muitos ao longo dos tempos, mas por vezes basta um, ou uns poucos, para de uma penada se desvirtuar por completo o sentido de instituições seculares ou milenares. As leis podem ser alteradas, mas não levianamente ao sabor das conveniências e maiorias circunstanciais… PS: as suas sugestões correctivas fazem-me lembrar aquela do “Animal Farm” do Orwell. Primeiro escreveram: «Todos os animais são iguais…» Depois com toda a mestria da retórica e da demagogia mais absurdas, alguém, (que pode ter sido a mesma pessoa que iniciou o texto), completou: «… mas uns são mais iguais que outros.» Excelente!
Liberal Impenitente > Paulo Silva: Se há alguém que andou a ser enganado, é o Paulo Silva. As leis podem ser alteradas em Portugal pela Assembleia da República, instituída pela constituição cripto-comunista de 1976.
Paulo Silva > Liberal Impenitente: Exacto. Se acha que eu e muitos fomos enganados, foi por alguém...
Ping Pong > YangPaulo Silva: Responda-me só uma coisa. O Sr. é capaz de dizer isso com essa convicção, nos olhos de um doente terminal com cancro do pulmão que está, na prática, a sufocar em câmara lenta ? Não lhe vai dizer que precisa é dumas consultazinhas a peso de ouro na Fundação Champalimaud ANTES de sufocar inevitavelmente de vez... Ou é ISSO ?
Paulo Silva >Ping PongYang: Caro comentador com nick juche friendly, quem o diz convictamente é quem fez e quem defende a sacrossanta CRP…
Liberal Impenitente: Para quem se considera liberal, Alberto Gonçalves presta um mau serviço à liberdade daqueles que já sem esperança de viverem ainda podem pedir o alívio do seu sofrimento: é o que quer dizer eutanásia, morte doce. Um meu cão foi eutanasiado junto a mim, não falo de nenhuma abstracção. Concedo-lhe que é possível que do parlamento dos tugas saia mais um aborto de lei, mas deixe ao menos ver o que sai dali. Nada é que não serve. Nada dava aborto clandestino e no estrangeiro. Não serve. P.S. As causas dizem-se "fracturantes" porque são divisivas, incluindo dentro das famílias políticas. Pode fazer as chalaças que quiser, mas está a enganar os leitores.
Fernando Ribeiro: A vida humana não é um valor absoluto... frase que poderia ser dita por um nazi.
André Ondine: Isabel Moreira é, ela mesmo, uma questão fracturante. E simboliza na perfeição esta nova esquerda trendy que julga que tem o direito de nos ensinar a viver. Isabel é pouco esperta, superficial e com fortes limitações culturais e éticas. Fala da eutanásia como se esta fosse apenas mais uma causa para tactuar no seu braço. Como auto-proclamada campeã das causas fracturantes, devia ser a primeira a indignar-se por ver a eutanásia a ser negociada pelo PS e o BE, como moeda de troca para outras negociatas. Mas a Isabel pensa pouco. A voz estridente ofusca-lhe o raciocínio. E fica toda contente, pois só com estas coisas sai da toca. Quanto à Sra Câncio, tem uma vantagem: escreve para o DN, que , ironicamente, padece de uma condição contrária à eutanásia. Está morto, mas está sempre a pedir licença para viver. E não consegue.


Nenhum comentário: