sexta-feira, 9 de abril de 2021

Como uma síntese


E não se consegue desfazer a teia. São sentimentos de vergonha, que ficaram. E continuam presentes, avivados, não só com o retomar dos casos, mas com o retomar do relato circunstanciado, por São José Almeida, apoiada em escritos vários de outros cronistas ou estudiosos. Tal a teia de aranha que se instala, é eliminada constantemente e insiste em retomar o seu poiso, quer chova quer faça sol, assim nós temos que voltar a isso tudo, que levou tempo a decidir e vai continuar a levar tempo, que estas coisas levam tempo. Mas, à pergunta «tendo Costa sido ministro de Sócrates, assim como Santos Silva e Vieira da Silva, não sabiam e não tiveram responsabilidade com Sócrates eu acho que talvez ninguém soubesse, ou não quisesse meter-se, estes casos até mais vale ignorar, para mais que Sócrates vestia bem e caro, como fizeram os presidentes que nos substituíram, lá de Angola e Moçambique, ao que se disse. E o trajo impõe sempre respeito, sobretudo quando lutamos por um trajo idêntico. É, de facto, o que eu acho, além de que temos que ser uns para os outros, pelo menos, enquanto não os ultrapassarmos na corrida. Mas o texto é todo ele um repescar de feitos antigos, a prolongar-se nos feitos modernos, “malhas que o tipo de educação que temos tece, bons filhos da nossa mãe”…

CORRUPÇÃO A cultura partidária explica como Costa protegeu o PS da Operação Marquês

Com um SMS, Costa parece ter protegido o PS de ataques por causa de que . Mas apenas pôs em prática o acordo tácito entre partidos que é fruto de uma cultura política que vive do clientelismo e que se instalou em Portugal logo a seguir ao 25 de Abril.

SÃO JOSÉ ALMEIDA      PÚBLICO, 8 de Abril de 2021

A 21 de Novembro de 2014, o ex-primeiro-ministro e antigo secretário-geral do PS José Sócrates é preso como suspeito na investigação da Operação Marquês. Nessa sexta-feira e no sábado seguinte, decorriam as eleições internas no PS que levaram António Costa à liderança. No sábado de manhã, Costa envia um SMS aos militantes a separar o PS do caso.

“Os sentimentos de solidariedade e amizade pessoais não devem confundir a acção política do PS, que é essencial preservar, envolvendo o partido na apreciação de um processo que, como é próprio de um Estado de direito, só à Justiça cabe conduzir com plena independência, que respeitamos”, escrevia então, alertando os militantes para que o PS devia “concentrar-se na sua acção de mobilizar Portugal na afirmação da alternativa ao Governo e à sua política”.

Com esta mensagem, ainda antes de estar terminada a votação para a sua eleição, Costa parece ter travado o envolvimento o PS no processo. Mas porquê? E como? O antigo ministro e ex-deputado João Cravinho começa por contextualizar o momento político do PS e do país. “Costa assumiu a liderança na altura que era importante encontrar uma alternativa política à continuação da governação das personagens da troika”, uma questão que “preocupava o PS”.

Isto porque o anterior líder, António José Seguro“estava condicionado pela herança do PS na dívida”. Além de que, sublinha, “o memorando tinha sido assinado pelo PS também e nele entraram medidas inaceitáveis, como a privatização dos CTT ou da ANA. Não foi só privatização, aquilo foi a venda ao desbarato da soberania do país”. Assim, conclui, “Costa aparece como quem vai virar a página a esse acanhamento mórbido perante a crise, assumindo que isso foi uma falha gravíssima do Governo do PS” e põe “em acção uma resposta política de alternativa à troika”.

“Cordão sanitário”

Com essa legitimação política, ao enviar o SMS, o futuro líder do PS “teve uma atitude de distanciamento, ao deixar para a Justiça” o problema Sócrates, sublinha Marina Costa Lobo, investigadora do ICS. Uma atitude que faz o PS agir “de forma diferente do que em relação ao caso Casa Pia e a Paulo Pedroso, em que o partido se envolveu em sua defesa e foi mal compreendido pela opinião pública”, enquanto “com Sócrates fez a separação de águas que teve como efeito isolar o PS do processo”. Também Conceição Pequito, professora de Ciência Política do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, considera queCosta criou um cordão sanitário ao dizer ‘à Justiça o que é da Justiça'” e, “com esse princípio trivial, isolou o PS do processo”.

O sucesso nesta separação pode parecer surpreendente, já que “o que esteve em causa foi uma investigação absolutamente excepcional e uma acusação de corrupção a um ex-primeiro-ministro”, frisa Cravinho, recordando que a investigação revelou que Sócrates tinha “um estilo de vida absolutamente inimaginável para um líder do PS histórico”. Marina Costa Lobo sublinha: “É verdade que Sócrates foi primeiro-ministro, mas, pelo que se sabe, tratou-se de enriquecimento pessoal. Não se sabe de mais ninguém dos seus governos, que estivesse envolvido” no caso.

Mas a questão de perceber como Costa conseguiu proteger o PS permanece. Para mais, como afirma Conceição Pequito, porque “fez o Governo com a chamada ‘tralha socrática’” e, mesmo assim, “não houve “efeitos directos nem penalizadores para o PS nem para o Governo”.

O sociólogo e antigo ministro António Barreto, que em 11 de Junho de 2017 escreveu no Diário de Notícias a crónica A obra-prima de António Costa, insiste nesta ideia, defendendo que este foi “o seu golpe de mestre”, já que “fez Governo com personalidades do universo Sócrates”, concretizando: “Houve quatro ou cinco amigos mais fiéis a Sócrates que desapareceram, mas tudo o resto continua no Parlamento, no Governo, no Parlamento Europeu.” Daí que conclua que o actual primeiro-ministro, ao operar “uma metamorfose do PS de Sócrates no PS de Costa”, conseguiu o que “é muito difícil: ser herdeiro e não ser legatário”.

Memorando da Troika anotado

 “Partidos não quiseram”

Aprofundando o problema, Cravinho garante que “o que está em causa é uma questão de regime e de exercício do poder democrático de um partido”, para fazer a pergunta que formalmente diz não ter sido feita pelos políticos: “Se o seu chefe se porta assim, o que esperar do partido?” E acrescenta outra questão: “Como é que, no envolvimento geral nacional, o mesmo sucede e não há ninguém a perguntar se, tendo Costa sido ministro de Sócrates, assim como Santos Silva e Vieira da Silva, não sabiam e não tiveram responsabilidade com Sócrates?”

A verdade, considera Cravinho, é que “os outros partidos podiam ter dito que era um problema também político, mas isso ninguém disse, nem os partidos estavam interessados em levantar essa questão”. E Conceição Pequito sublinha que a oposição não questionou o PS, pois “os partidos não quiseram romper o mantra do ‘à Justiça o que é da Justiça’”.

Mais: esta professora lembra que “o caso Marquês tem servido para questionar a Justiça, mas não a política e a corrupção”. E frisa que “os procedimentos judiciais estiveram muito mais sob escrutínio do que as figuras políticas do PS e do Governo”, para garantir que “houve politização da Justiça, mas não judicialização da política, devido ao cordão sanitário imposto por Costa”. Situação que é inversa ao que aconteceu “no Brasil, em relação ao caso de Lula”.

Igualmente, Barreto defende que, em relação a este caso, “uma parte da Justiça portou-se miseravelmente” e foi “complacente, não esteve activa ou foi mesmo cúmplice”. Assim como as “instituições jurídicas não souberam assumir as suas funções e foram coniventes”. Ou seja, “as lutas internas” no edifício judicial permitem que “os processos se arrastem durante anos”, afirma, estabelecendo a comparação com “os EUA, a Inglaterra, a França, onde há situações também escandalosas e depressa há processo, julgamento e condenação”.

Segundo Conceição Pequito,não houve judicialização da política também porque a sociedade civil acatou” a tese da separação entre política e Justiça que “os actores políticos em uníssono” proclamaram, ao assumirem “uma atitude defensiva” e ao pensarem: “É melhor não criarmos precedente, pois pode bater-nos à porta...”

“Patrícios da República”

Daí que esta professora assegure estarmos perante “uma forma de cartelização da política mainstream” e “uma estratégia defensiva da política de cartel”, concluindo que “a classe política mainstream protegeu-se a si própria, com o princípio da separação dos poderes, que foi levado à sagração”.

Directo ao problema, Barreto refere que “há uma complacência do PSD”, uma atitude que “tem algo de patrimonial” e que advém da “cultura republicana”, segundo a qual “os republicanos eleitos pela democracia têm direito a ser nomeados e a ganhar concursos”, e em que “a política é que manda, é a última instância”. Por isso, prossegue o sociólogo, “consideram que é legítimo usufruir do património público, ele pertence aos partidos republicanos que detêm o voto popular”. E alerta que “esta cultura está errada, é moralmente contrária ao que é a democracia”.

Todavia, ela “não é diferente no PS e no PSD”, advoga Barreto, explicando que ambos se consideram “patrícios da República”, que “têm direitos especiais e as benesses da República”. Foi “esta cultura que fez a conivência de PSD”, defende o sociólogo, para quem, “se o PSD estivesse imune e atento, tinha destruído o PS. Não conseguiram porque são iguais”. E lembra que “quando o PSD teve hegemonia do poder houve indivíduos e grupos que se juntaram” para proveito próprio e “alguns tiveram pena de prisão”, para concluir: “A cultura republicana patrimonial é o pior que nos aconteceu, faz subestimar o problema.Na mesma linha, Cravinho considera que “os partidos não questionaram, porque vivem mal com o conceito de corrupção”. Prova é “o problema central da corrupção de Estado estar presente há quase 30 anos e só agora haver uma estratégia nacional, quando há estratégias nacionais para tudo”. E questiona: “Como se explica isto?” A resposta, garante, é que esta atitude “tem um fundo histórico, cultural, sociológico e político”.

Proteger clientelas

Contextualizando o problema, Cravinho sublinha que “o que aumentou extraordinariamente desde o princípio do século foi a alta corrupção, que envolve os poderes do Estado” e que, “muitas vezes, não tem sequer benefício financeiro directo, mas a protecção às clientelas”. Por outro lado, Cravinho sustenta que “a cultura democrática e de dignidade cívica tem só 40 anos em Portugal e é isso que combate a corrupção”. Neste contexto, “os partidos encolhem-se de levantar esse problema, porque todos têm, de uma maneira ou de outra, telhados de vidro”, e “tiveram sempre dificuldade de tratar a corrupção, inclusive em relação ao seu próprio interior”.

Abordando as razões históricas do problema, Cravinho refere que, “quando se instalou a democracia, havia só um partido organizado no país e ligado a uma ideologia, o PCP”. Os outros “desenvolveram-se, procurando atrair quadros, poder, todos ligados a uma ideia de clientelismo”. E concretiza:O PSD tornou-se um grande partido nacional, democrático, mas tudo o que era bicho-careta do antigo regime entrou lá e não pelos lindos olhos de Sá Carneiro, mas pela possibilidade de poder satisfazer os seus interesses, de fazer pela vida.”

Já o PS, lembra, “tinha um ano de existência a 25 de Abril, com referências pelo país nos advogados e nos intelectuais”. Em 1974, deu-se “a passagem do PS para a luta de poder”, uma transformação que “foi o resultado da adesão de quem tinha vontade de participação, mas também de uma enxurrada de oportunistas”. Com este fundo sociológico, quando se deram “as nacionalizações, houve uma imensa quantidade de lugares disponíveis e os quadros partidários foram todos gerir” empresas públicas, refere Cravinho, concluindo que “foi este o microcosmo do crescimento do clientelismo”. tp.ocilbup@adiemla.esoj.oas

TÓPICOS   POLÍTICA  CORRUPÇÃO  PS  ANTÓNIO COSTA  JOSÉ SÓCRATES  OPERAÇÃO MARQUÊS  A PRISÃO DE SÓCRATES

COMENTÁRIOS:

Fernando Dias.896153 EXPERIENTE: Visto de fora e conhecendo o que se tem passado nos outros países europeus-particularmente do Sul da Europa e especialmente no de nuestros hermanos- com o financiamento ilegal dos partidos políticos através de todo o tipo de artimanhas e ilegalidades, sempre me pareceu muito estranho que no caso português o caso se resuma à presumível corrupção do ex primeiro-ministro, e que, aparentemente, não se tenham interessado aos financiamentos do seu partido.        jose melo  EXPERIENTE: Se alguma vez em Portugal a Justiça se empenhasse em averiguar tudo o que os partidos do poder fizeram ao longo dos anos, como algumas vezes têm feito em Espanha, seria bem pior que um pântano. A Justiça espanhola é muito politizada, mas aqui os partidos até nisso se anteciparam, quer em colocar quase a dedo quem manda na investigação (com poucas excepções), quer em fazerem leis "à medida" e com tantos alçapões legais que dificilmente dão resultado. E porque os Portugueses mantêm invariavelmente esses partidos no poder, nada mudará. Sendo certo que os partidos alternativos também não prestam. Só quando os dois grandes partidos tiverem pessoas de Estado à frente e com a coragem suficiente para lutar contra os interesses instalados é que Portugal muda para melhor. O que não acontecerá.           FzD INFLUENTE: Muito bem! A Sociologia (Política, neste caso), a ir além da mera ideologia a que alguns nos querem habituar. A Sociologia (ciência) é isso, a explicação do como e porquê as coisas funcionam de determinada maneira, descortinar a realidade e não mascará-la.    José Cruz Magalhaes  MODERADOR: A aguardada decisão, cuja comunicação é aguardada, para amanhã, por parte do procurador Ivo Rosa, transtorna a sociedade portuguesa, em que uma parte, já decidiu estar perante um processo de corrupção e a outra parte, com reticências e hesitações, perante um processo de contornos políticos. As duas partes têm razão ao se sentirem incomodadas, tal como tem razão João Cravinho, quando caracteriza os dois partidos que têm alternado a partilha do poder, PS e PSD, como partidos de iniciativa clientelar, que nunca souberam ou nunca quiseram estabelecer linhas vermelhas, na relação com os poderes financeiro e económico, e mais, sempre disputaram o favorecimento e as benesses da reconstituição, ou criação, de grupos financeiros e económicos no país, com as privatizações iniciadas pelos governos de Cavaco e prosseguidas, com entusiasmo e fervor europeu por outros de denominação socialista. Tem razão, ainda, Cravinho, quando refere que a génese dos dois partidos, PS e PSD, é de natureza clientelar, sendo a aderência de militantes e dos quadros, na fase inicial, que definiu a matriz dos dois partidos, marcada pela arregimentação de apoiantes e oposicionistas do regime deposto em 25 de Abril, em partes iguais. A recusa e o chumbo da sua proposta de lei anticorrupção, na Assembleia da República, demonstra toda a realidade da complacente confusão e consentido proveito, entre os negócios e a política pelos dois partidos, PS e PSD. Pankratov  EXPERIENTE: O SMS não protegeu. A realidade é que a teia do PS está de tal forma espalhada no país que, aquando do caso, moveram-se nos diversos sectores da sociedade para garantir que a dissociação do partido seriam acautelados. Duvido seriamente que o caso Sócrates fosse noutro qualquer outro partido em Portugal a dissociação fosse possível. Não é por um acaso que existe a expressão "quem se mete com o PS leva". Tal como existia no caso BES o cognome "dono disto tudo".          João  INICIANTE: Eu acho que protegeu, principalmente evitando que militantes do PS de capacidades cognitivas mais básicas se armassem em virgens ofendidas contra os malandros politizados do sistema judicial, ou seja, retirando de debaixo dos pés do Sócrates um eventual movimento de apoio do PS e criando um vácuo à volta dele, e abrindo a porta para uma ascensão do Costa. Uma excelente jogada, para o Costa e para o próprio PS, própria de político de alto gabarito. Pankratov EXPERIENTE: O António Costa é um óptimo político, não tenhamos dúvidas... mas é um péssimo primeiro-ministro. Nas últimas décadas talvez apenas acompanhado pelo António Guterres na total incapacidade de fazer o país avançar.          0e82f7f05 EXPERIENTE: "cultura política que vive do clientelismo e que se instalou em Portugal logo a seguir ao 25 de Abril" Antes dessa data só havia políticos honestos... O branqueamento histórico é uma coisa linda.           ana cristina MODERADOR: aqui está um factor importante de bloqueio ao amadurecimento da nossa cultura democrática: não aceitar críticas ao pós-25 de abril e entendê-las logo como uma defesa da velha senhora.blablazada  EXPERIENTE: ...tem muita razão no que diz, mas não só, os MCS também tentam sempre passar a mentira que corruptos são os políticos...outra treta que muito lhes convém...           e82f7f05  EXPERIENTE: Ana, para defender a velha senhora há por aí gente como tu. Uma coisa é saber que há corrupção em Portugal, outra é achar que só começou há 50 anos.          ana cristina  MODERADOR: Efnãoseiquantos: depois de um tique, outro: partir para a acusação sem fundamento, tipo tribunais do Estaline. O preconceito atrofia a mente e mata a credibilidade. Pode referir um único momento em que eu tenha “defendido” a velha senhora?      Paulo Valente  EXPERIENTE: Mas alguém acredita que Costa, tendo sido ministro de Sócrates, não sabia nem participava de nada? Manter Sócrates calado e longe é o que Costa tem patrocinado este tempo todo. Grave é também a legitimização deste sistema instalado de influências em pirâmide. Num país pequeno todos são primos uns dos outros!           FPS  INFLUENTE: Sugere-se, então, o que desde o início se suspeita, que o alvo terá sido mesmo o PS? Quem se esquece que José Sócrates é preso em directo e que nesse fds António Costa foi eleito para liderar o PS?... Amanhã ver-se-á, que o frenesim na comunicação social é visível que foram anos e anos( desde o "Freeport") a alimentar uma narrativa toda ela alinhada com as teses dos que procuram. Foi uma formação ordenada de peso, uma autêntica "melee", com talunadores e tudo, em uníssono, a empurrar à bruta e à força toda que agora está a chegar ao seu fim.         ana cristina  MODERADOR: maldita cabala. será a cabala que paga ao próprio sócrates para viver à conta do amigo e alimentar suspeitas? a cabala é que lhe pôs o dinheiro fresco nas malas que ele próprio assumiu no DN que lhe davam mais confiança que os bancos? uma espécie de autocabala, talvez.....            OldVic1 MODERADOR: Para se perceber como boa parte dos aparelhos partidários do centrão se formou após o 25 de Abril, leiam o livro de António Barreto "Anatomia de uma revolução", onde se mostra que a militância partidária era uma porta de entrada privilegiada para um emprego no Estado. A estratégia comunista foi diferente, como se sabe: tentar a tomada do poder à revelia dos resultados eleitorais, e perante a reacção da sociedade, refugiar-se no sindicalismo público, onde tem vivido até hoje. São essas duas tribos, que, em traços largos, têm partilhado o poder político e sindical público, com os resultados que se conhecem: um país "casado" com a cauda da Europa.          ana cristina  MODERADOR: E com um custo tremendo para o bolso de cada português. O clientelismo e as zonas protegidas da CGTP saem caríssimo a cada português.        JLourenço INICIANTE: Não esquecer os grandes escritórios de advogados, as grandes empresas e os seus "planeamentos fiscais agressivos", a especulação irresponsável bancária...    Hugo Miguel Campos Rodrigues dos Santos Santos  INICIANTE: Sindicalismo público? Há sindicalismo privado? É para rir. O António Barreto tem muitos rabos de fora. Tem um enorme tempo de antena. Não percebo o fenómeno. Retirou-se da política mas a política não se retirou dele.      ana cristina  MODERADOR: tentar deitar abaixo o mensageiro é tão típico......     julio amado  EXPERIENTE: "O clientelismo e as zonas protegidas da CGTP saem caríssimo a cada português." Que sabe de cada português?      Freitas  EXPERIENTE: ana cristina - Essa de "tentar deitar abaixo o mensageiro é tão típico......" paga direitos de autor. Será que ana cristina e OldVic1 são o mesmo troll?     ana cristina  MODERADOR Não. Eu faço anos em agosto.          ana cristina  MODERADOR: Resumindo, o hábil Costa, ministro do Sócrates, finge distância em relação aos anos da dívida e aos anos da troika, para conseguir defender e preservar o clientelismo e a troca de favores, base do sistema político actual. E quem explica tudo isto são socialistas e/ou habituais fãs do Costa. Como se pode aceitar que o pilar e a linha condutora da governação de um país seja a defesa e preservação do clientelismo? Que país é este?

Nenhum comentário: