segunda-feira, 26 de abril de 2021

Simbolismos a dar com um pau


Para nos definir as inépcias, com duques do Terceiro à fartazana, cá por casa …

 

O DUQUE DO TERCEIRO

 HENRIQUE SALLES DA FONSECA

A BEM DA NAÇÃO,  25.04.21

 

O plebeu era veterinário mas só exercia em causa própria, herdado rico, solteiro e com alguns que se diziam filhos na mira das patacas. Mas não entra nesta história a não ser como amigo dos outros, o Duque e o Marquês.

O Duque, casado e medianamente remediado, vivia no terceiro andar de um prédio que herdara na praça com o nome de um seu famoso avoengo, também ele Duque. Só que o Duque do terceiro achava que um Duque se pode perfeitamente «et à l’ aise» empoleirar numa peanha mas nunca viver num terceiro andar. Já lhe bastava a concorrência do da Terceira. Por isso se intitulava Marquês – que também o era – do mesmo patrónimo. Do fausto antigo, guardava o título, algum património que preservava quase religiosamente e um empregado doméstico que também herdara que conduzia a Duquesa nas suas digressões por aqui e por ali, servia à mesa e engraxava os sapatos de suas Excelências. A «esposa» era a porteira do prédio e viviam na cave com quintal nas traseiras. Tinham um filho que já era engenheiro e constava que republicano.

O outro nobre desta história tinha sido filho e irmão de Duques e agora era tio de Duque. Jurista, dizia a todo o som que nunca exercera e que, quando tinha sido estagiário no escritório de um Advogado ali à Boa Hora, fugia do escritório mal o patrono se ausentava com medo de que aparecesse algum cliente. Admitido à Ordem (ainda não havia nada destes exames de admissão que há hoje), dizia que tinha pago um ano de quotas e que mandara tudo às urtigas. Mas era o Senhor Dom… (nome a calar), dedicava-se a viver dos rendimentos e a praticar a arte campera da sua paixão. Culto e poliglota, enchia qualquer salão desta cidade capital ou de qualquer outra. Ria-se discretamente quando o «mordomo» do Duque do terceiro o anunciava pomposamente como «o Senhor Dom Doutor…» e não como manda a semântica «o Senhor Doutor Dom…».

Certa vez, o sobrinho Duque fez-se convidado para almoçar com o tio no restaurante que este habitualmente frequentava ali à Calçada do Marquês de Abrantes e pediu-lhe que aceitasse passar a usar o título de Marquês de (…) que também pertencia à Casa Ducal. Por sua morte, o título regressaria à origem até porque do tio nada constava quanto a descendência biológica quer legal quer legalizada. Nada como com o amigo veterinário a quem «saltam» filhos a cada esquina.

E se, até ali, o «Dom Doutor» e o Duque do terceiro se tratavam por «Parentes», a partir dali, ambos Marqueses, ironizavam tratando-se por «Colegas».

Chegada a entrega do Império à União Soviética, o Marquês Dom Doutor levou um grande chimbalau com as ocupações da Reforma Agrária e o Duque do terceiro perguntou-lhe como é que ele, entretanto, se governava. – Tudo bem, Colega, Nós, afinal, éramos muito mais ricos do que nos lembrávamos. E o Duque do terceiro soltou uma gargalhada de alegria espontânea como há muito o protocolo não ouvia.

– Oh Colega! E o nosso amigo veterinário?, pergunta o Duque do terceiro.

- Oh Colega! Esse é muito mais rico do que nós somados e é isso que dana os vinticinquistas.

E, já que neste dia assim «a modos que» tão especial, estamos numa de heráldica, como dizia D. João II, «Honny soit qui mal y pense» que o sapateiro remendão do meu avô traduzia por «Quem é que Vomecê julga que eu sou?», ou seja, qualquer coincidência é pura semelhança.

- Não, disse o Duque do terceiro, qualquer semelhança é pura coincidência.

- Oh Colega! Já estou confuso, disse o Marquês, deve ser deste seu “Cote du Rohne” travestido de “Costa do Castelo”. Como diz o meu maioral das vacas, «desculpem  qualquer coisinha».

- Pois eu acho que de   nada temos que pedir desculpa e até um dia destes vamos começar a discutir as «reaganomicas» à europeia que é como quem diz a moralidade e a racionalidade dos impostos directos. E então, sim, vamos ver os vinticinquistas a esmorecer a canção que já não fará qualquer sentido.

- AHAH!, riu o Marquês.

CAI O PANO DE CENA

Lisboa, 25 de Abril de 2021

Henrique Salles da Fonseca

 

COMENTÁRIOS:

Anónimo  25.04.2021 : como dizia D. João II, «Honny soit qui mal y pense», citação aparentemente incorrecta


NA:  Henrique Salles da Fonseca  25.04.2021 :
 A citação correcta teria sido «Talent de bien faire» mas, com ela, desaparecia parte do «non sense» que quis dar ao texto. Mas agradeço muito a chamada de atenção.

 

 Henrique Salles da Fonseca  25.04.2021: Caríssimo Amigo, Rico texto, como todos com que nos delicia neste seu, impagável, A BEM DA NAÇÃO, a que os "corifeus" nem avaliam o alcance! Grande abraço, António Alves Caetano

 

 Henrique Salles da Fonseca  25.04.2021 : 

As nossas forças armadas/
Lutaram com heroísmo/
No binticinco dabril/
Darrotarum o facismo
! Elias Quadros

 

 Anónimo  25.04.2021  Fantástico, como sempre. Um grande abraço.

 Anónimo  25.04.2021  :  Obrigado por ter levantado um pouco mais o pano de um palco onde haverá muito a descobrir. Haja luz!

 

Nenhum comentário: