Pelo menos para a minha camioneta, este brilhante apontamento racional,
cheirando a silogismo, de complexa descodificação, mais do foro indutivo do que
dedutivo, talvez pela sua dimensão…
PELO TOQUE DA
ALVORADA - 9
HENRIQUE SALLES DA FONSECA
A BEM DA NAÇÃO, 26.04.21
Hoje, cheguei à parada para assistir ao nascer do Sol munido de duas
premissas dogmáticas:
– As religiões são a génese das civilizações;
- A cultura é a prática da respectiva civilização.
Daqui resulta que a exegese é fundamental na evolução civilizacional
«et pour cause», na dinâmica cultural.
Kant e Ibn al Wahhab foram contemporâneos e determinantes nas
respectivas civilizações. Al Wahhab proibiu a exegese do Corão; Kant, não.
COMENTÁRIO:
Henrique Salles da
Fonseca 26.04.2021: Reading your interesting and curious texts,,,High style,,,,great
writing!!!! El O'Sulivan
Adriano
Miranda Lima 27.04.2021 : O Dr.
Salles oferece-nos aqui, em poucas palavras, tema para reflexão e discussão. Menciona
e religião e a cultura como duas categorias essenciais que estiveram na origem
da civilização, e poderia considerar-se a natureza como a categoria que precede
as outras duas. Eu diria que ao interpretar a natureza que o envolve e marca os
seus ritmos e necessidades biológicos, o homem teve de se servir da religião
para compreender o que a razão não lhe fornecia. Então, a civilização acabou
por ser o produto de um conúbio entre as categorias natureza, religião e
cultura, mercê de entropias que moldaram formas diferentes de sociedades
humanas.
Sim, “a exegese é fundamental na evolução civilizacional”, pela análise e
interpelação do real que proporciona, coisa que o kant se permitiu, ao
contrário de Ibn al Wahhab, conforme sinaliza o Dr. Salles.
Mas hoje se pode pensar que as culturas tendem para a sacralização, e as
religiões para as laicizações culturais, o que pode representar um sinal de
degradação de ambas, fruto da entropia atrás referida. Resta saber é se será um
bem para a humanidade o banimento progressivo e total das religiões face ao
predomínio exclusivo da cultura, produto puro da razão, para a compreensão de
um sentido, um fundamento e uma orientação para a existência
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