terça-feira, 27 de abril de 2021

Demasiada areia

 


Pelo menos para a minha camioneta, este brilhante apontamento racional, cheirando a silogismo, de complexa descodificação, mais do foro indutivo do que dedutivo, talvez pela sua dimensão… 

PELO TOQUE DA ALVORADA - 9

 

 HENRIQUE SALLES DA FONSECA

A BEM DA NAÇÃO, 26.04.21

 

Hoje, cheguei à parada para assistir ao nascer do Sol munido de duas premissas dogmáticas:

– As religiões são a génese das civilizações;

- A cultura é a prática da respectiva civilização.

Daqui resulta que a exegese é fundamental na evolução civilizacional «et pour cause», na dinâmica cultural.

Kant e Ibn al Wahhab foram contemporâneos e determinantes nas respectivas civilizações. Al Wahhab proibiu a exegese do Corão; Kant, não.

 

COMENTÁRIO:

 Henrique Salles da Fonseca  26.04.2021: Reading your interesting and curious texts,,,High style,,,,great writing!!!! El O'Sulivan

 Adriano Miranda Lima  27.04.2021 : O Dr. Salles oferece-nos aqui, em poucas palavras, tema para reflexão e discussão. Menciona e religião e a cultura como duas categorias essenciais que estiveram na origem da civilização, e poderia considerar-se a natureza como a categoria que precede as outras duas. Eu diria que ao interpretar a natureza que o envolve e marca os seus ritmos e necessidades biológicos, o homem teve de se servir da religião para compreender o que a razão não lhe fornecia. Então, a civilização acabou por ser o produto de um conúbio entre as categorias natureza, religião e cultura, mercê de entropias que moldaram formas diferentes de sociedades humanas.
Sim, “a exegese é fundamental na evolução civilizacional”, pela análise e interpelação do real que proporciona, coisa que o kant se permitiu, ao contrário de Ibn al Wahhab, conforme sinaliza o Dr. Salles.
Mas hoje se pode pensar que as culturas tendem para a sacralização, e as religiões para as laicizações culturais, o que pode representar um sinal de degradação de ambas, fruto da entropia atrás referida. Resta saber é se será um bem para a humanidade o banimento progressivo e total das religiões face ao predomínio exclusivo da cultura, produto puro da razão, para a compreensão de um sentido, um fundamento e uma orientação para a existência

Nenhum comentário: