quarta-feira, 28 de abril de 2021

Imparável

 

Descolemos tambémO progresso oblige. Como a noblesse. O pior, são as reviravoltas. E os tsunamis.

ESPAÇO

Rússia põe em órbita 36 novos satélites para fornecer um novo serviço de internet a partir do espaço em todo o mundo. É o segundo lançamento dos satélites OneWeb neste ano, propriedade do governo britânico que quer ter uma rede de internet global operacional até ao final de 2022, com 650 satélites em órbita

OBSERVADOR, 26 abr 2021

FOTO: O foguete Soyuz-2.1b descolou com sucesso à 1h14, hora de Moscovo, do cosmódromo russo Vostotchny

 

Vostotchny

ROSCOSMOS PRESS SERVICE / HANDOUT/EPA

ROSCOSMOS PRESS SERVICE / HANDOUT/EPA

A Rússia pôs esta segunda-feira em órbita 36 novos satélites do operador britânico Oneweb, que quer fornecer um novo serviço de internet a partir do espaço em todo o mundo.

De acordo com um comunicado da agência espacial russa Roscosmos, o foguete Soyuz-2.1b descolou com sucesso à 1h14, hora de Moscovo (22h14 de domingo em Lisboa), do cosmódromo russo Vostotchny. “Todos os satélites foram colocados com sucesso nas órbitas de destino”, pode ler-se na nota.

Este é o segundo lançamento dos satélites OneWeb este ano, tendo o anterior ocorrido em 25 de março, com 36 engenhos colocados em órbita. Outros lançamentos ocorreram em 2020 e 2019.

A Oneweb, propriedade do governo britânico com o consórcio indiano Bharti Global, quer ter uma rede de internet global operacional até ao final de 2022, com 650 satélites em órbita. Ao abrigo de um contrato com a companhia aeroespacial francesa Arianespace, estão previstos 16 lançamentos da Soyuz entre dezembro de 2020 e o final de 2022 para completar a rede Oneweb.

Este não é o único projecto em curso de fornecimento de internet global a partir do espaço. O multimilionário norte-americano Elon Musk, responsável da empresa espacial SpaceX, já pôs em órbita mil satélites para este fim, com o objetivo de criar a rede Starlink. O fundador da Amazon, Jeff Bezos, tem um projeto semelhante, batizado com nome Kuiper.

ESPAÇO   CIÊNCIA   RÚSSIA   MUNDO   INTERNET   TECNOLOGIA   REINO UNIDO   EUROPA

 

COMENTÁRIOS:

Luke Tree,10-14: ...  Mas pior: 650 satélites, essa One Web? E os outros Países...? Como tristemente eu tenho sempre razão quando gostaria de não ter! Caros Senhores: NADA APRENDERAM A RESPEITO DE RESPEITO PELA NATUREZA. Nada mudou — apenas a casaca. Ainda por aí falando do meio-ambiente, das energias verdes... e do "clima"; enquanto a criar um verdadeiro Inferno na atmosfera Terrestre. O problema é o mesmo das outras poluições anteriores, e é grave — e no entanto somente a ganância conta, sem terem em conta a Terra e os seus seres, que necessita(m) de contenção e inteligência, também em relação a esta nova poluição tecnológica. Agora, enchem desmesuradamente o Espaço de lixo Sem planeamento, sem amor; sem se interrogarem sobre efeitos e consequências Informem-se e vejam como está o espaço em volta da Terra — o "Céu". Os únicos que realmente amam a Natureza e o ser Humano são os mesmos pioneiros equilibrados de sempre, que continuam a ser tão ignorados como sempre foram, e não aqueles que apenas descobriram, actuam no seio de um novo negócio, como é hoje em dia tudo o que tem a ver com o "meio-ambiente". O Céu, ou os Céus, são como os Oceanos, são como as Florestas... são como... a Natureza. Ainda mais sensíveis. Não são Espaço morto e vazio que se pode ocupar indiferentemente com seja o que fôr, explorar e manipular de qualquer maneira. É preciso amor, cuidado, VISÃO, para se FAZER BEM, o que é necessário fazer. E NÃO APENAS A GANÂNCIA de estar à frente com o maior lucro e poder do futuro. ESTAS MODERNAS TECONOLOGIAS AFECTAM A TERRA — E, portanto também ao ser humano — AINDA   MUITO MAIS do que a exploração do óleo, e todas as outras.

Nenhum comentário: