domingo, 30 de agosto de 2020

Lá vamos, cantando…

 

Basta de pânicos! Temos que espicaçar a economia! O PCP sabe as linhas com que cose a sua. E dá um exemplo de boa orientação económica ao governo, no seu apelo à sua vida de sempre. Afinal também se abriram as fronteiras para o turismo…

OPINIÃO

A superioridade imoral do PCP

O PCP insiste e insiste e insiste em realizar os três dias de Festa do Avante! recorrendo a um absurdo discurso de vitimização.

SÃO JOSÉ ALMEIDA

PÚBLICO, 29 de Agosto de 2020,

A “novela” começou em Maio e tem entretido muitas pessoas desde então, deixando perplexas outras tantas. O PCP tem ocupado o espaço noticioso não com reivindicações políticas de aumentos salariais ou de defesa de direitos dos trabalhadores, não com propostas e exigências de medidas para serem negociadas com o Governo e vertidas no Orçamento do Estado de 2021, nem mesmo com a apresentação de ideias que ajudem a combater a pandemia de covid-19, mas porque insiste e insiste e insiste em realizar a Festa do Avante!

Contra tudo o que o bom senso indica, ao arrepio do que tem sido o comportamento de quase todos os partidos parlamentares, que praticamente suspenderam comícios, congressos, conferências, universidades de Verão, rentrées, o PCP insiste em viver num mundo à parte em que acha que pode fazer tudo. E tem feito. Aliás, um comportamento que tem sido também o do deputado único e líder do Chega.

Não sei se o PCP acha que o vírus SARS-CoV-2 é reaccionário e, portanto, não há risco de contaminar um verdadeiro comunista. Mas parece-me que o PCP não percebe a imagem que está a passar de si para o país, nem como se está a expor e a dar a ideia de que deixou de ser o partido institucional, responsável, sério e defensor do que entende ser o interesse público e nacional. Desde Maio, o PCP insiste e insiste e insiste em ser excepção, numa tentativa de afirmação que raia o disparate e que irá, muito provavelmente, causar-lhe sérios danos eleitorais. Esperemos que este não seja o último acto de liderança de Jerónimo de Sousa. E pior, ao insistir em manter os três dias de Festa do Avante!, no próximo fim-de-semana, o PCP está a pôr-se a jeito para vir a ser responsabilizado, na opinião pública, por eventuais aumentos de contaminados que se verifiquem em Setembro, mesmo que, por milagre, não haja um contaminado sequer dentro da Quinta da Atalaia.

É certo que há um precedente a que o PCP se agarrou com unhas e dentes e que responsabiliza o Presidente da República e o Governo. Trata-se da autorização, em estado de emergência, para a manifestação do 1.º de Maio da CGTP. É verdade que os direitos políticos não estavam suspensos, apenas o foi o direito à greve. Mas o bom senso aconselhava a que não tivesse sido autorizado. No entanto, realizou-se e foi uma demonstração de poder de rua que ficará na memória do país. Convém, porém, salientar que uma coisa é encher a Alameda Dom Afonso Henriques, em Lisboa, com distância de segurança, de sindicalistas treinados e experientes, outra é querer fazer as Festa do Avante!, achando que conseguem travar os contactos num evento de massas. Isto quando o PCP podia ter dado novo sinal de força, realizando o comício de encerramento da Festa do Avante! nos mesmos moldes que foi celebrado o 1.º de Maio e em que tem feito vários comícios.

E pior, o PCP insiste e insiste e insiste em realizar a Festa do Avante! recorrendo a um absurdo discurso de vitimização, chegando ao ponto de se achar no direito de insultar os outros. Vejamos. Primeiro, em Maio, o secretário-geral, Jerónimo de Sousa, começou por pedir: “Descansem as almas mais inquietas que isso não seria determinante para as nossas opções”, referindo-se à acusação de que mantinham a Festa do Avante! para garantir o financiamento partidário. Quando ela é, de facto, uma importantíssima fonte de receita para o PCP e permite a leitura de que, para este partido, a necessidade de arrecadar receita parece estar acima da preocupação em preservar a saúde pública.

Depois, o PCP atacou o líder do PSD, acusando-o de “má-fé e desonestidade”, porque Rui Rio lembrou o óbvio, os jogos de futebol continuam sem público. Isto para além de as discotecas continuarem sem poder funcionar normalmente e terem sido suspensos os festivais de Verão. E é bom não esquecer que a Festa do Avante! foi precursora deste tipo de eventos em Portugal e contém uma quantidade considerável de espectáculos.

Agora, o PCP vê-se a braços com uma providência cautelar, que classificou de “operação antidemocrática contra a liberdade, a cultura e os direitos dos trabalhadores e do povo”. E mantém, há semanas, negociações com a Direcção-Geral da Saúde. Começou por dizer que o evento levava cem mil pessoas por dia, depois anunciou que apontava para 33 mil, para, esta semana, continuar a insistir em que a assistência dos espectáculos possa ficar de pé, quando as regras da DGS apontam para que estejam sentadas. Levando mesmo Graça Freitas a reconhecer, na quarta-feira, que há uma real preocupação em evitar “aglomerados de pessoas”.

A soberba com que o PCP está a insistir e a insistir e a insistir na Festa do Avante! faz lembrar um livro inigualável na capacidade de autoconvencimento e megalomania, escrito por Álvaro Cunhal, A Superioridade Moral dos Comunistas. Só que pelos piores motivos, que provavelmente Álvaro Cunhal não subscreveria. A pandemia está a revelar a superioridade imoral do PCP.

P.S.– A Semana Política regressa a 3 de Outubro.

tp.ocilbup@adiemla.esoj.oas

TÓPICOS

POLÍTICA  COVID-19  CORONAVÍRUS  PCP  FESTA DO AVANTE  JERÓNIMO DE SOUSA  DIRECÇÃO-GERAL DA SAÚDE

 

COMENTÁRIOS:

Jorge.Queirós INICIANTE: O melhor mesmo é vir aqui ler os comentários dos comunistas a justificarem a irresponsabilidade do partido. Há comentários que são de ir às lágrimas. Haja imaginação e pouca vergonha.

anarquista inconformado INICIANTE: Imoral, é a forma como a jornalista tenta passar a ideia que o PCP é um partido irresponsável nunca foi nem nunca será para desgosto de todos aqueles que tentam denegri-lo. São velhos hábitos, que ainda continuam enraizados em quem sempre viveu desse trabalho. 29.08.2020

Sandra. MODERADOR: Sugiro a São José Almeida a leitura do artigo de Sónia Sapage, ontem aqui no Público. Isto a propósito do que realmente move o PCP. Salários, direitos, pensões, coisas assim, ligadas à vida concreta das pessoas.

gillsousa INICIANTE: Mas, o que pretende a D. Sandra??? Matar-nos a todos de riso??? De que planeta veio Vª Exª? E lá existe vida inteligente, ou são todos assim??? Olhe, cara Sandra, não é muito sensato acharmos que, lá porque não conseguimos entender nada do mundo que nos rodeia e apenas termos nascido para obedecer ao Grande e Querido Líder e ao partido, os outros também! Não, cara Sandra! Por muito que não o consiga perceber, há mesmo vida inteligente, neste planeta! Por muito que não a possamos acusar de tal... PS 1- ainda espero pelo tal exemplo, um que seja, de sucesso do Marxismo. Um único caso que não tenha sido apenas tirania assassina, atraso civilizacional e miséria geral (menos o aparelho, claro). Sentado, claro... PS 2 - vá lá... obedeça ao controleiro e censure, vamos...

Nuno_P INICIANTE: Será que o forte ressurgimento de casos nos últimos dias tem algo a ver com a Festa do Avante? Ainda ontem um canal de notícias entrevistava espanhóis de férias em Portugal, com "nuestros hermanos" a elogiarem a gastronomia, hospitalidade e o número reduzido de infectados em relação a Espanha. Marcelo, promove (e bem) as Feiras do Livro de Lisboa e Porto. Os britânicos são recebidos de braços abertos e balcões do SEF encerrados. Jovens holandeses ignoram as recomendações de saúde e embebedam-se nas ruas do Algarve. Os portugueses são convidados a fazer férias em Portugal, promovendo a mobilidade entre regiões mais e menos infectadas. E a imoralidade é do PCP? Sério?

cidadania 123 INICIANTE: Já há muito percebi que, para mim, apesar de ser um partido com valores positivos, e de muita gente com bons valores humanos, é como partido muito ortodoxo, fechado, arrogante, pouco democrático. Quase como um culto religioso, o interesse do partido, definido por um comité obscuro, reage como um animal ferido como se da festa do avante dependesse a sua sobrevivência. O problema é que essa teimosia poderá custar vidas...

………………………………….

Nenhum comentário: