quarta-feira, 28 de agosto de 2024

Domingos de Oliveira - Biografia.


Uma história bem contada. Por LUIS SOARES DE OLIVEIRA. De um avô que foi um nobre exemplo de civismo e de democracia e que, suponho, continuou nos valores do neto que lhe narra a história. Oxalá servisse de exemplo a uma juventude, hoje, por vezes sem exemplos a seguir.

LUIS SOARES DE OLIVEIRA

2 dias  · 

DOMINGOS DE OLIVEIRA

FASCÍCULO VII

RESISTIR À ADVERSIDADE

A REPÚBLICA TRAZIA NO SEU BOJO CRUÉIS SURPRESAS PARA MEU AVÔ. AINDA NÃO TINHA DECORRIDO UMA SEMANA SOBRE A PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA, QUANDO ELE RECEBEU GUIA DE MARCHA PARA SE APRESENTAR NO REGIMENTO DE CAVALARIA 8, EM CASTELO-BRANCO. ERA O INÍCIO DA PEREGRINAÇÃO QUE LHE FOI IMPOSTA PELOS "JOVENS TURCOS" - OFICIAIS ASSIM DENOMINADOS POR ANALOGIA COM A REVOLUÇÃO DE ATATURK, O FUNDADOR DA REPÚBLICA DA TURQUIA. TRATAVA-SE DE SUBALTERNOS AMBICIOSOS QUE SE APODERARAM DO GABINETE DO MINISTRO DA GUERRA (HOJE DEFESA NACIONAL) DO PRIMEIRO GOVERNO PROVISÓRIO DA REVOLUÇÃO. ENTRE ELES, FIGURAVA UM CAMARADA DO QUADRO DE SUBALTERNOS DOS LANCEIROS DA RAINHA. TRAIDOR OU OPORTUNISTA, POUCO INTERESSA AVERIGUAR. BASTA NOTAR O EFEITO DIVISIVO DA POLÍTICA.

EM CASTELO-BRANCO, NÃO TARDOU QUE OS ZELOSOS REPUBLICANOS LOCAIS PROTESTASSEM CONTRA A PRESENÇA DE DOMINGOS D'OLIVEIRA. ACUSARAM-NO DE CONSPIRAÇÃO, SEM PROVAS. MEU AVÔ PROTESTOU, MAS O MINISTRO DO EXÉRCITO DO GOVERNO PROVISÓRIO DEU A ACUSAÇÃO COMO FUNDAMENTADA. NA CIRCUNSTÂNCIA. VALEU-LHE O ALTO APREÇO EM QUE O NOVO CHEFE DO ESTADO MAIOR DO EXÉRCITO, GENERAL ALMEIDA PINHEIRO, O TINHA. ALMEIDA PINHEIRO NOMEOU-O SEU AJUDANTE-DE-CAMPO E CALOU A BOCA AOS EXALTADOS PERSEGUIDORES. REGRESSOU A LISBOA, MAS A SANHA DOS "TURCOS" CONTINUOU A PERSEGUI-LO. TINHAM ELES NECESSIDADE DE MOSTRAR SERVIÇO PARA JUSTIFICAR A SUA EXISTÊNCIA. DOMINGOS D'OLIVEIRA SENTIU-SE OBRIGADO A DEFINIR-SE POLITICAMENTE. FÊ-LO POR ESCRITO:

"O MEU IDEAL POLÍTICO É, E SEMPRE FOI, UM BOM GOVERNO QUE CONSIGA ELEVAR A NOSSA QUERIDA PÁTRIA À ALTURA E DISTINÇÃO QUE ELA MERECE E PARA O QUE TANTOS SE TÊM SACRIFICADO ".

DOIS ANOS DEPOIS, FOI TRANSFERIDO PARA ÉVORA. ATRIBUÍRAM-LHE AÍ UMA FUNÇÃO DE SECRETARIA, SEM CONTACTO DIRECTO COM TROPAS.

PERANTE A HUMILHAÇÃO DOS CARGOS QUE LHE CONFIAVAM, A OBRIGAÇÃO DE PEREGRINAR QUE LHE IMPUSERAM, A PERSEGUIÇÃO, E AS QUEIXAS, INTRIGAS QUE LHE MOVERAM, DOMINGOS D'OLIVEIRA TEVE O SEU MOMENTO DE PERPLEXIDADE, MAS LOGO INTUIU QUE ERA NO EXÉRCITO QUE PODERIA ENCONTRAR FORÇA PARA RESISTIR À ADVERSIDADE. ELE PRECISAVA DO EXÉRCITO E O EXÉRCITO PRECISAVA DELE. GUARDOU O SOFRIMENTO PARA SI: NÃO SE QUEIXOU, MANTEVE-SE RIGOROSAMENTE DENTRO DO REGULAMENTO CASERNEIRO. A SUA PERSONALIDADE AJUDOU-O NA CIRCUNSTÂNCIA. NÃO ERA DADO A DISCURSOS, MAS ERA CLARO NA COMUNICAÇÃO. PREFERIA A SIMPLICIDADE E ISSO FAZIA-O ENTENDIDO. FINALMENTE, INSPIRAVA CONFIANÇA. A CAVALARIA AJUDAVA: O CAVALO ENSINAVA O BOM-SENSO E, NA HORA DA CONFUSÃO, O BOM-SENSO TORNA-SE ALTAMENTE RECOMENDÁVEL. PROMOVIDO A MAJOR EM 1913, FOI COLOCADO EM ELVAS - CAVALARIA 1. AÍ, A CAMORRA LOCAL NÃO O VISOU. TINHA JÁ VISADO, ANTES DE ELE CHEGAR, CINCO OFICIAIS, AGORA SEUS SUBORDINADOS, QUE RECEBERAM PENAS DE PRISÃO. FOI A VEZ DE DOMINGOS D'OLIVEIRA DEFENDER OS CAMARADAS, O QUE FEZ E BEM. OS OFICIAIS FORAM ILIBADOS DE CULPAS E FOI-LHES RETIRADO O CASTIGO. OS "ARRIVISTAS" COMEÇAVAM A PERDER CREDIBILIDADE

EM ELVAS CORREM-SE LEBRES

ENQUANTO NO ALENTEJO, DOMINGOS D'OLIVEIRA CONTINUOU A RECORRER AO EXERCÍCIO PARA MANTER O EQUILÍBRIO PSÍQUICO, TANTO O SEU COMO O DOS QUE COM ELE SERVIAM. SUCEDIAM-SE AS MANOBRAS COM A TROPA SOB SEU COMANDO E AS CORRIDAS ÀS LEBRES NOS SEUS ÓCIOS. ELE SABIA QUE A ROTINA DO QUARTEL LIBERTA O ESPÍRITO, DISPENSA O PENSAMENTO DE PREOCUPAÇÕES E DECISÕES RELACIONADAS COMO OS PROBLEMAS DE CADA DIA E NISTO RESIDE O SEU MÉRITO E TAMBÉM O SEU PERIGO. A MENTE DESOCUPADA TORNA-SE DESCUIDADA, DESPREVENIDA E TENDE A DAR ACOLHIDA AOS MAUS USOS. AO FIM E AO CABO, O HOMEM É AQUILO QUE PENSA.

GRAÇAS AO CONSTANTE EXERCÍCIO, CONSEGUIU MANTER A SUA SAÚDE FÍSICA E MENTAL APESAR DO AMBIENTE ESTAGNADO, TANTO DA CASERNA COMO DA ETERNIDADE ALENTEJANA. ELVAS PROPORCIONOU-LHE NOVA E APRECIADA OPORTUNIDADE. JÁ ALI SE PRATICAVA, AINDA QUE DE FORMA DESORDENADA, A CORRIDA ÀS LEBRES. AGINDO À SUA MANEIRA, FUNDOU UMA ASSOCIAÇÃO DE LEBREIROS, REGULAMENTOU A PRÁTICA E TORNOU-A MUITO MAIS INTERESSANTE PARA QUEM A PRATICAVA. OS PROPRIETÁRIOS LOCAIS AGRADECERAM. DOMINGOS D'OLIVEIRA INTRODUZIU CONJUNTAMENTE COM O REGULAMENTO A NOÇÃO DO FAIR-PLAY - DAR A CHANCE À LEBRE. DE UMA FEITA, O CONHECIDO ADVOGADO BUSTORFF SILVA METEU ESPORA AO CAVALO E CORTOU O CAMINHO À LEBRE, DEIXANDO-A À MERCÊ DOS GALGOS. D. OLIVEIRA IMEDIATAMENTE INTERROMPEU A CORRIDA, E EXCLAMOU "ISSO NÃO É DESPORTO" . RETIROU-SE.

«««»»»

OS REPUBLICANOS QUE O DESTERRARAM PARA ELVAS INADVERTIDAMENTE FACILITARAM-LHE A VIDA. O MEU AVÔ ERA CATIVANTE: - CORTÊS NO TRATO, BEM-HUMORADO, PERITO EM TROCADILHOS DE LINGUAGEM TORNAVA-SE COMPANHIA APRECIADA ONDE QUER QUE ESTIVESSE. A DEFERÊNCIA ERA ALGO QUE ELE NÃO PODIA CONTRARIAR. TRATAVA TANTO SUPERIORES E INFERIORES COM CONSIDERAÇÃO. A ESTA ATENÇÃO PARA COM O PRÓXIMO, ALIAVA UMA COLECÇÃO DE BONS HÁBITOS NO QUE TOCA AO SERVIÇO, À ORDEM E À ÉTICA. ERA TAMBÉM NOTADO PELA OSTENSIVA OBSERVÂNCIA DA LITURGIA RELIGIOSA. MESMO EM TEMPOS E LOCAIS DE PERSEGUIÇÃO RELIGIOSA, NUNCA ENTROU NUMA IGREJA PELA SACRISTIA; USAVA SEMPRE A PORTA GRANDE. OS FIÉIS LOCAIS DAVAM-SE CONTA DISSO E TOMAVAM-NO COMO EXEMPLO. DOMINGOS TAMBÉM APRENDIA; APRENDIA QUE A MANEIRA GARANTIDA DE ALICIAR AS GENTES É O EXEMPLO. OS SIMPLES GOSTAM DA SIMPLICIDADE.

POUCO A POUCO, ELE, DESPIDO DE PRETENSÕES, SEM NADA PROMETER A QUEM QUER QUE FOSSE, DOMINGOS DE OLIVEIRA CONVERTEU-SE EM PROMESSA DE UM FUTURO MAIS RISONHO. ENQUANTO ISTO, OS POLÍTICOS REPUBLICANOS CONTINUAVAM A FAZER DISCURSOS RANCOROSOS E INFLAMADOS E ASSIM CONTRIBUÍAM PARA TORNAR APRECIADOS OS QUE SE MANTINHAM SERENOS, ENFIM, OS ELVENSES - E NÃO SÓ - ESTAVAM PERANTE ALGUÉM QUE NÃO SE DEIXAVA SER VÍTIMA DOS MAUS FADOS. REUNIA CONDIÇÕES PARA, COMO DIRIA FERNANDO PESSOA, SE TORNAR AUTOR DA SUA PRÓPRIA HISTÓRIA. E PORQUE ASSIM ERA, ALHEOU-SE DA FRACASSADA AVENTURA DE PAIVA COUCEIRO E DAS SUAS INCURSÕES MONÁRQUICAS A PARTIR DA GALIZA, ASSIM COMO NÃO SE IMPRESSIONARIA COM AS PRÉDICAS INTEGRALISTAS DE ANTÓNIO SARDINHA.

AQUELES QUE PROFETIZARAM QUE O EXÉRCITO IRIA PRECISAR DE DOMINGOS DE OLIVEIRA VER-SE-IAM CONFIRMADOS MAIS CEDO DO QUE ESPERAVAM.

CONTINUA NO PROXIMO SÁBADO

Nenhum comentário: