Por quem proporcionou encanto a uma
geração que também passou por mim, mais marginalmente, é certo, mas de que me
apercebia nos colegas ou através das imagens publicitadas. JAIME NOGUEIRA PINTO
foi desses tais que viveram as revelações e o aprendizado da vida nos seus
progressos culturais e modernização, acompanhada de natural intelectualidade e
prazer, que hoje revê e regista, para prazer de quem acompanhou, mesmo a
distância, todo esse borbulhar do nosso encanto de viver nos tempos idos. Textos
como os seus são espécies de baladas que nos fazem reviver, como a si próprio. E
por isso lhe ficamos gratos. Como aos actores da sua referência, e nossa,
conquanto mais moderada.
Alain Delon 1935-2024
Conhecia-o desde sempre.
Entrara há muito na minha vida pelas salas escuras e silenciosas que a magia
dos Lumière transformara em portas para muitos mundos.
JAIME NOGUEIRA
PINTO Colunista do Observador
OBSERVADOR, 24
ago. 2024, 00:042
Alain Delon morreu na madrugada de
domingo, 18 de Agosto. Conhecia-o desde sempre. Entrara há
muito na minha vida pelas salas escuras e silenciosas que a magia dos Lumière
transformara em portas para muitos mundos.
O Samouraï, que
revi Domingo, revi-o em casa. Passou
nessa noite numa das estações de televisão francesas, que interrompeu a
programação para homenagear Delon. Vi-o porque também o queria
homenagear, lembrar, rever, trazer de volta. São formas de luto. Quando o Zé
Fonseca e Costa morreu, além
de lhe rezar por alma, também fui ver um filme dele que nunca tinha visto –
curiosamente, Cinco dias, cinco noites, uma fita feita a partir de um romance de
Álvaro Cunhal, com o pseudónimo de Manuel Tiago.
Mas ali estava Alain Delon no Samouraï, de Jean-Pierre
Melville, mestre do “film noir”. Melville também
dirigira Delon em Le Cercle Rouge e
em Un Flic. Tinha um estilo único, e além
daqueles policiais negros, também rodara Léon Morin, Prêtre, uma bela fita
religiosa e política com Jean-Paul
Belmondo; uma história
de dúvida, Fé e Graça, em tempos de Ocupação.
Le
Samouraï é a
história de um assassino profissional, Jef Costello, que vemos a cumprir sem estados de alma um contrato:
a partida desta para melhor do director de um clube nocturno. Jef tinha,
evidentemente, tratado de um alibi para cobrir a execução da “encomenda”, mas
cruza-se acidentalmente com a pianista – que, entretanto, o vai poupar no
reconhecimento policial.
Quando vi o Samouraï pela
primeira vez já tinha visto Delon noutros filmes: talvez o primeiro tivesse
sido Rocco e os seus irmãos, de Visconti, uma
daquelas peças fortes do neo-realismo italiano, histórias de famílias pobres do Sul que
vêm para o Norte. Ali, era uma mãe e quatro filhos que vinham de
Lucânia para Milão. Todos tentavam mudar de vida na “grande cidade” (desde Dickens, Stendhal, Camilo ou Eça
que é para estas ascensões ou quedas que servem as “grandes cidades”). Delon-Rocco vivia uma paixão com Nadia – Annie Girardot, uma mulher
da vida. Devo tê-los visto no Porto, em 1961, entre cortes da censura.
Do Leopardo ao Samurai
Depois,
em 1963, veio O Leopardo. Outra vez Visconti, o aristocrata comunista, descendente do Visconti
que, em Milão, no século XVI, num surto de peste, foi ainda mais radical do que
Tim Walz no Minnesota: para garantir o controle dos contágios, mandou emparedar
os contaminados.
Como muita
gente da minha geração, tenho uma especial fixação n’O Leopardo. É dos raríssimos casos em que um
grande livro dá um grande filme, embora o filme seja, sobretudo pelo espírito
ou pela intenção, uma obra bem diferente do livro do velho Giuseppe Tomasi di Lampedusa – ou talvez por causa disso. Visconti põe Burt Lancaster, que estávamos habituados a
ver como cowboy ou
pirata ou acrobata ou até como “o último Apache”, a fazer de príncipe de Salina. Delon
é Tancredi, o sobrinho do extraordinário Príncipe, o sortudo aventureiro que ajuda a “mudar tudo para que tudo fique na
mesma”, ficando com a miúda: a lindíssima plebeia Angelica Sedara – Claudia Cardinale.
Na volta dos anos setenta, depois da trilogia de Melville, Delon continuou
a fazer parte das nossas vidas, com o inesquecível Borsalino, de Jacques Deray, ao lado de Jean-Paul Belmondo,
seu grande amigo, rival e parceiro de vida e de filmes. Borsalino é o famoso chapéu
italiano dos anos 20/30, e a história é inspirada em gangsters reais: Paul Carbone e
François Spirito, dois marselheses colaboracionistas…
Na homenagem a
Delon de Domingo passado, depois de Le Samouraï, passaram o Mélodie au sous-sol, de Henri Verneuil, que
também fiquei a ver. Jean
Gabin era Charles e Delon, Francis. Tinham estado juntos na prisão.
Charles tinha o sonho de assaltar o Grande Casino de Cannes e desafiava Francis
para o golpe. Francis ia à frente, em grande estilo – descapotável, bons
fatos, hotel de luxo, gorjetas gordas, socialites e coristas – para preparar o
assalto. O golpe corria bem, com audácia e sorte. No fim, Francis,
com medo que os polícias, os jornalistas, os inspectores que se passeavam pela
piscina o descobrissem, resolvia atirar os sacos do dinheiro para dentro de
água. E o filme acabava com as notas a assomarem à superfície.
Mas é Melville, mais que Verneuil, o grande mestre desse cinema negro que então nos encantava, com os
polícias e os ladrões de uma outra Europa, as ruas das cidades à luz do preto e
branco e toda uma cenografia a que os anos entretanto passados acrescentaram um
novo encanto nostálgico. Os polícias e os
bandidos – que acabavam por não ser muito diferentes uns dos outros, nos
chapéus, nas gabardines trespassadas – fumavam muito e
pareciam robôs desapegados do mundo nas manhãs de chuva de Paris ou nas noites
da Côte d’Azur, lugares mais ou menos mágicos para quem os via ao longe e
crescia com eles neste rectângulo da península.
Como ladrão ou como polícia, como executor ou como inspector, como
aristocrata ou como boxeur, Delon chegou-nos pela mão de grandes realizadores –
René Clément, Visconti, Melville, Antonioni, Verneuil, Deray, Lautner, Losey.
Estranhamente, e ao contrário de Belmondo, não filmou com Truffaut, e acabou por só
fazer um filme com Godard – e tarde, em 1989 (Nouvelle Vague), quando a Nouvelle Vague já não ia para nova.
Lartéguy e Proust
Delon e a sua morte lembraram-me a importância que têm
na nossa vida autores, actores, artistas que não conhecemos pessoalmente, mas
com quem criamos uma proximidade por vezes maior e mais funda do que a que
temos com alguns daqueles com quem nos cruzamos na “vida real”. Delon era nosso, como um bocadinho nossas, por
procuração, desejo e imaginação, eram as mulheres bonitas com quem
contracenava.
Tudo isto conta
e é importante, mas há dois papéis de Delon que foram para mim
especialmente importantes. Em 1966, um americano, Marc Robson, adaptou ao cinema Os Centuriões, de Jean
Lartéguy. O livro era de 1960, tinha sido traduzido em 1961 pela Bertrand
e devorado pelos que aqui nos revíamos naquele grupo de capitães, que não de
Abril; um grupo de oficiais paraquedistas franceses experimentados na derrota
de Dien-Bien-Phu e da Indochina que, na Argélia, queria corrigir e salvar o
império colonial francês, ou o que dele ficara. No filme, Anthony Quinn era
o tenente-coronel Raspéguy, e Delon o capitão Esclavier – lúcido, realista, mas
perdido por uma mulher: outra vez a Cardinale, na pele de uma agente
dupla da Frente de Libertação Nacional da Argélia.
O outro papel de Delon que me marcou especialmente foi
o de Visconde
de Charlus, na adaptação de Volker Schlöndorff (o realizador de O Tambor) de Un amour de Swann, de Marcel
Proust. Jeremy Irons é Charles Swann, Ornella Muti, Odette de Crécy, a
“cortesã”, Fanny Ardant, a duquesa de Guermantes, e Marie Christine Barrault,
Madame Verdurin (nunca a imaginei assim). Charlus-Delon é, como sabe quem leu Proust,
homossexual e judeu.
Hannah Arendt,
que leu À la Recherche em França, no Verão de 1940, entre
campos de detenção, iria notar que o romance de Proust dava conta da mudança –
a todos os títulos fatal – do anti-judaísmo antigo, o da discriminação
religiosa e social (Charlus é “civilizado” e por isso tolerado nos salões do
Faubourg Saint-Germain) para o novo anti-judaísmo, o da discriminação racial;
a passagem para o “A bas les Juifs” da rua popular no caso Dreyfus
e noutros “casos” que levaria ao extermínio – porque se podia mudar de religião
ou até de condição social, mas não de “raça”.
Às direitas
Delon foi sempre
um homem da direita gaullista e liberal conservadora que se orgulhava publicamente
– e temerariamente – de o ser. Era amigo declarado do fundador do Front
National, Jean-Marie Le Pen, chegando até a confessar, em 2013, ter votado na
“extrema-direita”. Talvez por isso Marine Le Pen tenha dito, no dia em
que morreu: “Alain Delon deixa-nos órfãos dessa idade de ouro do cinema francês
que ele encarnava tão bem. É uma pequena parte da França que amamos que
parte com ele.”
Não nego que foi para mim importante ver sempre em Delon sinais exteriores
de coragem política, num meio fundamentalmente hostil. Mas porque a política
não é determinante nestas coisas, fosse ele de esquerda e não de direita teriam
igualmente partido com a sua morte parte da minha juventude, da minha
imaginação, dos meus sonhos… Para voltarem sempre que se apagam as luzes e se
acende o écran – grande ou pequeno, já não importa.
COMENTÁRIOS
antonio afonso: assino por baixo,
Nuno Abreu: Também eu sinto saudades de Alain Delon. Vi-o a
primeira vez em Leopardo, salvo erro no cinema S. Jorge, quando com 19 anos
vivia em Lisboa, trabalhava na Assembleia da República e tinha por isso um
cartão que me dava entrada gratuita em todos os cinemas e teatros! Foi aí que
me "apaixonei" pela Cláudia Cardinali. Que saudade!
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