quarta-feira, 14 de agosto de 2024

Um barão assinalado


Do oriental espaço ucraniano…O feito aquece a alma, mas põe interrogações assustadas. Não podemos esquecer a espécie de minotauro que vemos em imagem junto dos seus pares, mas para todos os efeitos escondido na sua reserva labiríntica de onde comanda o seu mundo de cinismo e força bruta que as arremetidas dos corajosos Teseus dificilmente poderão liquidar, a arte da eloquência docemente ameaçadora presidindo à postura  generalizada nos dias de hoje  desses minotauros do poder, de macieza contraída, pronta a explodir, com amigalhaços visivelmente da mesma esfera  de branda ameaça e ambição de domínio…

Chefe das Forças Armadas da Ucrânia diz que tropas ucranianas controlam "mil quilómetros quadrados" de território russo

Comandante ucraniano explicou que Kiev continua "a efectuar operações ofensivas na região de Kursk". Forças ucranianas desencadearam incursão de assinalável amplitude na região fronteiriça russa.

AGÊNCIA LUSA: Texto

OBSERVADOR, 12 ago. 2024, 18:57 3 

Kiev diz controlar mil km2 de território russo

RUSSIAN DEFENCE MINISTRY HANDOUT/EPA

A Ucrânia reivindicou, esta segunda-feira, o controlo de 1.000 quilómetros quadrados de território russo na região fronteiriça de Kursk, onde as suas forças prosseguem uma ofensiva entretanto pela primeira vez assumida pelo Presidente, Volodymyr Zelensky.Continuamos a efectuar operações ofensivas na região de Kursk. Neste momento, controlamos cerca de 1.000 quilómetros quadrados do território da Federação da Rússia”, declarou o comandante das Forças Armadas ucranianas, Oleksandre Syrsky, durante uma reunião com o Presidente.

As forças ucranianas desencadearam na passada terça-feira uma incursão de assinalável amplitude na região fronteiriça russa de Kursk, a mais importante desde a invasão em larga escala da Ucrânia pelas forças russas em fevereiro de 2022.

De acordo com o governador interino de Kursk, Alexei Smirnov, que manteve previamente um contacto com Putin através de videoconferência, as forças ucranianas ocupam 28 localidades nesta zona.

Smirnov precisou que operação ucraniana se estende numa zona de 12 quilómetros de profundidade e 40 quilómetros de largura, com um balanço provisório de pelo menos 12 mortos e 121 feridos civis.

GUERRA NA UCRÂNIA      UCRÂNIA      EUROPA      MUNDO      RÚSSIA

COMENTÁRIOS:

Paulo Machado:  Agora já podem começar as negociações de paz

Abilio Silva:  O feitiço virou-se contra o feiticeiro.

Nuno Borges:  O futuro da Rússia é ser anexada pela China.

Nenhum comentário: