sexta-feira, 23 de agosto de 2024

UMA CANÇÃO DE ZECA AFONSO


Que me veio parar ao Gmail. Naturalmente comovente mas não surpreendente, da época em que foi escrita. O que se estranha é o virem à baila hoje, aspectos desde sempre condenáveis do período anterior a este nosso democrático, mostrando a manutenção de um ódio anti-salazarista, esquecidas as pessoas, suponho que passageiramente, dos racismos da berra hoje, e respectivas condenações dos muitos exemplares que pulularam, e não sei se ainda pululam, segundo a sua condenação mais actual, e retomaram os anti-salazarismos do seu ódio antigo, trazendo-os à baila, talvez em intervalo passageiro, mas este tal com muita sanha, que é sintoma de elegância intelectual expressar. Zeca Afonso foi um dos que expressou, com muito sentimento e arte, como o comprova a canção seguinte sobre um amigo dos apanhados para detrás da tal janela.

Por Trás Daquela Janela

Canção de José Afonso

Por trás daquela janela
Por trás daquela janela

faz anos o meu amigo
E irmão não pôs cravos na lapela
Por trás daquela janela
Nem se ouve nenhuma estrela
Por trás daquele portão
Se aquela parede andasse
Se aquela parede andasse
Eu não sei o que faria não sei
Se a minha faca cortasse
Se aquela parede andasse
E grito enorme se ouvisse
Duma criança ao nascer
Talvez o tempo corresse
Talvez o tempo corresse
E a tua voz me ajudasse a cantar
Mais dura a pedra moleira
E a fé, tua companheira
Mais pode a flecha certeira
E os rios que vão pró mar
Por trás daquela janela
Por trás daquela janela faz anos o meu amigo
E irmão na noite que segue o dia
Na noite que segue o dia
O meu amigo lá dorme de pé
E o seu perfil anuncia naquela parede fria
Uma canção de alegria no vai e vem da maré
Por trás daquela janela
Por trás daquela janela faz anos o meu amigo
E irmão não pôs cravos na lapela
Por trás daquela janela
Nem se ouve nenhuma estrela
Por trás daquele portão ao Alfredo Matos
Quando se encontrava preso pela PIDE

Fonte: LyricFind

Por Trás Daquela Janela - Zeca Afonso - LETRAS.MUS.BR

Letras.mus.br https://www.letras.mus.br › Fado › Zeca Afonso

Nenhum comentário: