segunda-feira, 26 de agosto de 2024

Eles não querem desencadear


Digo, os do Hezbollah, não sei se jurando pelas cinco chagas, mas a sua resposta vem a caminho.

Em directo/ Israel ataca "preventivamente" dezenas de alvos no Líbano e diz que evitou ofensiva em grande escala

Israel garantiu que ataques se tratam de um "acto necessário de autodefesa" perante ameaças de ofensiva de larga escala do Hezbollah. E diz que ataque do Hezbollah não cumpriu objectivos.

MARIANA LIMA CUNHA: Texto

Actualizado Há 37m

OBSERVADOR, 25/8/24

AFP via Getty Images

Momentos-chave

Há 37mMinistro israelita desmente Hezbollah e diz que acção de Israel impediu que mais de 50% dos rockets fossem lançados

Há 1hIsrael rejeita que Hezbollah tenha atingido uma base militar perto de Telavive

Há 1hHezbollah afirma que operação foi concluída de acordo com o planeado e “com precisão”

Há 2hLíder do Hezbollah diz que queria atingir serviços secretos israelitas e evitar alvos civis

Há 2hIsrael e Hezbollah conversaram através de intermediários para garantirem que não querem entrar em guerra

Há 2hAtaques do Hezbollah mataram um oficial da marinha israelita

Há 4hHamas elogia ataque do Hezbollah: "Resposta forte e focada"

Há 4hHezbollah diz que "trabalhou" para não desencadear guerra e que adiou resposta a Israel por "motivos políticos"

Há 4hNetanyahu diz que ataque contra o Hezbollah "não é o fim desta história"

Há 6hDelegação israelita já está no Cairo para negociar cessar-fogo

Há 6h"Não liguem, não venham, não mandem mensagens". Líderes do norte de Israel cortam relações com governo de Netanyahu

Há 6hCompanhias aéreas cancelam voos de e para Telavive

Há 7hHouthis do Iémen dão parabéns ao Hezbollah pelo "corajoso ataque". E prometem que a sua própria ofensiva contra Israel está a caminho

Há 7hIsrael levanta parte das restrições que tinha imposto aos cidadãos

Há 7hONU pede a Israel e Hezbollah que "evitem mais escalada" e "cessem hostilidades"

Há 8hHezbollah estaria a planear atacar sede dos serviços secretos e nega eficácia das acções "preventivas" de Israel: "Palavras vazias"

Há 8hNetanyahu avisa: "Magoamos quem quer que nos magoe"

Há 8hCasa Branca está em comunicação "contínua" com Israel e reafirma "compromisso de ferro" com direito do aliado a defender-se

Há 8hExército de Israel: "Agressão continuada do Hezbollah arrisca-se a arrastar a região inteira para uma escalada maior"

Há 9hExército israelita garante que ataques do Hezbollah causaram "muito poucos danos". Acção preventiva "evitou em grande parte" ataque maior

Há 9hIsrael lança mais ataques para "remover ameaças" e declara estado de emergência por 48 horas

Há 9hEscalada de tensão. Israel ataca "preventivamente" durante a madrugada, Hezbollah lança centenas de mísseis

Actualizações em directo

Há 37m17:34

Ministro israelita desmente Hezbollah e diz que acção de Israel impediu que mais de 50% dos rockets fossem lançados

O ministro da Defesa de Israel, Yoav Gallant, afirmou que a tentativa de o Hezbollah atacar Israel falhou, segundo o The Times of IsraelGallant garantiu ainda que a capacidade de Israel “eliminar a ameaça” do ataque, minutos antes de ter acontecido, foi “muito, muito bem sucedida”.

“O inimigo planeava lançar muitas centenas de rockets contra as comunidades do norte. A acção preventiva fez com que mais de 50%, talvez dois terços, não fossem lançados”, afirmou. O líder do Hezbollah tinha referido que a operação do grupo decorreu como planeado.

“Temos de olhar para a visão global da guerra. Estamos numa encruzilhada estratégica e precisamos de tirar partido das negociações para conseguir a libertação dos reféns e, através da libertação dos reféns, abrir também a [possibilidade] de um acordo [com o Hezbollah], no norte e, mais tarde, também acalmar a região”, afirmou.

Gallant garante que Israel está a “operar militarmente”. “E estamos a preparar-nos como se não chegássemos a um acordo e estamos prontos a qualquer momento para a guerra no norte. Mas esta é a nossa via preferencial, e ainda damos uma oportunidade à possibilidade de um acordo.”

Há 1h17:20 Beatriz Ferreira 

Israel rejeita que Hezbollah tenha atingido uma base militar perto de Telavive

O exército israelita diz que o Hezbollah não conseguiu atingir uma base militar perto de Telavive, ao contrário do que foi indicado pelo líder do grupo fundamentalista.

“Posso confirmar que não houve ataques à base de Glilot”, afirmou um porta-voz do exército israelita à AFP, segundo a Al Jazeera.

Há 1h17:03 Beatriz Ferreira 

Hezbollah afirma que operação foi concluída de acordo com o planeado e “com precisão”

Na mesma declaração televisiva, o líder do Hezbollah, Hassan Nasrallah, disse que Israel começou a atacar o Líbano 30 minutos antes da operação do grupo, mas que as áreas atingidas pelas forças israelitas não estão ligadas à operação.

Nasrallah afirmou que a operação do Hezbollah foi concluída de acordo com o planeado e “com precisão”. E acrescentou que o grupo fundamentalista visou uma base dos serviços secretos a 1,5 quilómetros de Telavive.

Segundo Hassan Nasrallah, o Hezbollah lançou rockets Katyusha para distrair o Iron Dome (a “cúpula de ferro”) de Israel.

Há 2h16:36 Mariana Lima Cunha 

Líder do Hezbollah diz que queria atingir serviços secretos israelitas e evitar alvos civis

O líder do Hezbollah, Hassan Nasrallah, está a fazer uma declaração na televisão sobre os ataques desta manhã. Para já, garante que o ataque contra Israel foi adiado por vários motivos, incluindo a ideia de não obstaculizar as negociações para um cessar-fogo em Gaza que estão a decorrer no Egipto. Nasrallah, aqui citado pela Reuters, confirma que queria atingir uma infraestrutura dos serviços secretos israelitas. E garante que o Hezbollah quis evitar atingir alvos civis em Israel.

Há 2h16:07 Mariana Lima Cunha 

Israel e Hezbollah conversaram através de intermediários para garantirem que não querem entrar em guerra

Segundo a Reuters, Israel e o Hezbollah já trocaram mensagens, via intermediários, este domingo para darem garantias mútuas de que não pretendem que o conflito entre numa escalada ainda maior e que resulte numa guerra. Dois diplomatas explicaram à agência de notícias que os dois lados consideraram os bombardeamentos que se verificaram este domingo “terminados”.

Há 2h15:53 Mariana Lima Cunha 

Ataques do Hezbollah mataram um oficial da marinha israelita

O exército israelita anunciou esta tarde que os ataques com rockets do Hezbollah fizeram um morto, um oficial da marinha. Até ver, é a única vítima mortal provocada pelos ataques do grupo sediado no Líbano. Outros dois soldados ficaram feridos no mesmo incidente, acrescenta o The Guardian.

Há 4h14:29 Mariana Lima Cunha 

Hamas elogia ataque do Hezbollah: "Resposta forte e focada"

O Hamas veio esta tarde elogiar o ataque do Hezbollah contra Israel. Num comunicado citado pelo Times of Israel, o grupo diz que a resposta do Hezbollah foi “forte e focada” e afectou “profundamente” Israel, embora o exército israelita já tivesse dito que os ataques provocaram “muito poucos danos”.

Há 4h14:14 Mariana Lima Cunha 

Hezbollah diz que "trabalhou" para não desencadear guerra e que adiou resposta a Israel por "motivos políticos"

Um responsável do Hezbollah citado pela Reuters pareceu justificar este domingo o reduzido impacto dos ataques lançados esta madrugada contra Israel, dizendo que a resposta a Israel — que o Hezbollah diz não estar terminada — foi adiada por “motivos políticos”. Os motivos, diz o grupo, passarão por estarem a decorrer negociações para um cessar-fogo em Gaza.

Nestas declarações, o responsável do Hezbollah garantiu que o grupo “trabalhou” para garantir que o seu ataque contra Israel não desencadearia uma guerra.

Há 4h14:08 Mariana Lima Cunha 

Netanyahu diz que ataque contra o Hezbollah "não é o fim desta história"

O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, veio avisar que o ataque “preventivo” de Israel contra vários alvos do Hezbollah no Líbano “não é o fim desta história”.

Segundo o Haaretz, o governante israelita garantiu esta tarde, no final de uma reunião do Executivo, que as defesas aéreas de Israel conseguiram interceptar todos os ataques que foram lançados contra o país (o Hezbollah lançou 320 mísseis e foguetes durante a madrugada). Netanyahu acrescentou ainda que este foi mais um passo para “mudar a situação no norte” de Israel, região muito pressionada pela tensão com o Hezbollah, devolver às suas casas os habitantes deslocados.

Há 6h12:28 Mariana Lima Cunha 

Delegação israelita já está no Cairo para negociar cessar-fogo

Os representantes da delegação israelita, encabeçada pelo chefe da Mossad, David Barnea, já estão no Cairo para as negociações tendo em vista um cessar-fogo em Gaza, conta o Haaretz. Como já tinha sido noticiado este sábado, o Hamas estará presente mas apenas para acompanhar as negociações, sem participar directamente nelas.

Há 6h11:57 Mariana Lima Cunha 

"Não liguem, não venham, não mandem mensagens". Líderes do norte de Israel cortam relações com governo de Netanyahu

Os líderes das regiões do norte de Israel anunciaram este domingo que vão cortar todo e qualquer contacto com o governo central liderado por Benjamin Netanyahu.

Como conta o Times of Israel, estes responsáveis recusam-se a falar com o governo até que este apresente um plano para que os habitantes afectados pelos efeitos das agressões entre Israel e o Hezbollah possam voltar às suas casas e para que a região norte seja “reabilitada”.

Os responsáveis já tinham expressado este domingo a sua irritação por o governo ter, na sua leitura, reagido à ameaça do Hezbollah apenas quando constatou que Telavive estaria em perigo, depois de estas comunidades no norte estarem há meses a ser afectadas pelos ataques do grupo.

“Não tiveram interesse por nós durante dez meses e meio, e a partir de agora não temos interesse por vocês. Não liguem, não venham, não mandem mensagens. Conseguimos gerir sozinhos até agora, conseguiremos gerir [no futuro]”, diz o comunicado conjunto.

Há 6h11:49 Mariana Lima Cunha 

Companhias aéreas cancelam voos de e para Telavive

A Air France, a Etihad Airways e a Aegean Airlines foram últimas companhias aéreas que decidiram este domingo cancelar voos que iam para, ou vinham de, Telavive, graças à escalada de tensão entre Israel e o Hezbollah. Segundo as contas do Haaretz, 16 companhias aéreas já tinham feito o mesmo este domingo — alguns anúncios valem até segunda-feira, outros não têm fim previsto.

Há 7h11:33 Mariana Lima Cunha 

Houthis do Iémen dão parabéns ao Hezbollah pelo "corajoso ataque". E prometem que a sua própria ofensiva contra Israel está a caminho

Os rebeldes houthis, do Iémen (apoiados pelo Irão), já vieram elogiar os ataques lançados pelo Hezbollah e acrescentar ameaças de que também lançarão o seu próprio ataque, para responder a bombardeamentos israelitas a um porto no Iémen, no final de julho.

Num comunicado citado pelo The Guardian, os houthis dão os “parabéns pelo grande e corajoso ataque” levado a cabo pelo Hezbollah contra o “inimigo israelita”.

“Reafirmamos mais uma vez que a resposta do Iémen está a caminho”, acrescentam.

Há 7h11:10 Mariana Lima Cunha 

Israel levanta parte das restrições que tinha imposto aos cidadãos

Israel já começou a levantar parte restrições que impôs aos cidadãos como parte do estado de emergência, que tem uma duração de 48 horas. Entre essas restrições incluíam-se limitações à circulação em certas zonas e a ajuntamentos de grupos de pessoas.

Há 7h10:46 Mariana Lima Cunha 

ONU pede a Israel e Hezbollah que "evitem mais escalada" e "cessem hostilidades"

Os representantes da ONU no Líbano emitiram um comunicado em que pedem a ambos os lados — Israel e Hezbollah — que “evitem mais ações de escalada” da tensão que se vive no país. O mesmo comunicado, citado pelo New York Times, pede que se voltem a “cessar as hostilidades” entre as duas partes.

Há 8h10:05  Mariana Lima Cunha 

Hezbollah estaria a planear atacar sede dos serviços secretos e nega eficácia das acções "preventivas" de Israel: "Palavras vazias"

Segundo Israel, o Hezbollah estaria a planear atingir instalações dos serviços secretos israelitas, incluindo a sede da Mossad. O exército tem garantido que, com as suas acções “preventivas”, conseguiu limitar muito significativamente o impacto dos planos do Hezbollah, como explica o jornal Times of Israel.

Já o grupo desmente essa versão, dizendo que estas declarações, que minimizam a ofensiva do grupo, são “vazias”.

Há 8h09:57 Mariana Lima Cunha

Netanyahu avisa: "Magoamos quem quer que nos magoe"

Num comunicado citado pela Reuters, o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, disse estar “determinado a fazer tudo o que for possível para defender o país”.

O governante diz querer “manter uma regra simples”: “Magoamos quem quer que nos magoe”.

Há 8h09:53 Mariana Lima Cunha 

Casa Branca está em comunicação "contínua" com Israel e reafirma "compromisso de ferro" com direito do aliado a defender-se

Durante a madrugada, o ministro da Defesa israelita, Yoav Gallant, conversou com o seu homólogo norte-americano, Lloyd Austin, para pôr os Estados Unidos a par da situação, assegurar que Israel lançou ataques de forma preventiva e discutir a importância de “evitar uma escalada regional”.

Durante o telefonema, Gallant agradeceu a Austin a cooperação “continuada” dos EUA.

Entretanto, nos Estados Unidos, o porta-voz do conselho nacional de segurança Sean Savett veio garantir que Joe Biden está a acompanhar de perto a evolução da situação e que, por ordem sua, os responsáveis norte-americanos têm estado a “comunicar continuamente” com os homólogos israelitas.

“Vamos continuar a apoiar o direito de Israel de se defender, e a trabalhar para a estabilidade na região”, acrescentou Savett.

Um comunicado do Pentágono citado pelo New York Times assegura que os EUA mantém um “compromisso de ferro com a defesa de Israel contra quaisquer ataques do Irão e dos seus parceiros e representantes regionais”.

Há 8h09:4 Mariana Lima Cunha 

Exército de Israel: "Agressão continuada do Hezbollah arrisca-se a arrastar a região inteira para uma escalada maior"

Apesar de garantir que os seus ataques “preventivos” foram eficazes, exército israelita está a avisar que a intenção do Hezbollah de atacar Israel se mantém.

O porta-voz das forças israelitas, Daniel Hagari, veio durante a madrugada avisar os civis que vivem em zonas onde o Hezbollah está a agir para “saírem da zona de perigo imediatamente, pela sua própria segurança”. “A agressão continuada do Hezbollah arrisca-se a arrastar as pessoas do Líbano, as pessoas de Israel, e a região inteira para uma escalada maior”.

Há 9h09:41 Mariana Lima Cunha 

Exército israelita garante que ataques do Hezbollah causaram "muito poucos danos". Acção preventiva "evitou em grande parte" ataque maior

Para já, os ataques do Hezbollah lançados durante esta madrugada causaram “muito poucos danos”, diz o exército israelita.

O porta-voz Nadav Shoshani, citado pelo The Guardian, veio explicar que as forças israelitas estão ainda a “avaliar” e em fase de “rescaldo” do ataque do grupo libanês. “Mas posso dizer que houve muito poucos danos”.

Os ataques que ainda assim o Hezbollah conseguiu lançar, apesar da acção “preventiva” de Israel, fariam parte de um “ataque maior que estava planeado e que conseguimos evitar em grande parte esta manhã”, acrescentou o responsável militar, esclarecendo que não houve outros aliados envolvidos nestes ataques: “Foi uma operação israelita”.

 


Nenhum comentário: