terça-feira, 26 de março de 2019

Preito



Estamos todos bem presos à vida, e o certo é que, quando nos toca a vez de precisarmos dos serviços médicos e verificamos competência que se traduz em êxito, nos tornamos profundamente gratos para com quem nos operou ou cuidou, ou aos nossos familiares. Eu tenho várias razões de gratidão, não só pessoais como referentes a familiares próximos – e a amigos, também – que diriam quanto se apanham de competências, não só da parte médica como da parte dos enfermeiros e auxiliares, nos vários hospitais, e não só no Santa Maria. Maria João Avillez, como sempre de escrita sedutora, tece bela homenagem a este último hospital, e tem razão. O meu João, tratado de problema sério no de Cascais, costuma dizer que nunca dirá mal dos serviços hospitalares. E a minha neta Catarina e o seu bebé - e nós por razões de afinidade sentimental - boas razões temos para esse sentimento de profunda gratidão. Eu estou muito reconhecida a este Hospital de Cascais, que há muito cuidou tantos dos meus – filhos, netos, a mim própria… E sei outras referências hospitalares positivas, pelo país. É função deles, tratar na doença, com competência, respeitar nas necessidades da sobrevivência, com humanidade. Merecem, pois, respeito e ordenados de acordo. Mas todas as profissões estão insaciáveis no seu exigir, manipuladas pelos agentes da distribuição dos afectos em proveito próprio, a coberto desse afecto, e como não produzimos muito, em termos de rentabilidade económica, todos esses aumentos salariais exigidos com furor, ficarão por conta dos impostos e não dos lucros da produtividade. Daí, esta eterna posição de penúria geral, no “salve-se quem puder”, contudo, dos das vias de enriquecimento travessas. E também “travêssas”.

A “familiar de referência” /premium
OBSERVAÇÃO, 20/3/2019

A altíssima competência médica de Santa Maria releva também do milagre da dedicação. Deve haver poucos sítios no mundo onde se possa entregar assim um coração.
1. Nem sequer houve pré-aviso, a vida mudou de cor num minuto, vesti outra pele, passei a chamar-me “familiar de referência.” Aprendi a circular em infindáveis corredores, a não confundir esquinas e acertar nos elevadores. A lidar com aquele súbito desconcerto, tacteando a vida em vez de a viver. Tacteando a abissal diferença entre o conhecido e o vivido e era implacável a diferença entre uma coisa e outra. Tudo aquilo era agora comigo.
2. E, subitamente, lembrei-me: foi há quase três anos, em Setembro, estava uma manhã azul e radiosa, íamos a caminho do Douro. Aquela coisa da felicidade. Nisto toca o telefone, era o filho de Londres, tão cedo?, pensei, ”houve uma chatice no nosso metro de Parsons Greens, havia uma bomba mas está tudo bem, o Luís foi no metro antes, já está na escola, está tudo bem…”.
Tudo bem? Garganta seca, a voz que não saía, o trovão da descoberta: seria aquilo o pânico?
“Não podemos sair de casa, as ruas estão fechadas, num segundo ficámos rodeados de polícias, ninguém entra, nem sai”. De repente era o “vivido”, em vez do “sabido”, a notícia não viera de um écran televisivo mas da voz falsamente tranquila de um filho a dizer-nos que o seu filho apanhara o metro anterior. Com a mesma velocidade com que a polícia inglesa bloqueara meia dúzia de ruas londrinas, a nossa condição de longínquos espectadores do terrorismo nos telejornais, transformara-se em “parte” implicada: prosaicamente a caminho do Douro, numa manhã já não doce, prováramos a diferença.
3. Desta vez, no Hospital de Santa Maria, também. Primeiro foi o “de repente” com que tudo sempre começa: a angústia pelo telefone, o voo para casa, a cabeça a andar à roda, “tudo menos ir para um hospital privado”, a chegada do INEM. Um clássico, só que meu, pessoal, intransmissível. Quantas vezes ouvira enaltecer o INEM, a competência do Serviço Nacional de Saúde, a excelência clínica dos hospitais públicos? Muitas, mas de longe, à distância. Idas esporádicas a Santa Maria, algumas à Urgência. O trivial, nunca uma emergência. Agora era. Sucede porém que o que ali vi e vivi, durante cinco dias, foi tão fora do comum para o que (apressadamente?) apelidamos de padrão nacional, que tenho a responsabilidade de dar testemunho. Faço-o porém com aquela consciência atrapalhada e constrangida de que este escrito não é senão uma mísera, quase inverosímil gota de água no mar de reconhecimento que devia embalar o grupo de especialistas com quem convivi.
4. O quadro justamente saía do ordinário, do comum, do habitual quadro português: nunca houve alteração da ordem, alarido, precipitação, desmazelo, incúria. Gestos desnecessários, conversa fiada. Cada clínico e clínica dos vários com quem lidei, a começar nos do próprio INEM até aos serviços onde estive – SO e UTIC — sabia o que estava a fazer, usando apenas das palavras necessárias e dispensando as supérfluas. Apercebi-me (o tal “vivido”) de como está bem sincronizada a coreografia desde que duas ambulâncias entraram no nosso pátio, até ao momento em que, pouco mais de uma hora depois, já em Santa Maria, uma equipa previamente avisada e devidamente informada, entrava em acção. Sentada solitariamente num banco de plástico azul num corredor semideserto, também percebi o que significa “estar entregue”: era aquilo. E “aquilo” — a segurança que eu sentia — não tinha preço.
Escrevo este texto porque, numa altura de extrema dificuldade na vida de um servidor público médico, enfermeiro ou auxiliar — dadas as imponderadas cativações que ocorreram para Centeno brilhar em Bruxelas e Costa aqui — é preciso anunciar que esta magnífica capacidade de resposta e esta altíssima competência no “modus operandi” clínico também relevam do puro milagre da dedicação. Se lhe somarmos a consciência profissional, ética e cívica com que ali se oficia, talvez comecemos a espantar-nos menos com aquilo a que erradamente chamaríamos outros milagres e que são apenas rotinas responsavelmente bem organizadas: uma atenção permanente – o que na imensa, inconfundível solidão dos hospitais, gera a única coisa de que se precisa que é a confiança; a pontualidade; a ordem que não se vê mas tudo rege; o asseio enfim, do chão a brilhar, à cama ou ao duche, e quem está à espera disto num hospital público superlotado e no momento delicadíssimo que aflige hoje o sector publico da Saúde?
Deve haver poucos sítios no mundo onde se possa entregar assim um coração.
5. E também deve haver poucos lugares tão transversais como um hospital e se há coisa que guardei desta “viagem” foi a memória dela. Memória compósita: cruzamentos de vida com desconhecidos da enfermaria que na manhã seguinte passavam a indispensáveis companheiros; desabafos improváveis, súbitas generosidades, risos, comentários, apreensões, o jogo da sueca ao serão, na mesa já livre dos tabuleiros do jantar, a oferta de jornais e mimos, as diversas profissões contadas por eles próprios, do “feirante de Alfeizeirão” ao “agente imobiliário” de Lisboa que com invejável à-vontade liderava o que quer que fosse na enfermaria. Nada porém que se comparasse aos 3-0 do Benfica-Dínamo de Zagreb, televisivamente partilhados ali mesmo – em surdina claro está, mas mesmo assim: seis matulões de pijama de azul, quase todos “encarnados” menos um idoso que torcia pela Académica de Coimbra e outro que era do Sporting. Às vezes olhando para aquele desconcertante pequeno mundo, perguntava-me se era eu que ali estava: era? Nunca nos surpreenderemos o suficiente com a inesgotável capacidade da vida em gerar o improvável.
6. Melhor foi impossível? Não, também houve parecido com “pior”. (Se eu estivesse em maré de humor este texto poder-se-ia até chamar “melhor é impossível e… pior também”, mas não estou.) Refiro-me a este singular (e omnipresente) lado português das coisas: por muito saber, alta competência e altruísmo que haja – e era o caso, naquele serviço e naquele hospital — a nossa lusa “especificidade” acaba sempre, com maior ou menor protagonismo, por se mostrar. E embora nada se pudesse fazer sem o trabalho daquelas dedicadas enfermeiras, auxiliares e empregadas, espantava o ruído ensurdecedor: vinha das copas, dos corredores, das conversas vivazes entre todas elas. E das suas vozes demasiado audíveis onde misteriosamente e sem necessidade aparente, se preferia o grito à fala. Um dia perguntei ao director do Unidade se tal ruído não lhe lembrava — por exemplo — Las Vegas, tal a animação. Não lembrava: “As instalações já antigas do hospital sendo espaçosas e amplas como eram, criavam uma ressonância e um trânsito que dificultava o silêncio”. Talvez. Mas – por falar em antigo – fiquei com pena daquele “pior” que — porventura por se ter perdido o “antigo” sentido da hierarquia ou a autoridade ter caído em desuso– maculava uma óptima impressão.
Não seria difícil humanizar ali o tom de voz, não custaria um cêntimo.
Afinal bem mais difícil é deixar lá o coração. Entregue.

Maria Madeira: Excelente e sentido texto|
Ana Ferreira: Ah, o Estado, o Estado! E o SNS? Primeiro um desaforo, depois uma desgraça, e agora algo que é premente destruir. E quem ao longo das décadas, até hoje, os defendem? Uma cambada de marxistas ao serviço dos mais obscuros desígnios! Depois, quando chega a hora, na tentativa de reduzir a realidade à humanidade das peças de uma máquina complexa, o endeusamento fácil de quem cumpre, sem mácula, o seu dever. Não é a primeira, nem será a última entre pares, a fazê-lo. Ainda bem!
Nuno Cabrita: Interessante notar que ninguém, seja de direita, esquerda ou assim-assim, pondera sequer "entregar o seu coração" num hospital privado...
chints CHINTS: Bonito texto. Os gritos são a consequência da falta de autoridade da chefia e da insensibilidade de quem os usa. 
Catarina Sousa Mendes: Excelente! Folgo em perceber a recuperação  na excelência da escrita!!!! 
Amora Bruegas: Interessante..., será que esta sr.ª sabe que foi o Estadista a quem virou costas num acto de ingratidão, que foi o Obreiro do Santa Maria, bem como dos São João (Porto) ou a Maternidade Alfredo da Costa?   Ou prefere andar a banquear gente nula, autêntica nódoa política, como o MSoares? 
Maria Nunes:  Bonito testemunho. Votos de melhoras para o familiar doente.  Não retiraria uma vírgula para relatar a experiência recente que tive com um familiar. E , de facto, o que notámos, todos os que visitamos esse familiar, foi o falar em tom de grito pelos profissionais em toda e qualquer circunstância, particularmente mais evidente à hora de saída das visitas para descanso dos doentes. O familiar relatou que não descansava por causa das vozes aos berros nos corredores. Quanto ao mais é caso para se dizer com toda a propriedade que fazem milagres. Durante aqueles dias reflecti seriamente sobre o colapso....sobre os que estão na política para se governar mas também sobre os que vivem em sociedade na batota. Entre as visitas houve quem fizesse reparos despropositados e injustos sobre o Serviço, (curiosamente vindo de pessoa que exerce o comércio de balcão e se furta sempre que pode ao dever de contribuir). Não creio que vivamos numa sociedade suficientemente civilizada que permita manter tais serviços. Somos ladrões e mesquinhos. Todos.
Joaquim Almeida: Merecida homenagem a alguns dos melhores dentre nós .
Luis Oliveira: Todos os que pagam impostos, e mesmo os que não pagam ou pouco pagam, o que é de direito é ter serviços de excelência, o que é lamentável é que por razões menos nobres, a estes serviços lhes sejam retirados, ou não dados, os devidos recursos!!!
Mosava Ickx: Descobri que o SNS apenas funciona com a dedicação e o profissionalismo das equipas que tratam dos doentes, e apesar da tutela e das administrações envolvidas... ao contrário do que muita mente simplória pensa. Apesar da falta de material, medicamentos e de ter lençóis rasgados na cama, como experimentei, as equipas humanas compensaram.
Amora Bruegas > Mosava Ickx: Pena que a autora ainda não tenha descoberto que o SNS existe (há mais de 70 anos!), graças ao Estadista que é alvo de tanto ódio, ingratidão e calúnia.
Alexandre Barreira > Amora Bruegas: ....isso já não conta.....agora  o que conta é....a "lata-de-chouriços"......!!!!


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