quarta-feira, 18 de maio de 2022

SÓ OS COMENTÁRIOS

 

São colocados, devido à extensão da reportagem apresentada no OBSERVADOR.

Os COMENTADORES  dão o seu parecer. As imagens e as descrições  correspondentes, vemo-las todos os dias com as corajosas equipas que ali estão. Como esta:

CARLOS DIOGO SANTOS (Em Andriivka, Ucrânia): Texto

JOÃO PORFÍRIO : (Em Andriivka, Ucrânia): Fotografia

MIGUEL FERASO CABRAL: Design

«Interativo. O Observador esteve numa aldeia que foi ocupada por russos durante um mês. Em Andriivka houve mortes, violações, destruição — e tentativas de fuga. Esta é a história desses 30 dias.»

OBSERVADOR,15 mai 2022, 21:5410

Reportagem multimédia em Andriivka. Radiografia de uma aldeia sob ocupação russa durante 30 dias

COMENTÁRIOS:

Tone da Eira: Os trolls russky que por aqui andam com esta reportagem devem ter ficado esclarecidos sobre o que eram as fitas brancas nos braços das pessoas encontradas mortas na rua em Bucha. Como se constata essas fitas eram usadas pelos civis ucranianos que os russos consideravam inofensivos.

Lembro isto porque esses trolls a certa altura andavam a dizer que as fitas brancas identificavam os ucranianos pró-russos e que por isso os mortos de Bucha tinham sido vítimas da vingança dos Ucranianos feita depois de os russos saírem (e não ucranianos normais que tinham sido assassinados pelos russos como normalmente se entendeu). Mais uma vez uma mentira dos trolls russky que é desmascarada.

Vitor Batista: Russos comunas fascistas! o lugar deles é no inferno. 

Nuno Pinho: Que grande trabalho. Parabéns. Que este momento triste da história da humanidade termine rápido.

António Sennfelt: Deve ser o tal "sol da terra" de que falava o Sr. Barreirinhas Cunhal. Pelos vistos, por onde passa, queima tudo!

Adriana Cardoso: Parabéns pela reportagem! Excelente 👏🏻👏🏻👏🏻. E que Deus ajude o povo da Ucrânia 🇺🇦 

CASAGRANDE: Já vai em cerca de 40 000 soldados russos abatidos. Soldados russos eliminados junto de materiais que tinham acabado de roubar, como banheiras e colchões e alguidares — coisas simples que eles roubam aos aldeãos ucranianos e que são consideradas uma riqueza na miserável província russa. Até dá pena pensar nesses soldados russos que o tirano Putin obriga a ir morrer na Guerra da Ucrânia. Montes e montes metidos nos sacos para identificação. Os comboios cheios de sacos de soldados russos. Que coisa miserável esses russos. Fiquei siderado.

Alex 2000 > CASAGRANDE: 40 mil, parece exagerado (e não estou a dizer que não são), de qualquer modo metade desses já seriam um exagero em 3 meses. Esta guerra está a ser mais parva do que as outras guerras. Vai terminar e vamos todos perguntar (inclusive os russos) - afinal de contas para que é que isto serviu?

Jose Augusto Mira Pires Borges > Alex 2000: Pelo menos para uma coisa vai servir,  espero. Para que as pessoas de bem percebam, de uma vez por todas, quem são os cobardes assassinos deste mundo e quem são os cobardes que os apoiam...

Vitor Batista > Jose Augusto Mira Pires Borges: Essa será a pergunta principal que urge fazer. 

Jose Augusto Mira Pires Borges > Vitor Batista: Não é preciso fazer pergunta nenhuma, que a resposta está dada. Só é preciso saber, se ainda existe alguém com juízo e que não esteja de má-fé, que não tenha percebido. Os sem miolos e os de má-fé, já todos sabemos que apoiam a Rússia. Resta só saber, se ainda existe alguém, que depois de tudo o que está à vista e não seja um comunista empedernido, se deixe levar pelos trolls da propaganda soviética...

 

Nenhum comentário: