quinta-feira, 9 de março de 2023

ACORDO ORTOGRÁFICO 90

 

Uma carta de Teolinda Gersão enviada a Marcelo Rebelo de Sousa, que trato de copiar para o meu blog, sem outro comentário a não ser a reprodução de uma frase igualmente apelativa com que finalizei, em 11/5/76, por outros motivos mas igualmente graves, uma Exposição dirigida ao Senhor Ministro da Educação e Investigação Científica, Exposição naturalmente inútil em termos educativos por cá, como é a carta de Teolinda Gersão, sobre um ACORDO ORTOGRÁFICO de um país de desacordo. Agradeço ao Luís o ter-ma enviado, a carta de TEOLINDA GERSÃO, que me apresso a transcrever, após o meu “comentário” antigo que poderá servir, hoje, de achega obscura ao seu apelo, que é o meu também e o de tantos portugueses, do vexame imposto de um Acordo absurdo, por tanta inépcia inutilmente apontada. Eis a frase da minha Exposição inútil de há 47 anos (incluída no meu livro "Cravos Roxos"): “Por isso dirijo a V. Exª este manifesto, como um grito de dor e um apelo ao bom senso dos homens que governam o meu país” (11/5/76).

Eis a carta de TEOLINDA GERSÃO:

“Caro Professor Marcelo Rebelo de Sousa, |…| juro que não sou Presidente da República nem nada, mas também juro que não deixo nenhuma editora, nem governo nenhum, assassinar-me ilegalmente a ortografia. Os governos passam, mas a língua fica e não se muda por decreto nem os governantes são seus donos. A língua portuguesa faz parte do nosso património e da  nossa identidade, não tem dono e admite variantes, que não têm hierarquias e são igualmente válidas. O português europeu é uma dessas variantes. A deste país que é o nosso e também o seu. E cujos superiores interesses o Senhor jurou defender. Teolinda Gersão, Escritora e professora catedrática jubilada portuguesa).

 

 

Nenhum comentário: