Num sabor sem espanto.
Os analfabetos que sabem reescrever
Com jeito, alguém descobrirá um dia
que Platão não era vegetariano, que Goya não era feminista, que Benjamin
Franklin desconfiava de vacinas, que Rodin não ligava às alterações climáticas.
ALBERTO GONÇALVES
OBSERVADOR, 11 mar. 2023, 00:2489
A propósito do Dia da Mulher, a Penguin portuguesa,
pelo menos a Penguin portuguesa, resolveu, cito, “desafiar convenções”. Vai daí, imprimiu uma série de livros em
que os autores aparecem identificados na capa com o nome da mãe e não, como é
habitual, com o do pai. Shakespeare passou a William Arden, Wilde a Oscar
Elgee, Kafka a Franz Lowy, Austen a Jane Leigh e Pessoa a Fernando Nogueira,
etc. E tudo isto EmNomeDaMulher, “hashtag” que a editora
pediu ao povo para usar nas redes sociais, junto com a adopção do apelido
materno e a consciência de que é preciso “mudar mentalidades”.
Não conheço a repercussão do apelo.
Mas faço uma ideia das mentalidades que mudou. Não me custa imaginar o típico agressor que
entra em casa, com sangue no álcool e cachecol do clube ao pescoço, e se
prepara para descarregar na cônjuge as frustrações habituais. Confrontado com o
atraso no jantar, já a mão está levantada para o bofetão da praxe quando ocorre
ao bruto a campanha da Penguin. De súbito, o bruto apercebe-se de que,
apesar da Carta ao Pai, Kafka também tinha mãe. E comove-se. A mão
desce, não num estalo e sim numa carícia, que de seguida se transforma num
abraço longo e apertado. Obrigado, Penguin.
Além de mostrar que, não fora a
tradição patronímica, Wilde seria confundido com uma
marca de televisores e Pessoa com um antigo líder do PSD, a iniciativa desafiou
de facto uma convenção: a de que cada ser humano é dotado de um cérebro.
É que, pelos vistos, as senhoras e os cavalheiros da Penguin ignoram que
os nomes das mães dos autores são os nomes dos pais delas. E que, assaz
orgulhosos da proeza, se limitaram a rebaptizar cada poeta, dramaturgo ou
romancista com o sobrenome do respectivo avô,
ele próprio um provável representante do heteropatriarcado tóxico.
A
incapacidade de raciocinar é naturalmente comum ao revisionismo literário, e
não só, em curso. Por
não conseguir distinguir ficção da realidade nem produzir um texto legível,
essa gente vinga-se conforme pode dos que conseguem. É sempre mais cómodo trucidar
As Aventuras de Huckleberry Finn
(ai, a “n-word”!) do que
conceber trabalho que lhe chegue à planta de um pé raso – mais cómodo e mais
adequado a burgessos. Nuns casos, os burgessos alteram o nome dos
escritores. Noutros, alteram as palavras que estes nos deixaram.
Não há semana sem lápis azul. Na
semana passada, a censura voltou-se para as obras de Roald Dahl, aparentemente
repletas de vocábulos ofensivos para sujeitos com a ofensa fácil. Assim, “gordo” tornou-se “enorme” (sem se
especificar em qual dos eixos cartesianos). “Feia” tornou-se “muito
desagradável” (o que não parece grande eufemismo). E “preto” desapareceu
sumariamente, ainda que na história em causa a cor descrevesse uns tractores.
Nem quero pensar se Dahl, ou Roald
Hesselberg, o nome da mãe, tivesse mesmo arriscado bulir com raças
(descontados, é claro, o anti-semitismo e os anões, perdão, os pequenitos de Charlie e a Fábrica de Chocolate, em que alguém arranjou forma de ver uma
paródia aos negros).
Quem se meteu na delicada temática racial
foi Eça de Queirós, ou Zé Maria Eça, dado que somente o Queirós veio do pai. Ou
essa (desculpem) é a opinião de Vanusa
Vera-Cruz Lima, investigadora cabo-verdiana que dá aulas de português numa
universidade americana. O
problema da dra. Vanusa é com Os Maias,
cujo narrador “reproduz a superioridade da raça branca sobre a raça
negra, evidenciada através do discurso, frases, escolha de palavras,
pensamentos das personagens de que a raça branca merecia ter o poder absoluto
sobre a raça negra”. Para
cúmulo, a dra. Vanusa detectou que João da Ega era favorável à escravatura,
talvez por ter investigado atentamente a críptica frase em que Eça de Queirós
diz: “Ega declarou muito decididamente que era pela
escravatura”. Perante tais afrontas, a dra. Vanusa não exige proibições: apenas reclama
que as futuras edições de Os
Maias venham acompanhadas de
comentários, estilo Código Civil, de modo a gerar “conversas corajosas
sobre raça dentro do romance”.
Não vale a pena informar a dra.
Vanusa de que a concentração de melanina é tema tão central a Os Maias quanto
as rendas de bilros. E lembrar-lhe o papel dos africanos no tráfico de
africanos. E explicar-lhe que quem teria legitimidade para pedir a revisão
póstuma de Eça de Queirós eram os portugueses da metrópole, devida e
lucidamente enxovalhados por ele (à cautela, nunca o fizemos). Porém, nenhum
desses pontos é o ponto.
O ponto é que, se calhar, Eça de
Queirós era realmente racista. E Roald Dahl odiava judeus. E Fernando Pessoa
assinou com resmas de nomes sem recorrer ao da mãe. E, com jeito, alguém
descobrirá um dia que Platão não era vegetariano, que Bach não era ateu, que
Goya não era feminista, que Benjamin Franklin desconfiava de vacinas, que Rodin
não ligava às alterações climáticas, que T.S. Eliot não apreciava a
social-democracia, que Churchill não se entusiasmava com transsexuais e que, à
semelhança do neto, o meu avô não separava o lixo.
E depois? Nada disso é extraordinário.
Extraordinário é haver no Ocidente criaturas que, sem saber escrever, querem
reescrever dois mil e quinhentos anos de História à luz do que aprenderam num
vídeo do TikTok da passada terça-feira. Extraordinária é a soberba das
criaturas, aliás proporcional à boçalidade. Para não envergonharem pai ou mãe,
as criaturas deviam usar pseudónimo todos os dias.
POLITICAMENTE
CORRETO SOCIEDADE LITERATURA CULTURA
COMENTÁRIOS (de 90):
Carminda Damiao: Excelente.
É preciso desmascarar estes wokes, sem neurónios, mas que querem fazer dos
outros parvos. Vitor Prata: Mais um excelente texto que manifesta também a minha
indignação face às tolices de uns poucos de anormais que gostariam de reescrever
os livros e que, como são muitos e esses anormais têm dificuldade na leitura,
optariam por queimáq-los . A
seguir segue-se o repincelar de pinturas ou o amputar esculturas dos Mestres? A ignorância e má formação é atrevida. Esses idiotas
merecem sentir os chinelos da sua mãe. Isso era aprendizagem e educação. Lily Lx: Muito bom! Como de costume. Liberales
Semper Erexitque:Fartei-me de
rir com o futeboleiro bêbado que não bate na mulher porque, quando ia levantar
a mão, lembra-se da "campanha da Penguin" e comove-se! Sai um bem-haja
para Matosinhos, nem tudo está perdido enquanto D. Alberto puder escrever umas
coisitas para nós! Natália Correia acreditava na "invasão do mundo pelas
rosas", mas receio que na actualidade vejamos mais a "invasão do
mundo pelas Vanusas". Joana Fernandes: Parabéns!! Adorei! Por favor, continue! Estes wokistas
censuram livros de crianças, obras monumentais e enquadráveis nos seus tempos
como se cada um de nós que lê não tivesse capacidade crítica para avaliar o que
está escrito em cada obra! Qual é o papel da educação? Qual é o papel da
pedagogia?
Joaquim Almeida: Super A. G. .
Se não fossem tão ignorantes, ainda poderiam chegar a charlatães; assim não
passam de imbecis Maria
Emília Ranhada Santos: Hoje, para
desmantelar o civismo europeu que está a atrapalhar a NOM, também é preciso
desmantelar a língua! E, diga-se João
Ramos: Excelente e assertivo, viva a clareza de
raciocínio, o ridículo é sempre ridículo e é bom lembrá-lo e demonstrá-lo
sempre que possível!!! Hipo
Tanso: AG, como sempre terrivelmente incisivo,
certeiro, demolidor. E com uma virtude de que nem todos os articulistas se
podem gabar: suscita habitualmente uma chusma de comentários que dá gosto ler!........................................................................................
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