terça-feira, 15 de janeiro de 2019

Uma Justiça ensarilhada



Transcrevo da Internet alguns dados biográficos sobre Paula Teixeira da Cruz, para justificar um texto de muita amargura, que a sua passagem breve pelo Governo, como Ministra da Justiça, deve justificar:
«Foi Ministra da Justiça do XIX Governo Constitucional de Portugal, que se caracterizou pela autonomia e reforço do poder judicial em Portugal, nomeadamente pela introdução da especialização nos tribunais e da criação de comissões de gestão em todas as comarcas.
Partidária da liberalização das drogas votou a favor do despenalização do aborto e da adopção por casais do mesmo sexo.»
O seu texto mostra, de facto, muito ressentimento, que um dos comentadores explica em parte, mas gostei da coragem com que afirma a necessidade de uma Justiça séria, segundo um Direito não manipulado nas alternâncias do Poder. Outros comentadores justificarão o seu discurso, com novas achegas, que ajudam a esclarecer um pensamento aparentemente recto e ilustrado, num país com “anestesia” dele.
OPINIÃO
Pensar
PÚBLICO, /1/1/19
As anestesias sociais (e políticas) levam as ratazanas a sair dos esgotos e a peste vem com elas. Não digam que não viram. Um dia saltarão para o nosso colo!

A Justiça é um valor fundamental que exige várias concretizações e obviamente inclui princípios éticos estruturantes que, claro, se acham na base da sua mais relevante expressão, o Direito. No entanto, a Justiça não se confunde com o Direito, que antes deve ser o resultado da sua aplicação. Desde Aristóteles e Platão que a Justiça e o Direito são filosoficamente, numa óptica de pensamento sistémico, conceitos diferentes, embora interdependentes.
Tal como eu penso, ou o Direito se conforma com a Justiça ou não. Por isso não basta, para assegurar tal conformidade, um Direito segregado por um qualquer poder legitimado apenas, insisto, apenas legitimado pelo voto, sem o exercício quotidiano democrático, à luz de princípios de Justiça.
Muitos ditadores foram eleitos por voto popular. Isso não os transformou em democratas, como é evidente, e a pretensa legalidade que deles brotou não obedeceu, nem jamais obedecerá, a princípios mínimos de Justiça material (e menos ainda de liberdade). Além do mais, devo dizer, tenho um verdadeiro horror a salvadores da pátria, conquistadores e quejandos (leiam-se semelhantes). O condicionamento da Justiça e dos media torna-se apetecível.
Fiz, há anos, uma intervenção na qual me referi ao ovo da serpente e também citei A Peste de Camus. Vi olhares interrogativos em meu redor. Pois bem, referia-me então ao que agora se torna cada vez mais evidente: populismos, radicalismos, totalitarismos, intolerâncias. Há anos que todos os condimentos estavam lá.
Basta olhar, por exemplo, para quem cantou as Primaveras Árabes. Era preciso conhecer a História de toda aquela área do globo e ter meditado sobre o que estava organizado por detrás de tudo aquilo, que tão justo pareceria. E ao que conduziria. Não tinha havido tempo para a constituição de partidos e alternativas democráticas.
Muitos queixam-se agora de populismos. Não entenderam? Não sabiam? Por vezes, a ignorância é precipitada e atrevida.
Não se avaliam destinos de povos, sem legitimidade para isso e sem conhecer a sua História. Na realidade, o que vem à tona são de novo jogos de interesses, como sempre, especialmente em áreas ricas em matérias-primas básicas. Tanta necessidade de Justiça, pilar essencial de uma vida democrática!
A tentativa do retrocesso no Judiciário é para mim óbvia. Essa tentativa de condicionamento do poder judicial está em andamento! Era claro que este novo ciclo em Portugal – e não só – apoucaria de forma mais ou menos subtil a Justiça, o Direito, os seus agentes. E havia pessoas incómodas, como tantas vezes referi, para interesses instalados.
Pese a mudança de cultura – reforço da independência, especialização e profissionalização da gestão dos tribunais, a par de autonomia e escrutínio pelos cidadãos, através dos conselhos consultivos das comarcas –, havia almas a quem muito apetecia fazer regredir a liberdade do Judiciário. Cometem-se erros, claro, como em tudo o que tem mão humana.
Para mim, alguns dos que se afastaram por motivos evidentes ou foram afastados, teriam de ser os primeiros a sair. Incómodos?
Talvez reste ainda meter uma mão na instrução criminal e sobre ela lançar uma campanha negra. Pobre micro História da Humanidade, tão maltratada ao longo de gerações (incluindo a atual)!
É certo que, com excepções, porque há quem lute e resista, como sempre, perante uma sociedade anestesiada, que prefere ficar agarrada aos seus tablets, aos seus telemóveis, mergulhada nas redes sociais, olhando como mera espectadora para os factos, ou melhor, para as narrativas tantas vezes falsas e tendenciosas que naquelas desfilam. Contempla-se a espuma dos dias, confinada ao imediato, sem qualquer preocupação de pensar a médio e longo prazo.

COMENTÁRIOS:
Francis Delannoy 10.01.2019 Adoro a expressão anestesias sociais e políticas, como adoro a expressão ratazanas. em Portugal desde o 25 de Abril os cirurgiões políticos do pais fizeram operações no património e no porta moedas dos portugueses, fizeram uma lavagem ao cérebro da juventude ..e deixaram o pais moribundo sobre oxigénio vindo da Europa que andamos a pagar bem caro. Somos um país de artistas, cirurgiões, políticos. e ratazanas curandeiros. Cada um faz a sua operação mais aumentar o seu património hospitalar. Assim deste jeito os portugueses em vez de andarem bem de saúde financeira, andam todos doentes e bem enjoados de tanta promessa de boa saúde e de cura, de tanta praga da peste económica que ratazanas trouxeram para o pais. e se o mal fosse só este… Ainda não há remédio para as carraças parasitárias.
bento guerra, 09.01.2019 : Muita literatura e poucos nomes nos "bois". Não adianta atirar todas as culpas para os políticos como fazedores das leis. Aos juízes convém muito bem o caldo, que lhes permite uma soberania de funções que muitos não merecem.
Jose, 09.01.2019: As "primaveras árabes" foram instigadas, organizadas e orientadas pelo Ocidente com destaque para França, Inglaterra, EUA, UE e até ONU. A habitual ingerência nos assuntos internos. A habitual sementeira de democracias que não vingam, apesar de adubadas em sangue! A injustiça é o sentimento que espoleta as revoluções. A judicialização da política dá "Bolsonaro's". As redes sociais são inócuos casulos de informação que, convenientemente manipulada pelos altifalantes da comunicação social de massas, gera perturbação social. O populismo é filho das políticas injustas e do isolamento dos órgãos políticos e sociais que isolados insistem em agir contra os povos. Todas estas preocupações da cronista são da sua responsabilidade e seus colegas de poder.
Carlos Cunha, 09.01.2019: Este artigo de opinião da sr.ª dr.ª Paula Teixeira da Cruz vem dizer-nos que ainda não ultrapassou a sua fixação pelas perseguições. Em entrevista à revista Sábado, pouco depois de terminado o seu mandato de Ministra de Justiça, "denunciou" as perseguições de que tinha sido vítima, que incluíam ameaças e agressões físicas, tais como golpes nos braços que teriam sido feitos dentro de sua casa. Essa entrevista foi notícia, evidentemente, e divulgada em diversos órgão da comunicação social, como se pode ver aqui: https://observador.pt/2016/03/03/paula-teixeira-da-cruz-admite-agressao-laser-na-cabeca/ estes acontecimentos também foram certamente objecto de averiguação e investigação e qual foi a conclusão a que se chegou? Esclareça o público, sr.ª dr.ª Paula Teixeira da Cruz.



Nenhum comentário: