sexta-feira, 27 de setembro de 2019

Grécia revisitada



«Trouxe o filho de Jápeto do Céu
O fogo que ajuntou ao peito humano,
Fogo que o mundo em armas acendeu,
Em mortes, em desonras (grande engano!).
Quanto milhor nos fora, Prometeu,
E quanto pera o mundo menos dano,
Que a tua estátua ilustre não tivera
Fogo de altos desejos, que a movera! (OS LUSÍADAS; IV, 103)

Excertos de PROMETEU AGRILHOADO de Ésquilo (< “CLÁSSICOS DO TEATRO GREGO” –Ediclube):
(Entram em cena Força e Violência arrastando o corpo de Prometeu. Hefesto segue-os coxeando)
FORÇA – Eis-nos chegados aos confins do mundo, o país dos Citas, um deserto nunca pisado. Hefesto, executa as ordens dadas por teu pai. Amarra este celerado no cimo desta rocha escarpada com cadeado diamantino que ninguém possa quebrar. Porque roubando o tesouro que era teu, o fogo fulgurante, pai de todas as artes, dele fez oferta aos mortais. Justo é que os deuses o castiguem por este crime, para aprender a resignar-se ao domínio de Zeus e assim abdicar de favorecer os homens…..
…. (Entra o Coro das Oceânidas, num carro alado)
CORO: Nada temas, pois amigo é o bando que, num bater veloz de asas chegou a este cume, após ter vencido, a custo, a relutância de um pai. Conduziram-nos os rápidos ventos, pois o ressoar de aço batido penetrou até às profundezas da nossa caverna, expulsando de nós a timidez e, descalças como estávamos, nos precipitámos neste carro alado.
PROMETEU: Ai de mim! Filhas da fecunda Tétis, filhas do Oceano, cujas marés sem repouso rodeiam toda a terra, olhai-me. Vede com que férreos laços me prendem ao cimo desta escarpa onde terei de suportar a minha terrível vigília.
CORO: Vejo-te, Prometeu, e um temor encheu de súbito os meus olhos ao contemplar o teu corpo que definha sobre essa rocha, ultrajado por grilhões inflexíveis. Novos senhores governam o Olimpo e, em nome das recentes leis, Zeus reina com tirania e aniquila hoje os fortes de outrora.
PROMETEU: Antes me tivesse lançado para as profundidades da terra, para o Hades, leito dos mortos, no imenso Tártaro, e me acorrentasse cruelmente com cadeias inquebrantáveis, de modo que nenhum deus ou ser algum rejubilasse com o meu sofrimento. Em vez disso, mísero de mim, eis-me o joguete dos ventos, sofrendo para gáudio dos meus inimigos.” …….

É certo que a cena de Greta Thunberg, nos Estados Unidos, chorosa, suplicante e ameaçadora, rodeada do seu coro de acompanhantes, me lembrou qualquer tragédia do Ésquilo, do Sófocles ou do Eurípedes, e sobretudo até das várias heroínas que um destino cruel amarrou, aos seus ódios ou amores, Fedra, Antígona, Medeia, ou mesmo o desgraçado do Édipo que o destino inflexível condenou… Mas os lamentos de Prometeu exemplificam igualmente o castigo imposto quando se desafiam os deuses, daí a escolha do excerto de Ésquilo.
Paulo Tunhas, pelo contrário, dá-nos a lição de Greta, como exemplo de fanatismo - falso porque se diz iluminado, em condenação ameaçadora, assumindo papel de vítima e de algoz. Creio que tem razão, Paulo Tunhas, gostei a valer da sua crónica, e reponho a sua frase em epígrafe, excelente síntese do que nos informa o seu texto, sobre uma cumplicidade entre jovens e adultos numa questão que leva aqueles a um ódio pouco sadio, em benefício das posições ideológicas que valorizam sinistramente esse ódio: “Esta nova exigência de unanimidade em torno de Greta Thunberg representa uma exigência de regresso à faceta mais negra do pensamento adolescente, a outra face, a lunar.”
Seja como for, não fora o fogo roubado a Zeus, pelo atrevido do Prometeu, não estaríamos nós agora em luta titânica com uma Terra vingadora, os Gregos já o sabiam…

A lição de Greta Thunberg /premium
Esta nova exigência de unanimidade em torno de Greta Thunberg representa uma exigência de regresso à faceta mais negra do pensamento adolescente, a outra face, a lunar.
PAULO TUNHAS
OBSERVADOR, 25 sep 2019
Gosto muito de ver aqueles grupos de adolescentes que, antes ou depois dos concertos dos seus ídolos nesses festivais rock que hoje em dia há em todo o lado, são entrevistadas pela televisão e cantam as músicas favoritas deles. Naquelas idades, a experiência da música é muito a experiência da repetição e, sobretudo, a experiência de uma comunidade de gosto que é quase uma exigência de unanimidade, que, de uma maneira geral, governa as amizades nessa altura. E aquele entusiasmo que se vê naquelas caras e naquelas vozes diz precisamente isso nos seus momentos felizes.
Com a idade, essa exigência de unanimidade vai-se, graças a Deus, perdendo, embora subsista sempre em nós, em matéria de gosto, uma reivindicação tácita de universalidade, que aprendemos, pelo menos na aparência, a dominar. Noutros domínios, como o político, a exigência de unanimidade é mais superficial, menos originária, e mais facilmente controlável. E, quando não o é, o feroz desejo de um acordo integral conduz a resultados que não são nunca bons, para falar delicadamente.
O meu desconhecimento da música pop contemporânea roça desgraçadamente o absoluto, embora de vez em quando faça um esforço ridículo para ganhar alguma ciência no capítulo. De qualquer maneira, isso não interessa. Li no outro dia, numa história da música soul, o excerto de uma entrevista de uma cantora gospel (gosto muito de música gospel), Cissy Houston (a mãe de Whitney Houston), onde ela dizia que “quando se fala sobre uma coisa viva – e eu acredito que a música é uma coisa viva, que respira – temos de compreender que ela avançará e mudar-se-á para sobreviver”. A música pop de hoje em dia, sobre a qual nada sei, passado há muito o transcendente saber dos meus treze anos, é certamente o resultado dessas metamorfoses necessárias à sua sobrevivência. As formas desenvolvem-se, sem que seja por qualquer necessidade própria determinável, mas a partir de invenções de profundidade variável, umas a partir das outras. O importante é que dêem prazer.
Mas voltemos ao princípio, à exigência de unanimidade. Ela é natural na idade certa e no lugar certo, que é o das miúdas de que falei no princípio. E, nesses casos, tem a graça própria ao natural. Transposta para outros contextos, há nela qualquer coisa de inquietante e de ameaçador. Ora, vivemos em tempos mediáticos de uma exigência de unanimidade como não me lembro de alguma vez ter vivido, isto é, tempos de regressão sistemática e generalizada. Na maior parte das vezes, uma exigência de unanimidade negativa, definida a partir da obrigação de detestar – e detestar integralmente, sob a forma da radical abominação – pessoas tão diferentes como Trump, Bolsonaro ou Boris Johnson. Qualquer acordo, por mais pontual que seja, com algo que tenham dito ou escrito, é anátema e faz com que passemos a “trumpistas”, etc. Não é bom viver assim.
Nos últimos tempos surgiu, no entanto, na figura de Greta Thunberg, um novo objecto de unanimidade, desta vez positiva. É muito curioso. Não por causa da questão das “alterações climáticas” em si – uma questão importante e interessante, entre outras coisas, porque toda a controvérsia é “impura”, cruzando elementos científicos e políticos numa proporção extrema –, nem sequer porque há um óbvio drama humano ali, um drama que só muito dificilmente terá um final feliz. É curioso porque esta nova exigência de unanimidade em torno de Greta Thunberg representa uma exigência de regresso à faceta mais negra do pensamento adolescente, a outra face, a lunar, da moeda do comportamento das miúdas que cantam na televisão as canções dos seus heróis musicais. E porque há um coro de adultos (excepção feita a Trump, diga-se a verdade), a começar por António Guterres, que fazem a triste figura da mais declarada inferioridade e mostram o mais acabado temor reverencial.
O discurso de Greta Thunberg na “Cimeira do Clima” foi um momento de perfeito horror. Primeiro, porque, patentemente, a “emoção” foi friamente encenada do princípio ao fim, algo que saltava aos olhos do mais distraído dos humanos. Não havia um átomo de veracidade naquela intervenção, se exceptuarmos, concedo, um ódio cego e monomaníaco. Confesso que, nunca tendo ouvido um discurso dela, a coisa me surpreendeu: a terrível simulação surpreendeu-me. Depois, porque todas as palavras transportavam ameaças de vingança divina. O natural dogmatismo da adolescência assumia ali as proporções do fanatismo e do “tudo ou nada” mais extremo. “Como se atrevem?”, diz o doce anjo da vingança, que acusa os seus passivos auditores de lhe terem “roubado a infância” com as suas “palavras vazias”. Eles que não contem jamais com o seu perdão.
Ao ouvir aquele discurso, a luz fez-se no meu espírito. O fanatismo – todos os fanatismos – não vive de nenhum sentimento absoluto da verdade do que se crê ou diz, de onde qualquer cepticismo se encontra arredado: vive do puro desejo de impor a sua crença aos outros. Por outras palavras, um fanático não precisa de se encontrar capturado por uma qualquer iluminação fantástica. Define-se sim pela necessidade de fazer crer que foi tocado por essa iluminação, como meio para a impor aos outros. É o desejo de a impor, e não qualquer efectiva expressão do seu íntimo mais profundo, que o move. Para mim, foi essa a inesperada lição de Greta Thunberg.
COMENTÁRIOS
Marie de Montparnasse: As alterações climáticas são globalmente uma realidade que toda a humanidade sente. Negar este facto não é inteligente. Por isso é urgente pôr os especialistas a falar e a apontar eventuais soluções. Não será pacífica qualquer solução que mude o estilo de vida da humanidade quer nos países desenvolvidos, quer nos em via de desenvolvimento ou nos pobres. Nada irá mudar com o choro e a revolta de Greta, os aplausos dos políticos e os seus belos discursos ou discussões e acções estéreis pelo mundo.
Antonio Fonseca > Marie de Montparnasse: As alterações climáticas são uma realidade mas por um lado o alarmismo em torno delas é muito exagerado e por outro não são, ou só numa pequeníssima parte, responsabilidade.
Isabel Martin Benito: Esta miúda tem perturbações mentais (que ela própria faz questão de exaltar...) e, talvez como consequência disso, teve uma reacção totalmente desmesurada a um documentário que viu na televisão. Assustou-te, e veio para a rua fazer barulho. Até aqui, nada de extraordinário… Um "fait divers" como qualquer outro, sem importância NENHUMA. O problema é quando se dá protagonismo a este tipo de situação, e a notícia corre o mundo inteiro, abrindo telejornais! A partir do momento em que ela passa a ter visibilidade, há imediatamente quem a "sugue", e se aproveite, nomeadamente, da falta de discernimento própria de quem só tem 16 anos…Esta é uma miúda excessivamente apavorada, sem autoridade ou conhecimentos científicos rigorosamente nenhuns, para além da lavagem cerebral a que foi submetida, e a quem gente sem escrúpulos vai alimentando o pânico mais e mais, com o objectivo de que ela consiga transmitir esse pânico a mais gente, essencialmente aos jovens facilmente "manipuláveis" como ela.Ora, o pânico e a falta de discernimento vão SEMPRE de mãos dadas (é, aliás, a razão de haver mecanismos "anti-pânico"…). Promover o pânico é, consequentemente, promover a falta de discernimento e o bloqueio do raciocínio, que é o que se está a fazer, de forma absolutamente premeditada e consciente. O que se deve fazer perante uma catástrofe iminente é tentar manter a CALMA, e controlar, precisamente, o pânico…Tendo em conta que se está a fazer precisamente o contrário no caso das alterações climáticas, é motivo para nos questionarmos…
Maria Mateus > Isabel Martin Benito: 100% de acordo. O que é triste é ver gente supostamente inteligente tratar esta atrasadinha mental como se fosse a nova Joana d’Arc ou o oráculo de Delphi. O politicamente correcto destrói.
Isabel Martin Benito > Antonio Vieira Malato: Eu gostaria de ter visto discursar na ONU, em vez da Greta, um cientista reconhecido, com 30 anos de experiência, e com estudos credíveis publicados sobre o clima. Em vez disto, temos uma adolescente, sem nenhuma autoridade científica, aos berros, a gritar: "Socorro, que me roubaram a infância e que vamos todos morrer!". Isto parece-lhe normal?! É este o meio "inteligente" para "informar" as "massas"?
fernando Simões: Greta é um caso de exploração de crianças. É descarada a manipulação de uma criança, ainda por cima com a doença de Asperger.
Ana Ferreira: Deve portanto concluir-se que, independentemente da realidade aterradora que os rodeia, os adolescentes deveriam, exclusivamente, cantar alegremente. Como é possível iludir a alma por uma ideologia!?
Isabel Martin Benit > Ana Ferreira: Não. Deve concluir-se que esta é uma adolescente em pânico, que precisa de ser acalmada e não encorajada… Que deve voltar à escola, e tratar do futuro que, efectivamente, TEM pela frente, e que não é tão curto como a fazem acreditar…O que estão a fazer com esta miúda é um abuso, e um crime, porque ela sofre realmente com aquilo de que diz. O aproveitamento é absolutamente óbvio e vergonhoso! Este aproveitamento, sim, é bem capaz de destruir o futuro dela…


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