segunda-feira, 9 de setembro de 2019

No nosso caso, pelo menos



Salles da Fonseca bem se esforça por nos querer convencer de que andamos a pisar o risco na questão das massas, e até faz silogismos a propósito. Eu fui tentar informar-me na Internet, mas não passei das primeiras linhas de cada artigo, o restante desvanecendo-se, num acesso interdito para leigos, pelo que, para além das notas que consegui recolher, apenas posso fazer também um silogismo de resposta – em bárbara, o único ao alcance do meu poder de dedução – a premissa geral, a particular, a conclusão. Assim: - Sem produção não há moeda que valha; - Portugal não produz o suficiente; - Portugal não tem moeda que valha.
HENRIQUE SALLES DA FONSECA
A BEM DA NAÇÃO, 08.09.19
Por alguma razão se diz que a moeda é fiduciária, que inspira confiança. E, para além de outras razões supervenientes, a causa estaminal do valor da moeda é a confiança que ela inspira.
O garante dessa confiança é, para cada moeda, o respectivo Banco Central cujas políticas devem ter como objectivo garantir que as pessoas e os agentes económicos possuam meios de pagamento fiáveis, que o volume de moeda em circulação é compatível com o PIB, que os preços se mantêm relativamente estáveis, que se consiga estabilidade cambial e que os demais operadores no mercado financeiro não actuam de modo incompatível com estes grandes objectivos.
SILOGISMO:
– Sem confiança não há moeda;
- O garante da confiança é o Banco Central;
- Sem Banco Central não há moeda.
Setembro de 2019            Henrique Salles da Fonseca
BIBLIOGRAFIA:
«Bitcoin & Libra» - A. Palhinha Machado, Julho de 2019

NOTAS DE APOIO, extraídas da Internet:
https://www.ecb.europa.eu/euro/intro/issuance/html/index.pt.html Na prática, apenas os bancos centrais nacionais têm a capacidade para emitir e retirar de circulação notas (e moedas) de euro. O BCE não dispõe de serviços ...
2 - Produção
Os Estados-Membros da área do euro são responsáveis pela emissão das moedas de euro, mas cabe ao Banco Central Europeu a aprovação do volume de moedas emitidas.
Em Portugal, as moedas de euro são emitidas pelo Estado, através do Ministério das Finanças (Direção-Geral do Tesouro), são produzidas pela Imprensa Nacional-Casa da Moeda e colocadas em circulação pelo Banco de Portugal.
3 - Finanças confirmam emissão de dívida em moeda chinesa na próxima semana
O Ministério das Finanças confirmou hoje à Lusa que Portugal tem 'luz verde' das autoridades chinesas para emitir dívida em moeda chinesa e que a operação vai decorrer na próxima semana.
4 - O que é uma criptomoeda?
As criptomoedas (Crypto) são moedas virtuais que usam geralmente uma rede descentralizada para realizar transacções financeiras seguras. Com a plataforma de negociação da Plus500 você pode negociar CFD de criptomoedas – como a Bitcoin, Ripple XRP, Ethereum e mais – especulando sobre os seus movimentos de preço, sem realmente ter a sua posse.
Quais são os benefícios dos CFD de criptomoedas?
Não é necessário ter uma conta na bolsa ou usar uma carteira especial!
Negocie em qualquer direcção - Vender é tão acessível quanto Comprar
Disponível 7 dias por semana, 24 horas por dia!1
Controle os seus Ganhos e as suas Perdas
Alertas de preço e Paragens, tais como Limite de Perdas e Limite Móvel, irão ajudá-lo a gerir o risco quando negociar estes instrumentos extremamente voláteis.


Nenhum comentário: