segunda-feira, 30 de março de 2020

A incógnita está no retorno da bonança



Depois de um tal escândalo que encerra a maioria das populações nos seus lares, com invisível mas não despicienda pulseira electrónica, ainda bem que há os estudiosos e analistas, como Pacheco Pereira que vão preenchendo com as suas reflexões os dias em que, tal como a Inês Pereira, solteira e forçada pela preconceituosa mãe, a ficar metida em casa a bordar, soltaremos expressões do nosso enfadamento, como ela bem fez, rebelde à tirania:

“Renego deste lavrar / e do primeiro que o usou / ó diabo que o eu dou, / que tão mau é de aturar. / Ó Jesu! Que enfadamento, / e que raiva e que tormento, / que cegueira e que canseira! Eu hei-de buscar maneira / d’algum outro aviamento.”
Longe estamos, é certo, das ânsias juvenis da pobre Inês, que depressa se arrependeria dos desejos libertários que um primeiro casamento com “homem avisado” desiludirá, mas que um segundo, é certo, proporcionará, com o “asno” Pero Marques, (aliás, seu primeiro pretendente preterido, a favor do nobre escudeiro - de condição machista e essencialmente cavalar, que felizmente tem o bom senso de ser morto nas “partes d’além, ainda que por um mouro pastor). A nossa idade coronária mais se deve prender, contudo, neste estatuto prisional, com livros de cariz filosófico, tais como “A vida é sonho”, de Quevedo, mais condizente com o mito da caverna, de que temos cada vez mais consciência, na prisão forçada. Talvez o façamos agora, livro várias vezes retomado e nunca acabado, por o acharmos de difícil e canseirosa leitura. Será a altura ideal, para acrescentar ao desprazer desta prisão, e desiludir de vez.


OPINIÃO CORONAVÍRUS
No meio da tempestade
As grandes diferenças entre 1918 e 2020 são duas: a globalização e o tecido comunicacional. E é esse tecido que muda quase tudo nesses cem anos de diferença.
JOSÉ PACHECO PEREIRA
PÚBLICO, 28 de Março de 2020
A história é uma coisa muito complicada. Permite fazer comparações e permite enganarmo-nos com as comparações. Representa muitas vezes o único património de experiência para vermos como foi no passado e, ao mesmo tempo, seduz-nos com comparações que são enganosas, porque o passado não é o presente. Mas vale sempre a pena usarmos o único reservatório de experiência para defrontarmos uma situação nova. A história não substitui a ciência, a biologia, a medicina, a matemática. A ciência pode saber ainda pouco sobre a covid-19, mas sabe bastante sobre epidemias e pandemias, e esta, no seu desenvolvimento, não parece afastar-se dos padrões conhecidos. Já sabe menos sobre os comportamentos sociais que estão associados a esta pandemia do século XXI, e talvez aí a história saiba mais.
Comecemos por uma pergunta: como é que uma pandemia, com um vírus de uma família conhecida, altamente contagioso mas relativamente moderado nos seus efeitos, e com uma taxa de mortalidade baixa em geral, provoca este verdadeiro cataclismo social e económico, com o encerramento de quase todas as actividades produtivas, as cidades vazias, os transportes parados, milhões de pessoas confinadas em casa?
A pergunta não serve para contrariar os esforços actuais para travar o contágio do vírus e a importância do distanciamento social não só para impedir a propagação da doença, mas para proteger os grupos de risco conhecidos, em particular os mais velhos. A pergunta não questiona a atitude dura das autoridades sanitárias e dos Estados para tratar o maior número de pessoas, aliviar as que sofrem e impedir um grande número de mortes nos grupos de risco. Acima de tudo, não questiona a salvaguarda do efeito de sobrecarga dos sistemas de saúde, talvez o mais perigoso efeito da disseminação da infecção. Mas tem sentido, até porque é legítimo colocar a questão de saber se não estamos a ter uma overdose de resposta, cujos efeitos perversos podem ser maiores, sem razão. A pergunta não diz que estamos a ter excesso de resposta, diz que essa hipótese pode ser legitimamente colocada sem pôr em causa o que se está a passar, tanto mais que há muitos factores desconhecidos sobre a pandemia. Mas o principal factor conhecido nas respostas sociais, o medo, provavelmente nunca daria espaço a que se mudasse alguma coisa.
Se tivermos em conta a pergunta, devemos analisar muitas das diferenças entre a pandemia da covid-19 e a sua antepassada mais semelhante na dimensão, a gripe pneumónica de 1918-9, a “gripe espanhola”. O grau de destruição e morte da pandemia de 1918 foi enorme, na ordem de muitas dezenas de milhões de pessoas, mas as fábricas não pararam, a quarentena severa limitou-se, em grande parte, aos hospitais e às casernas, embora a proibição de concentrações, espectáculos e outros ajuntamentos, assim como o uso de máscaras, aproxime a gripe de 1918 da covid-19. Um caso grave de contágio colectivo foi uma parada em Filadélfia, com cerca de 200.000 espectadores. No dia seguinte, os hospitais estavam cheios.
Podíamos então fazer a contrapergunta: se tivessem sido tomadas em 1918-9 as medidas actuais, teria sido possível diminuir drasticamente o número de mortes? E, dada a elevada taxa de mortalidade, não teria então tido mais sentido essa quarentena rigorosa, tanto mais que os conhecimentos científicos da época já eram suficientes para perceber os mecanismos de propagação? A resposta é provavelmente sim, mas sem a militarização generalizada dos países, em particular as cidades, nada de parecido com o que se passa hoje teria sido possível. Estávamos num tempo de grande convulsão social, com revoltas e revoluções em vários países, violência social e política generalizada, que coincidiu com os efeitos devastadores da Primeira Guerra e, depois, da pandemia propriamente dita. Entre 1917 e 1921, a Europa estava a ferro e fogo: levantamentos, greves, motins, assaltos nas ruas, tudo fazia parte da vida colectiva. Mesmo em Portugal, que militarmente sofreu o seu maior abalo nas batalhas do final da guerra, com mortos, feridos, gaseados e prisioneiros, conheceu-se um período impar de convulsões sociais, desde a primeira tentativa de uma greve geral, em 1918, aos assaltos às mercearias e armazéns suspeitos de açambarcamento, aos assassinatos políticos e bombas.
A gripe de 1918 tinha também um efeito traumático de matar mais jovens adultos, enquanto a covid-19 mata os velhos. Na verdade, esse efeito dobrava o da guerra, onde uma parte importante da população de jovens numa aldeia podia desaparecer numas horas nas trincheiras do Somme e depois vir, mais lentamente, a morrer de gripe quando regressava da tropa. Hoje, com a covid-19, verifica-se que muitos lares de idosos são verdadeiras incubadoras do vírus, mas uma sociedade que vive o mito da juventude na arte, na cultura, no desporto, na vida, permanece bastante indiferente à sorte desses alvos preferenciais do vírus.
As grandes diferenças entre 1918 e 2020 são duas: a globalização e o tecido comunicacional, no qual são embebidas todas as acções e decisões. E é esse tecido que muda quase tudo nesses cem anos de diferença. Por um lado, tem um enorme feito positivo de fornecer informação, pois hoje o homem comum nas cidades sabe muito mais sobre o que se está a passar e sobre o que deve ou não fazer, do que em 1918. Por outro lado, dá uma dimensão individual e colectiva ao medo, cria pela “massagem” da comunicação social, pelo monotematismo dos noticiários, pelas reportagens casuísticas e, nalguns casos, pelo alarmismo de jornalistas que não percebem os números, um efeito de favorecer uma pressão para os excessos da quarentena que não é a mesma coisa do que a distanciação social.
Voltaremos ao assunto
COMENTÁRIOS:
pronouncer: EXPERIENTE: Tem-se insinuado na comunicação social um certo espírito, meio desportivo, de cotejo entre a gripe de 1918 e a pandemia actual, no sentido de tentar concluir que há 100 anos é que foi mau, isto agora é quase nada (o artigo, apesar dos vários 'A pergunta não', e equivalentes, cai neste tipo de argumentação). Ora a epidemia de 1918 foi nada menos que um desastre colossal. Fez mais do dobro de mortos da I Guerra Mundial. Arrisco que o mundo em rede que hoje temos entraria em convulsão se perdesse, de súbito, 50 milhões de pessoas, não importando onde estivessem. Querer usar essa epidemia como termo de comparação, para lá de todas as distorções daí decorrentes, é como querer que o inferno seja métrica para os dramas terrenos. Um redondo absurdo. 28.03.2020
manuel.m2 INICIANTE: A diferença fundamental entre a pandemia de 1918/20 e a do covid 19 reside no número de vidas humanas que a Sociedade considera, em dado momento da História, aceitável sacrificar. Fala PP na batalha do Somme: Só no primeiro dia o exército Britânico sofreu 60.000 mortos,(seriam mais de 888.000 no final da guerra).Em Verdun, em apenas 10 meses de combates, morreu 1 milhão de soldados Franceses e Alemães. Para nós, hoje, é impossível perceber como isto aconteceu, quando uns poucos de milhares de vítimas na Europa nos causa tamanho abalo. E o valor que agora damos à vida humana condiciona a resposta dos Governos. E felizmente que assim é. 28.03.2020
A INICIANTE: Boa reflexão. Infelizmente ainda há lugares no planeta em que é o próprio estado que mata, incluindo os seus cidadãos. 28.03.2020
TMR INICIANTE: Boa reflexão. Na esteira de Ulrich Beck e a sua "Sociedade de Risco Mundial", onde surge trabalhado o conceito de "dramatização do risco", que tem um efeito paralisante de sociedades inteiras. 28.03.2020
jabsantos1709.894864 INICIANTE: Parabéns PP. Faço "meu" o texto de Caetano Brandão 28.03.2020
Jose MODERADOR: A propósito da "A influenza hespanhola" os conselhos da "da Inspectoria de Hygiene" foram genericamente os mesmos dos da actual DGS. "Evitar aglomerações, principalmente à noite" "Tomar cuidados hygienicos...", "Tomar preventivos...", "Evitar toda fadiga ou excesso physico", "O doente aos primeiros symptomas, deve ir para a cama, evitar contágio...", "Evitar as causas de resfriamento é de necessidade tanto para os sãos, como para os doentes e os convalescentes...", "Às pessoas edosas devem applicar-se com mais rigor todos esses cuidados." Passaram 100 anos e as condições de higiene e segurança no trabalho não tomaram em conta a experiência. Daí a necessidade de parar a economia porque o vírus mata ricos e pobres. A consequência vai ser catastrófica. Pode um bolso de notas ser inútil. 28.03.2020
Jose MODERADOR: Há já evidências da propagação do vírus no hemisfério Sul que caminha para o inverno. No hemisfério Norte o regresso ao trabalho está muito longe de ser restabelecido e vem aí o inverno possivelmente com uma recidiva. Esta crise não é estrutural, é conjuntural, mas global e demorada. As economias estão muitíssimo interdependentes e podemos chegar ao ponto de parar no Ocidente por falta de abastecimento do Oriente e parar o Oriente por falta de abastecimentos do Ocidente e igual para Norte e Sul. Se isso acontecesse o planeta ficaria muito mais limpo e o modo de vida actual acabava. Já é garantido que a mobilidade cairá a pique, a globalização será mudada para modo lento. Desemprego massivo fará cair os governos em funções. O que se segue é novo. A intervenção cívica não se fará esperar... 28.03.2020
Caetano Brandão INFLUENTE: Muito bem PP, nada que não esteja habituado em si no que diz respeito à profundidade dos temas, à análise distanciada da carneirada que grassa e que sublinha no seu artigo: a grande diferença é que agora há facebook, instagram e watsapp, para o bem e para o mal. A não ser isso esta pandemia era mais uma, felizmente com efeitos muito menos importantes (na saúde) do qua maioria das outras, conforme os números o mostram: taxa de mortalidade na China, o país mais populoso e com cidades com a maior densidade populacional do mundo, 0,0002%...As redes sociais e media fazem com que a tragédia vá ser imensa pela devastação na economia, esse sim o verdadeiro inferno! 28.03.2020
Pedro Manuel Pacheco INICIANTE: A globalização e a facilidade de comunicação são também, simultaneamente, meios de contágio de ideias (e vírus) e instrumento de controlo sanitário e cultural. É esta ambiguidade tensa que desperta o racismo e a intolerância nas populações. 28.03.2020
Luís F EXPERIENTE: Sempre um prazer ler Pacheco Pereira. Sobre este texto: 1) A realidade é que a gripe já era antes uma pandemia enorme. Em Itália o sistema já estava colapsado, como vários papers (um deles em Nov de 2019) já indicavam. Mas como era uma coisa "conhecida" não era visível para o grande público. E isto, diga-se, com vacinas disponíveis que o Estado não impunha e que tinha taxas de somente 50% 2) Aos governos é muito mais fácil fechar países do que arriscar uma gestão mais ajustada. Por exemplo, se o Algarve e o Alentejo têm taxas muito reduzidas, não faz sentido fechar essas regiões. Se Lisboa recuperar muito mais depressa que o Norte, as restrições deveriam ser ajustadas. Mas essa gestão é difícil, incerta, comporta riscos, e os governos sabem que seriam atacados por não fazerem todo o possível 28.03.2020
Joao INICIANTE: Diz uma verdade o Luís, o que acontece continuamente é a gripe “normal” que é “uma coisa "conhecida" não era visível para o grande público”. O homem habitua-se a tudo e a tudo se adapta. Mas já não concordo com os “ajustes” que refere. Por uma região não ter casos contaminados não é razão para a “abrir”, antes pelo contrário é razão para a “fechar” e isolar para poder continuar a levar a vida normal lá dentro. Em regiões contíguas claro que terá razão. É questão de bom senso o que os especialistas dizem, isolar, isolar, isolar as regiões e países contaminados e isolar as regiões e países não contaminados. Agora estamos a isolar as pessoas em casa, bloqueando a actividade produtiva. E se os sistemas básicos colapsarem, recolha de lixo, abastecimento de água e electricidade, enfim, é o fim  28.03.2020
Ceratioidei EXPERIENTE: Excelente texto. 28.03.2020

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