segunda-feira, 23 de março de 2020

Apoiando a tese de AG



Helena Matos - e vários seus comentadores - esclarecem com competência o ponto de vista acrimonioso de Alberto Gonçalves (aqui colocado, de 21/3), demonstrando não só igual preocupação pela catástrofe iminente que as recentes determinações governamentais proporcionam, consequentes do Covit-19, como igual coragem em lhes definir os contornos - não inocentes, seguindo a mordacidade do excelente texto de Helena Matos.
Recados & charlatanices /premium
Uns dizem que o vírus é um recado da Mãe Terra. Outros que a China por ser uma ditadura combate melhor a epidemia. Outros ainda que proibir os despedimentos impede os despedimentos
OBSERVADOR, 22 mar 2020
Os recados da Mãe Terra. Alguém sabe explicar como espatifamos milhões em educação e acabamos com umas criaturas a escrever que este vírus é um sinal que a Mãe Terra nos está a enviar? Tiveram dispensa das aulas de História ou a disciplina de História agora destina-se a provar os malefícios do heteropatriarcado?
Esta quarentena é uma espécie de amostra do mundo sonhado pela seita da menina Greta: ninguém viaja; as fábricas fecharam; os turistas desapareceram. Mas mesmo assim para os xamãs da Mãe Terra não é suficiente, como nos avisam regularmente as notícias: “Covid-19: poluição cai a pique, mas pode ser apenas “fogo-de-vista” O consumo de combustíveis fósseis está a decrescer e as emissões poluentes seguem o mesmo caminho com a pandemia de covid-19. Mas ambientalistas e ativistas climáticos não estão otimistas. O que até está a ter um efeito positivo a curto prazo nas alterações climáticas pode não passar de uma situação transitória, tal como aconteceu aquando da crise financeira de 2008-09. Para já os canais de Veneza parecem estar mais limpos.” Percebido? A economia cai a pique mas cuidado que ainda podemos recuperar como aconteceu na crise de 2008-09. Felizmente os canais de Veneza parecem estar mais limpos (no lago dos patos do jardim da minha infância acontecia o mesmo quando o lodo assentava).
Entre os fiéis da Mãe Terra os meus preferidos são aqueles que estavam algures num local remoto a despoluir a mente e agora pedem, exigem e suplicam que mandem rapidamente um avião buscá-los àquele último paraíso onde tinham ido passar uns dias longe desta civilização que tanto abominavam. É claro que, uma vez aqui chegados, vão continuar a ouvir a Mãe Terra dizer-lhes que temos de descarbonizar, excepção feita ao aviãozinho que os transporta.
Os fiéis da Mãe Terra que aqui estão neste ano de 2020 preservando-se desta epidemia como nenhuma geração antes o conseguiu fazer (pesquisem “1918 pneumónica” e logo percebem o que quero dizer) avisam-nos que a Mãe Terra (devidamente maiusculada para o efeito destes recados) está zangada. Zangada porque usamos plásticos (querem mesmo prescindir das luvas? Dos sacos de lixo que agora não só têm de ser de plástico como até reforçados? Das embalagens para refeições?…) A Mãe-Terra também se terá zangado, segundo os intérpretes dos seus recados, porque construímos fábricas (não querem os devotos da Mãe Terra aproveitar esta permanência em casa para tentar a auto-suficiência no seu 13º andar ou na casa da aldeia, quanto mais não seja para constatarem que as galinhas, as couves e as alfaces do quintal podem ser muito saborosas, mas comê-las todos os dias é manifestamente insuficiente?) Mais uma vez pergunto: esta gente nunca ouviu falar da “peste negra”? A Mãe Terra estava então zangada porquê? Imaginarão os devotos da Mãe Terra o que é viver uma pandemia sem comida, sem nada, sem sequer saber de que se morre e já agora sem nenhum dos conhecimento e do conforto contemporâneos, pois estamos em casa mas telefonamo-nos, temos a internet, livros, séries, água, electricidade e take away).
Nos filmes da minha infância passados entre tribos exóticas havia sempre aquele momento em que os povos percebiam como os feiticeiros os procuravam manter subjugados dizendo-lhes que a Terra – que umas vezes era mãe outra pai – estava zangada com eles: os vulcões explodiam porque os espíritos estavam zangados; não havia animais para caçar porque a Mãe Terra os queria castigar… O que nunca pensei foi uma vez adulta ver os feiticeiros da tribo saltarem do écran para a realidade.
Para viver nesta espécie de panteísmo animalista das espiritualidades prefiro a versão grega dos deuses no Olimpo que ao menos deu grande Literatura e Arte digna desse nome.
Os recados das linhas de apoio. De apoio aos títulos, entenda-se. Todos os dias milhões e milhões são anunciados. A cada anúncio segue-se mais burocracia – quantas empresas vão poder conseguir cumprir os requisitos para o lay off? – e a imposição de condições delirantes: as empresas apoiadas não podem despedir. Para muitas pequenas empresas entre receber apoios (ler endividar-se) e deixar de ter encargos, o dilema não é grande: despede-se, fecha-se até se for preciso e depois se vê. A sanha ideológica da esquerda e a cada vez maior distância entre uma classe política que não sabe o que é ter de pagar ordenados ao fim do mês leva à adopção de um pensamento mágico em matéria de economia, como se à força de decretos proibindo a realidade ela se desfizesse.
O parlamento foi a correr proibir os despejos esquecendo-se que atrás de cada inquilino está um senhorio que não raramente é um desses idosos do grupo de risco face à pandemia e que terá de esperar que esta acabe para tentar recuperar o seu investimento. Porque não legislaram os deputados apoiar os inquilinos pagando-lhes parte das rendas? E note-se que o incumprimento no arrendamento é inevitável: como vão conseguir pagar a renda os comerciantes que agora têm as suas portas fechadas?
O Governo tem de decidir se quer lançar linhas de apoio à economia e aos cidadãos ou linhas de apoio nos títulos.
Os recados da economia socialista soviética. A líder da CGTP Isabel Camarinha e funcionária da mesma central há quarenta anos exigiu desde que começou esta crise que se proibissem os despedimentos: “Não podia haver despedimento nenhum nesta altura, não é só para aceder a linhas de crédito, é todos os despedimentos” – declarou Isabel Camarinha que exigiu também que se garanta também que os trabalhadores não sofrem cortes nos seus rendimentos e  que não se trate como período de férias o tempo que os trabalhadores estão agora a passar em casa para evitar o risco de contágio ou porque as empresas em que trabalham suspenderam a actividade.
Face a esta lista de exigências proponho que a líder da CGTP exija já um decreto a proibir o vírus. A exigência é tão razoável quanto qualquer uma das anteriores.
Os recados da China. Para lá dos recados da Terra só os das ditaduras comunistas conseguem ser ouvidos com tanta fé. Convém lembrar que as autoridades chinesas subestimaram e reprimiram as primeiras informações sobre a infecção pelo Covid-19: desde meados de Novembro de 2019 que estavam a ser detectadas infecções mas só a 31 de Dezembro o governo chinês informou a Organização Mundial de Saúde sobre os primeiros casos de uma “nova doença misteriosa” em Wuhan. Portanto perdeu-se mês e meio mas não só: as autoridades chinesas declaravam estar tudo controlado. Médicos e jornalistas foram perseguidos por falar da doença, as autoridades chinesas alteraram registos médicos para que não se percebesse o que estava a acontecer. E para cúmulo temos de ouvir não só que a China combateu a doença eficazmente por ser uma ditadura como um extraordinário silêncio cai sobre a actuação do seu governo. Isto equivale a dizer que a URSS não lidou bem com o desastre de Chernobyl porque não o conseguiu esconder qb de modo a não afectar o regime.
COMENTÁRIOS:
JP Ribeiro: "O parlamento foi a correr proibir os despejos esquecendo-se que atrás de cada inquilino está um senhorio que não raramente é um desses idosos do grupo de risco face à pandemia e que terá de esperar que esta acabe para tentar recuperar o seu investimento" Aposto que os génios que decidiram isto (Pedro Nuno "Maserati" Santos) são os empolgados com o novo "somos todos Charlie!" substituindo o "Charlie" por "inquilinos"
SNITRAM OSODRAC: A comunicação social tinha mais a ganhar se não permitisse comentários às suas publicações. É só gente a cuspir frases repetidas, ódios, insultos e mania da conspiração. Isto já não tem jeito nenhum
Maria Cordes: A ALTICE cobra serviços que não proporciona. A 100 Km de Lisboa, concelho de Santarém, a Internet não funciona. As inúmeras queixas ficam em saco roto. No entanto, não se esquece de cobrar a conta, de cerca 100 euros mensais. Num momento de quarentena, a falta de comunicações numa extensa área, que envolve várias freguesias, é inaceitável. Depois de mais esta crónica de uma clareza cristalina, julgo que é o momento para uma reflexão diferente da que poderia ser feita na Casa da Cristina. Na verdade, vivemos no país e numa sociedade, em que, a grande maioria, não faz a mínima ideia do que se passa na realidade. Por uma razão muito simples. Nunca tiveram que pagar salários, com o dinheiro que não resulta dos impostos, nem de subsídios vários. Até porque, fazendo muito ou pouco, todos e cada um está habituado, a no fim do mês ter o seu ordenado. Que, sendo muito ou pouco, está garantido, mesmo no tempo da velha austeridade, em que teve de ser numa parte cortado, para poder chegar a muito e diferente lado. Tudo para dizer que, a iniciativa privada, devia ser por todos elogiada. Muito mais, por esta gente dos “Recados & charlatanices” que, além de falar muito e de fazer muito pouco ou nada, também nos cria enormes chatices. 
Carlos Chaves: Cara Helena fantástico o seu m ais que lúcido artigo obrigado. Procurar regressar ao poder a qualquer preço não é uma ideia original. Em Julho 2016, perante o então anunciado fim do QE do BCE para Setembro 2016, alguém fez o mesmo. Em Agosto de 2016 o BCE prorrogou o programa de impressão de moeda por mais três anos e esse alguém saiu cobardemente de cena logo que arranjou um pretexto para o fazer.
O Onanista de Plástico: Negligenciar a importância da Natureza como um todo, e o quanto o Homem está, ou deveria estar, ligado a ela, como tudo o resto neste planeta, é tão ou mais idiota do que pensar em guerrilhas na Serra da Estrela! Haja pachorra...
Pseudo Antonimo: Sabem porque os EUA perderam a guerra com o Vietname? Porque foram vítimas de, PROPAGANDA, DESMOLARIZAÇÃO, SUBVERSÃO, MANIPULAÇÃO, ...  A razão do aparecimento do covid-19 tem duas teorias: A) a mãe terra; e B) teorias da conspiração.
 Perante os factos seguintes de que a taxa de mortalidade do covid19 em relação ao total da população é em: Italy 0,0066%, Spain 0,0028%, France 0,00066%, China 0,00023%, UK 0,00028%, Norway 0,00013%, Portugal 0,00011%, Germany 0,000087%, USA 0,000084%, ...; O artigo de Pedro Pita Barros "Porque não acredito na "curva exponencial"" está correcto e o pico vai ser alcançado daqui a 2 semanas e teremos talvez 25 óbitos causados pelo covid-19; Tendo em conta que a taxa anual de mortalidade em Portugal é de 1,1% (114000 óbitos por ano ou 300 por dia); Que outras doenças como as gripes sazonais matam por ano em Portugal no mínimo 3300 pessoas, que de 2016 para 2017 só a gripe A matou quase 1000; A pneumonia mata por ano em Portugal 5000 pessoas; por doenças do aparelho circulatório são 32000,...; e a mesma análise destes números pode ser feita em outros países. .... São números incomparavelmente superiores e brutais e não há crashs nas bolsas por isso. Porque há agora? Porque se está a dar tanta importância a um bichinho tão pequenino, globalmente?
Por PROPAGANDA, DESMOLARIZAÇÃO, SUBVERSÃO, MANIPULAÇÃO, ... executada pelos "órgãos de difusão de mentiras"!! Grandes criminosos!!! Para quê? Destruir algo!!! O quê? As nossas vidas de liberdade em democracia em favor de novos totalitarismos!! Alguém se vai aproveitar ... Oportunistas!!! ... Vai surgir o dia em que qualquer causa de morte há-de ser aproveitada para larapiar. Claro que é de lamentar os mortos por covid-19, principalmente para os familiares. Claro que se tem que conter também este vírus Mas declarar estado de emergência por essa causa e arrumar com as nossas economias e controlar-nos é crime!!! E os outros óbitos? Ninguém lhes presta homenagem? Não se consolam os familiares? Discriminação!!! Manipular manipular ir ao fundo e roubar, extorquir, destruir a nossa cultura de liberdade, ... estamos perante mais um conto do vigário global, uma pandemiazeca da treta fabricada nas nossas cabeças pelas "ferramentas de espalhar mentiras" à conta do aparecimento de um vírus como aparecem outros todos os anos (se houvesse coerência deveria haver quarentenas todos os anos), como outros contos do vigário globais que vão aparecendo, como o gás estufa, o aquecimento global e as alterações climáticas, crises da banca e das bolsas ... alguém ganha muito e a maioria lixa-se. Nós estamos a ser constantemente subvertidos e enganados por uma minoria muito minoritária de criminosos, aqueles com 90% dos "meios de espalhar tretas" nas mãos, os parasitas que parasitam o capital, os recursos e quem produz, para nos limitarem as liberdades, alterarem-nos a vida social e nos extorquirem na legalidade fazendo-nos de escravos sem sabermos. Cada vez há mais impostos sobre tudo, nacionalizações, expropriações em nome do bem estar do povo ... kakakaka, andando nós com um sorriso nos lábios pensando que estamos a salvar qualquer coisa, É assim em Portugal desde que esses subversores por cá se infiltraram por trás da máscara do PCP, O povo deve-se unir e investigar esses criminosos e processá-los e livrarmo-nos deles em vez de ficarmos alienados a ver TV, futebol e telenovelas e engolir tudo o que nos querem impor, a discutir o sexo dos anjos e à procura de gambuzinos, Alguém se está a encher de papel e recursos e poder com esta "emergência" e as outras, como na ONU, na UE, nos estados totalitários que sabemos bem quais são, e nos palácios das necessidades pelo mundo fora, tudo atrás das verbas, pedinchas!! Tenham vergonha e deixem o povo em paz .... Infelizmente os povos só ouvem pelo traseiro ... quando apanham com uma biqueirada valente!!
MCMCA: Gostei HM. Os activistas da Mãe Terra onde pontifica a menina Greta, especialmente ela, não sobreviveriam sem o aquecimento de que usufruem no inverno e os medicamentos que têm de tomar (derivados de petróleo na sua maioria). Arranjaram uma causa para terem uma voz no mundo, esquecendo-se de que se querem mudar as coisas têm de trabalhar e muito para implementarem estratégias diferentes de conseguir sobreviver com conforto. Mas parlapatar é mais fácil que trabalhar e o activismo cosmopolita e caríssimo (sim porque estes tipos recebem bem) rende-lhes mais que estar a fazer investigação e estudar. A ligação emocional e quiçá umbilical ao anticapitalismo é hilariante se considerarmos que o melhor manual de conservação da natureza veio de Goebles. Mas os povos em alturas de medos ficam infantilizados e recorrem à protecção do estado esquecendo-se que esta só existe devido ao esforço individual, imaginação e arte dos soldados da linha da frente. Resta perguntar-lhes se foram os regimes totalitários que venceram a WWII tendo a URSS conseguido fazer face ao exército alemão devido a ter a retaguarda fornecida (até a comida enlatada era dos USA) e a linha da frente (material bélico) por americanos.
josé maria: A ditadura capitalista da China reagiu bem à pandemia, é um facto incontestável. Quanto aos despedimentos, para a HM, proibi-los é indecoroso. Se for a proibição de greves, aí já proclama mais facilitismo
Maria Alheta > josé maria: A ditadura comunista capitalista, melhor dizendo...
MCMCA: josé maria: Pode ser indecoroso proibir as greves mas imagine que médicos, enfermeiros, transportes de material médico e alimentos, etc.. entram em greve? Quanto aos despedimentos, infelizmente tenho quase a certeza que muitas empresas que estão fechadas não irão abrir porque o rombo na economia será tão grande que o tecido empresarial terá de ser restruturado. E como é que empresas que não facturam podem pagar salários com a economia totalmente parada? Como é que o estado vai pagar os salários se as empresas paradas não geram liquidez para pagar impostos? Desfaça o imbróglio se conseguir que o Costa aceita sugestões porque nem deve dormir sem saber o que fazer. Na China foi fácil: despediram milhares enviando-os para os campos e esperando que com o ressurgir da economia possa voltar a chamá-los o que não sei se voltará a ser o mesmo dado que a lição de colocar toda a produção básica na China está a ser demasiado grande e de consequências gigantescas. É claro que a China tem um mercado interno gigante e pode optar por se virar para dentro mas aí corre sérios riscos de implodir o regime.
josé maria > MCMCA Resumindo: dois pesos e duas medidas, consoante se trate de greves ou despedimentos.... Eu não coloco em causa que as greves sejam proibidas em período de pandemia. E também não coloco em causa que as empresas venham a sentir dificuldades em assegurar os seus compromissos. Mas, por isso mesmo, é que o Estado, que os liberais tanto contestam, quando lhes interessa, vai ter agora que acudir a todas as capelinhas e não apenas às bancárias.
Fernando M Nogueira Francisco > josé maria: Curiosamente, esqueceu-se de explicar que esse estado de que fala, é aquele que existe devido aos IMPOSTOS que os PRIVADOS geram ou à divida que o estado cria, mas que uma vez mais vai ser paga no futuro e exclusivamente pela economia gerada pela economia PRIVADA.
Jose Prates > Fernando M Nogueira Francisco: Apoio inteiramente Sucinto, mas muito objectivo e claro.
josé maria > Fernando M Nogueira Francisco Eu até acho o capitalismo muito bom, desde que seja regulado pelas exigências da solidariedade social O problema não está no capitalismo, mas no liberalismo desumanizado à outrance. Capitalismo e impostos progressivamente instituídos pela capacidade económica de cada pessoa, singular ou colectiva, até acho muito bem. De cada um segundo as suas possibilidades, a cada um segundo as suas necessidades era já praticado pelos apóstolos e até faz parte das melhoras encíclicas da Igreja Católica.
Ana Ferreira: Independentemente de mais ou menos competência, o perfeito(a) que atire a primeira pedra, as entidades do Estado e da União estão, obviamente, a dar o seu melhor para a protecção de todos, hoje e para o futuro. Pessoas como nós, merecem e precisam de todo o apoio!
Adelino Lopes: Eu entendo os sentimentos da HM. É enervante, stressante, etc, etc. Como pode a hipocrisia, o descaramento chegar a este ponto. Mas, eu já estou imunizado. Deixa andar, o povo vota e portanto quando a cabeça não pensa, o corpo as pagará, costuma dizer o povo. PS: uma boa medida da ignorância deste povo está em quem defende aquilo que a dirigente da CGTP disse. Se as ideias são assim tão brilhantes, certamente que Cuba, Coreia do norte, Venezuela, etc, gostarão de saber. Ficamos à espera da implementação dessas medidas nesses países para ver se esses povos deixarão de passar fome.
Jorge Duarte: Helena, a sua lucidez é um importante activo para o nosso país. Admiro-a, assim como admiro a Maria João Avilez e a Ana Gomes. Você é um exemplo para as mulheres mais novas.
Lino Oliveira > Jorge Duarte: Não é por ser mulher, é por ser inteligente.
Maria Nunes: Gostei muito da sua crónica H M. Descreve magistralmente o que vai na cabeça de alguns alucinados. Nem com este grave problema com que nos debatemos são capazes de pensar e agir de uma maneira sensata.


Nenhum comentário: