sexta-feira, 24 de julho de 2020

Cascata de som e cor



Faria um século, AMÁLIA RODRIGUES, mas julgo que, enquanto perdurarmos como nação – parece que para o século XXI estaremos reduzidos a metade da população, segundo li no PÚBLICO - nunca esqueceremos essa figura ímpar, de que foram gravados, ao longo da vida, tantos momentos de rara beleza, sensibilidade, inteligência comunicativa, e, afinal, a tal voz única numa presença única também, de generosidade e grandeza humana.
A RTP transmitiu para Portugal e suponho que para o mundo com quem se corresponde. Foi um belo espectáculo, uma onda de música e luz, movimento e cor a que fiquei presa também. Mas não vi Ana Moura e tive pena, apesar de ter gostado dos vários cantores que ali foram, participar na homenagem. Uma cascata ininterrupta de música e cor e movimento, prova de resistência dos músicos que não abrandaram a sua actuação no concerto, em que os cantores se seguiam, também ininterruptamente, nas suas participações de variada originalidade interpretativa, que o público presente mal podia aplaudir, na sucessão dos quadros musicais, com, de permeio, um excelente discurso de homenagem do Presidente da República.
Antes do Concerto, a RTP apresentara as imagens recolhidas dessa vida de tanta projecção e que, afinal, tanto contribuíra, como embaixatriz do seu país, para o fazer conhecer um pouco, no mundo inteiro. Tudo isso vi e ouvi, com a religiosidade e encanto com que ouvirei sempre, enquanto isso me for possível.
Para melhor contextualizar o acontecimento desse dia de ontem, 23/7/2029, data do centenário de Amália, transcrevo da Internet a notícia:
«BEM-VINDA SEJAS AMÁLIA»
Um espectáculo de celebração dos 100 anos de vida de Amália Rodrigues, com a participação de:
Ana Moura, Jorge Fernando, Ricardo Ribeiro, Katia Guerreiro, José Gonçalez, Marco Rodrigues, Fábia Rebordão, Sara Correia
Direcção Musical de Jorge Fernando
Aberturas de portas: 20h         Início do espectáculo: 22h
No dia em que Amália celebraria 100 anos de vida, 23 de Julho, a Fundação Amália e a Câmara Municipal de Odemira apresentam um concerto de comemoração do Centenário de Amália Rodrigues, no Brejão, em Odemira.
O concerto “Bem-vinda sejas Amália” apresenta um cartaz de luxo. (Ana Moura), Jorge Fernando, Ricardo Ribeiro, Katia Guerreiro, José Gonçalez, Marco Rodrigues, Fábia Rebordão e Sara Correia. A Direcção Musical é de Jorge Fernando e a componente artística é coordenada por José Gonçalez.
Este evento tão especial vai realizar-se junto ao mar, no lugar que escolheu como “refúgio” entre digressões pelo mundo inteiro: a Herdade Amália, no Brejão.
O título “Bem-vinda sejas Amáliaé uma alusão à forma carinhosa como foi recebida pelos militares portugueses em Moçambique, em 1969, quando foi cantar para os feridos de guerra. A frase então escrita num cartaz, registada pela RTP para a posteridade, foi sendo replicada noutras alturas e noutros contextos, nas suas inúmeras digressões pelo País e pelo estrangeiro. Em ano de centenário, “Bem-vinda sejas Amália” é também o título de uma exposição itinerante que está a percorrer o País. Com a evocação desta mensagem escrita num cartaz tão simples e genuíno, quanto criativo, pretende-se também homenagear todos os fans anónimos que publicamente manifestavam o seu apreço a uma das mais importantes figuras da Cultura portuguesa.
O concerto “Bem-vinda sejas Amália” é um espectáculo de Homenagem a uma das mais queridas intérpretes do século XX, realizado com a dignidade que Amália merece, por tudo o que fez pelo Fado, pela língua e Cultura portuguesas e pela honra com que sempre representou Portugal.
É um espectáculo particularmente simbólico que celebra uma mulher singular, tantas vezes aclamada como “a voz de Portugal”. Realizado em parceria pela Câmara Municipal de Odemira e pela Fundação Amália Rodrigues, instituição a quem cabe continuar a missão que Amália determinou em testamento: ajudar pessoas desfavorecidas.
Concerto ao ar livre, num cenário único sobre o mar.
1 600 pessoas sentadas, garantindo todas as condições de segurança sanitária (distâncias entre cadeiras, entradas e saídas de espectadores, etc).
Início do espectáculo: 22h

Nenhum comentário: