No feminino também, e com narrativa de feição como o
faz Maria João Avillez, a respeito
do “Padre Vítor”, seu amigo
de feição. Uma bela “resposta” mereceu, pois, a “chamada”.
Responder à chamada
Apesar porém dessa condição de
“paroquiana só as vezes” não me lembro de não me lembrar de cada uma das
homilias do “Padre Vítor”, nalgum domingo passado na cidade. Ninguém saía
indiferente dali.
21 out 2021
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Podia
ser o orçamento enguiçado, as bem amadas /mal amadas eleições, o início do jogo
à defesa de António Costa, as cedências a comunistas em declínio ou o sissó das
bloquistas-irrealistas. Também podia ser a coincidência de, no mesmo dia, o
centro e a direita terem ouvido (segunda-feira), dois fortes “morceaux”
políticos, Moedas na Câmara, Rangel em entrevista na TVI. Ao fim de um jejum
demasiado prolongado, a política entrou audivelmente em cena naquela metade do
país habitualmente triturada por António Costa que ou tinha emudecido, ou
desistido, ou desacertado em todos os alvos (não se sabe o que foi pior). E
também podia ser o cerco ao CDS, claro: onde, em vez de se pedirem contas aos
que o deixaram como já esteve, se pedem ardilosamente contas aos que já o
levantaram do chão. Sim, podia ser isso porque tudo isso é muito: é novo, é
político e é sobretudo indiciador, com sinais para muitas moradas. Como
acontece quando os ventos rondam.
Mas
hoje, não. Hoje trata-se de evocar um “escolhido”. Coisa mais difícil, sabendo-se como se sabe desde
que o mundo é mundo, que há muito mais chamados que escolhidos.
Hoje
deixo aqui um deles.
1Era
só, foi sempre, o Padre Vítor .
Nunca me ocorria a distinção de “Monsenhor” que lhe foi conferida pelo Papa Bento XVI. O curso das coisas não a reclamava: a amizade
vivíssima, as relações pessoais ou religiosas, o trabalho comum, o convívio
familiar. Ou os almoços de Natal onde durante alguns anos, presidiu à nossa
imensa mesa, presidida por sua vez por alegre vozearia latina de três gerações.
São tantas as memórias, que apetece dizer que há uma casa de memórias, casa
cheia. Um privilégio e desde logo pela raridade: é menos comum poder evocar
alguém sob tão diversificados patamares onde em cada um deles teve sólida,
sábia, fecunda intervenção: como sacerdote, como cidadão empenhado no bem do
país, como trabalhador incansável em diversas instâncias públicas, ligadas à
Saúde e outros temas sociais. Junto de todos os extractos sociais, gerações,
cores de pele, crentes ou nada crentes, leigos, religiosos, partidos,
instituições, sociedade civil. País.
2Mantive
infelizmente uma relação “intermitente” com as missas dominicais da minha
paróquia do Campo Grande, por estar quase sempre fora de portas nesses dias.
Apesar porém dessa condição de “paroquiana só as vezes” não me lembro de não me
lembrar de cada uma das homilias do “Padre Vítor”, nalgum domingo passado na
cidade. Ouvi-lo interpelava tanto quanto simultaneamente responsabilizava – e
que se pode dizer de mais “definitivo”? Ninguém saía indiferente dali. Sabíamos
que aquele verbo atendia ao mais fulcral do Verbo Divino e por isso, ao ouvir o
nosso pároco transformar a cada vez o Evangelho num convite a melhor vivermos e
testemunharmos aquilo que nos competia ser e testemunhar, talvez quem sabe?
crescêssemos na certeza da fé e da sua indispensabilidade. Quem sabe, mas o
Padre Vítor sabia. Sabia e por isso sincronizava-se com fragilidade dos homens.
Com um verbo forte, tónico, inspirado, inspirador, desafiante. Como uma
chamada a que era necessário responder.
3Um
dia, justamente, ao ouvi-lo no Campo Grande, lembrei-me de repente de que
“aquilo” – homilias – não podiam ficar só ali, mesmo que bem guardadas no
coração das assembleias. Era preciso dar delas notícia, fora dos muros do templo:
“Padre
Vitor, alguma vez pensou em publicar estas homílias? Era uma boa ideia…E
estarão gravadas?” perguntei-lhe um dia à saída de um missa, ele assoberbado
com paroquianos e não paroquianos, inteirando-se de todos, um a um, no portal
da igreja: “ estão gravadas, estão, e desde há muitos anos”.
Dias
depois, fui ao seu gabinete: concordou com a publicação de algumas das suas catequeses
após escolha criteriosa, com o auxílio de alguns leigos em quem particularmente
confiava e com ele colaboravam nas equipas da paróquia.
O
segundo acto foi desafiar o editor Henrique Mota que certamente daria boa guarida a esta ideia. E deu.
O Henrique sabe ouvir e depois usar de bom critério: respondeu à chamada. E
tudo se combinou, tudo se fez, nasceu um livro. Chama-se “100 Entradas para um Mundo Melhor” (“Lucerna”).
4Conhecia
o padre Vítor de há muito mas o tempo foi cinzelando uma relação cada vez mais
sólida, mais fraterna, mais pessoal. Cruzei-me inúmeras vezes com ele, dentro e
fora das paredes da igreja. Vi Vítor Feytor Pinto “actuar” em diversos palcos e
fóruns, entrevistei-o na televisão no Natal de 2003, num diálogo vivíssimo de
roda do Advento e do que ele pode significar como esperança e recomeço. Admiro
rasgadamente a formidável obra religiosa, social, humana, que ele levou a cabo
na paróquia (iniciada aliás por outro “escolhido”, o Padre Armindo e felizmente
bem continuada hoje pelo ainda muito jovem Padre Hugo Gonçalves).
Os
meus pais eram paroquianos assíduos, a minha irmã Maria José colaborou com o Padre Vítor em múltiplas instâncias
e variadas geografias. Estimava-o
intelectualmente e respeitava-o espiritualmente. Sabia que ele possuía o condão
da desmultiplicação por muitos e bons ofícios que sendo embora todos guiados a
partir da cidade de Deus, estavam postos ao serviço da cidade dos homens. De
tais ofícios outros falarão certamente muito melhor que eu. O que aqui quis
deixar é o que considero ser nele a mais insubstituível virtude: a de
consciencializar e responsabilizar pelas coisas da cidade de Deus.
Em
nossa casa tivemos o privilégio de contar com ele em diversas cerimónias
litúrgicas, em momentos de ameno convívio, em ocasiões festivas ou trágicas.
Viu-nos rir e chorar, abençoou os que nasciam, despediu os que partiam.
Enxugou-nos lágrimas de dor indizível, apaziguou os nossos corações
destroçados. O que quero dizer é que de certo modo, ou melhor, de muito modo, o
Padre Vítor “calhava” bem com a nossa antiga grande casa do Campo Grande. E se
já não existem hoje nem um, nem a outra, deixaram tão impressivas, gratíssimas,
riquíssimas memórias que é como se agora se abrisse a porta da casa do Campo
Grande e o Padre Vítor entrasse por ali adentro, ao nosso encontro. Como se
(hélas) estivesse ainda tudo na mesma. Não se estranhe por isso que eu lhe
admirasse dons e capacidades, que gostasse de dialogar com ele, que o
entrevistasse na media, ou que lhe tenha proposto um livro. E ainda muito menos
que o tivesse olhado com um olhar que queria ver mais longe que o de uma
(sofrível) paroquiana intermitente.
COMENTÁRIOS:
Espanta Pardais: Não querendo estar aqui a fazer de juiz, mas por vezes
no melhor pano cai a nódoa..
Américo Silva: Bom dia. Fico
algo constrangido ao comentar o padre Gonçalo em questões que lhe serão
dolorosas, como a pedofilia ou o papa. Desculpem que o faça aqui. O papa,
um empedernido anti-católico que não poupa nas palavras de censura aos fiéis,
na medida dos incontinentes elogios que faz a todo o bicho careta, acha que os
católicos o querem matar, sem provas, e pretendendo colocar-se a si próprio no
centro das preocupações da igreja. Sem respeitar pai nem mãe, fala da história
da evangelização para a criticar, esquecendo que se hoje existe um bilião de africanos
foi porque para lá foi transferida uma civilização que travou parcialmente a
mortalidade, e se frequentam universidades é porque o alfabeto lhes foi
ensinado. Agora parece ter assumido um compromisso oculto para com os
homossexuais. Consistindo a pedofilia na igreja em abusos de crianças do sexo
masculino por elementos do mesmo sexo, e sendo o abuso de meninas residual e
inferior ao que se verifica na sociedade em geral, vem cinicamente obrigar
todos os alunos dos seminários a ler uma carta escrita por uma sobrevivente de
abusos sexuais cometidos por um padre. A mulher, cuja identidade não foi
divulgada, diz que representa todas as crianças abusadas, enfim, quo vadis
igreja?
João Floriano> Américo Silva: Boa
tarde Américo. Leio sempre com agrado os seus comentários mas desta vez acho-o
um tanto desajustado da crónica de Maria João Avillez, a qual li, mas não
comento porque entendo que MJA quer prestar homenagem a uma figura que
considera impar. Não conheço o suficiente para tecer juízos de valor por isso
espero para a próxima ter uma grande crónica de análise política que é isso que
me interessa nesta jornalista.
Anastácio Rocha > Américo Silva: Américo
: coloca as coisas no lugar
Américo Silva: João Floriano:
Saudações extensivas a todos os que responderam ao meu comentário. Compreendo
os reparos, embora pense que sendo o padre Vítor Feytor Pinto um
católico exemplar, não há forma de o honrar sem contrariar os que destroem a
igreja. Todos os temas abordados estão no Observador, bastando fazer uma
pesquisa.
Soeiro: sissó - nome
masculino BOTÂNICA (Dalbergia latifolia) árvore asiática, da família
das Leguminosas, apreciada pela sua madeira nobre, de cor escura, usada no
fabrico de mobiliário, instrumentos musicais, etc. Do concani xisó, Porto
Editora – sissó no Dicionário infopédia da Língua Portuguesa
FME: Mais uma vez
esperava um artigo sobre política, mas apanho com uma crónica sobre Robinson
Crusoe.
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