sexta-feira, 19 de agosto de 2022

Um texto antigo de Luís Soares de Oliveira


Premonitório, é claro, e por isso perfeitamente actual, temos consciência disso, embora o Sr. Embaixador tenha querido usar dum tom humorístico na questão dos futebóis...

Há 2 anos: Vê as tuas memórias

LUIS SOARES DE OLIVEIRA

18 de agosto de 2020  · 

ONDE A UNIÃO EUROPEIA TORCE O RABO

Esta época em que vivemos regista duas insistências que mexem com os meus nervos: - uma é a teimosia dos alemães em ganharem todos os torneios internacionais de futebol em que participam e a outra é a infalibilidade dos prognósticos a curto prazo (financeiros e não só ) de George Soros. Nem um nem outro resultam sempre, mas fazem-no na larga maioria das vezes. George Soros não adivinha; ele limitou-se a criar umas lentes mentais - a que chama quadro conceptual - que lhe permitem ver o futuro imediato. Este quadro conceptual consiste em concentrar a análise na previsão do erro mais provável do decisor na circunstância.

Isto vem a propósito de Soros ter dito que o verdadeiro obstáculo à mutualização da dívida pública europeia não seria a frugalidade nórdica - como a nossa Media corrente decidiu que era - mas tão somente a falta de capacidade fiscal da própria UE. Cita : o que torna os Treasury Bonds fiáveis é a capacidade do governo americano de colectar. Na Europa isso não acontece. Quem vai custear o serviço da dívida europeia? Só pode ser a UE. Mas como, se ninguém lhe reconhece capacidade para tributar? Só pela multiplicação da dívida. É aqui que o rabo torce. Insistir em criar a dívida sem previamente criar a fiscalidade UE seria erro trágico passível de consequências desgraçadas.

Alta probabilidade de Soros acertar mais uma vez no prognóstico.

COMENTÁRIOS:

Ricardo Montez: Nunca tinha abordado a questão da fiscalidade! Vai ser um quebra-cabeças para os povos mediterrânicos!

 

Notícia da Internet:

EUROPA - INVASÃO DA UCRÂNIA

George Soros diz que "mundo pode não sobreviver" à guerra de Putin

O fundador da organização filantrópica Open Society mostrou-se alerta para a possibilidade de uma terceira guerra mundial………..

 

Nenhum comentário: