quinta-feira, 29 de setembro de 2022

Mas está a dilatar-se


A guerra na Ucrânia. E há quem defenda a Rússia neste caso. Cada um é seus valores. E caminhos, por conseguinte. "Onde Sancho vê moinhos / D. Quixote vê gigantes”. Neste caso acredito nos gigantes. Os dos moinhos apenas remoem. Sem água, mas a ver para que lado chove…

GUERRA NA UCRÂNIA

Kremlin considera absurdas acusações de sabotagem no Nord Stream

Dmitri Peskov, porta-voz do Kremlin, aconselha os países a pensarem sobre a própria cabeça antes de fazerem acusações sobre o que considera "estúpido e absurdo", negando responsabilidades da Rússia.

AGÊNCIA LUSA: Texto

OBSERVADOR, 28 set 2022, 13:04 4 

A União Europeia prometeu "uma resposta firme" ao que chamou sabotagem e o governo da Dinamarca declarou que as explosões "foram actos deliberados"

MAXIM SHIPENKOV/EPA

O Kremlin criticou as acusações de sabotagem ao Nord Stream, considerando “estúpido e absurdo” suspeitar da Rússia no caso das várias fugas no gasoduto, detectadas após explosões.

Segundo países europeus, as fugas fazem parte de acções de sabotagem por parte da Rússia.

“Já era previsível” que “alguns” colocassem a Rússia em causa, declarou o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, em conferência de imprensa, acrescentando que lançar suspeitas sobre a Rússia é estúpido e absurdo”, frisando que as fugas nos gasodutos Nord Stream 1 e 2 são problemáticas para Moscovo.

“O gás está caro”, afirmou Peskov, referindo-se às fugas detectadas esta semana nos tubos da infraestrutura de abastecimento que liga a Rússia à Alemanha através do Mar Báltico.

Os dois gasodutos foram afectados por explosões submarinas detectadas ao largo de uma ilha dinamarquesa no Báltico.

A União Europeia prometeu “uma resposta firme” ao que chamou sabotagem e o governo da Dinamarca declarou que as explosões “foram actos deliberados”.

Peskov apelou “a todos” para reflectirem antes de falarem e pediu para se aguardar pelos resultados das inspeções que vão determinar se as fugas foram provocadas por “uma explosão ou não”.

 “Esta situação exige diálogo e uma interação rápida entre todas as partes para se descobrir o que aconteceu. Até este momento, constatamos a ausência total de diálogo”, afirmou.

Na prática, as fugas diminuem a possibilidade da retoma das entregas de gás para a Europa ocidental via Nord Stream 1, que já tinham sido interrompidas em setembro no contexto das tensões provocadas pela campanha russa contra a Ucrânia.

A Rússia cortou o abastecimento invocando problemas técnicos mas a Europa ocidental, que depende do gás russo, sobretudo para o aquecimento durante os meses de inverno, acusa Moscovo de utilizar o abastecimento como forma de pressão.

GUERRA NA UCRÂNIA   UCRÂNIA   EUROPA   MUNDO

COMENTÁRIOS:

Coronavirus corona; Não tomo partido em nenhuma das partes nesta guerra. Cada qual tem as suas razões e motivos. Mas vamos lá ver uma coisa: que benefício tiraria a Rússia com este ataque? Se não quer vender simplesmente não vende, que é o que tem feito. O gasoduto destruído é do interesse de quem não quer que futuramente as exportações venham a ser retomadas.  Em vez de se reagir pavlovianamente quando se lê "Rússia" apelo a dois dedos de maturidade e reflexão.           bento guerra: Elementar, Dmitri, mas a malta tem preguiça de pensar              Vitor Batista > bento guerra: Pelo que sei. dimitri não é detective, mas um reles assassino,  enxerga-te.            Eduardo Cunha: estes dirigentes russos vão todos acabar empalhados ou a gozar a reforma num emirado qualquer.             Maria da Conceição Gaivão: …”lançar suspeitas sobre a Rússia é “estúpido e absurdo”… Claro que sim!    Os principais prejudicados são a Alemanha e a Rússia. Os principais “beneficiados” são Polónia, Ucrânia e EUA.  Siga a guerra e a destruição da Europa via UE e EUA/Nato.

Nenhum comentário: