terça-feira, 13 de dezembro de 2022

“Na Terra, tanta guerra”

 

Alunagem não houve, mas é sempre um prazer saber destes feitos humanos, que não compensam, todavia, os desumanos.

LUA

Splashdown! Missão Artemis I já regressou à Terra. Está dado o primeiro passo para reconquistar a Lua

Nave espacial Orion viajou para quase 435 mil quilómetros da Terra e já amarou junto à Ilha de Guadalupe. É o primeiro passo para a reconquista da Lua. Siga aqui a viagem.

MARTA LEITE FERREIRA: Texto

OBSERVADOR, 11 dez. 2022, 17:14  

A nave espacial Orion, protagonista da primeira missão do programa Artemis da NASA, já regressou à Terra depois de ter viajado para lá da Lua, completando assim o primeiro passo do regresso da humanidade ao satélite natural do planeta. No total, a nave percorreu 2,1 milhões de quilómetros.

Vinte e seis dias depois ter sido lançada a partir do Cabo Canaveral, no estado norte-americano da Flórida, a nave regressa agora à Terra: vai aterrar na costa da Península da Baixa Califórnia, perto da Ilha de Guadalupe, às 17h39 de Portugal Continental.

A NASA, agência espacial dos Estados Unidos, tem publicado nas redes sociais imagens que mostram a viagem de regresso à Terra da Orion. No vídeo aqui em baixo, mostra a vista da nave espacial para a Terra quando estava a pouco mais de 24 mil quilómetros do planeta.

Os principais objectivos da missão Artemis I são demonstrar que os sistemas da nave Orion conseguem suportar as exigências do voo espacial, desde que levanta voo em direção ao espaço até à reentrada na atmosfera terrestre, aterragem e recuperação para análise.

Esta é a nave que, um dia, transportará astronautas até à Lua, onde a nave chegou a 21 de novembro, aproximando-se a um mínimo de 130 quilómetros de altitude. No ponto mais longínquo da viagem, Orion esteve a 434.523 quilómetros da Terra e a 64.374 quilómetros da Lua.

Todas as informações de voo da nave espacial Orion vão ser estudadas pelos engenheiros da agência espacial norte-americana para aprimorar a próxima missão: a Artemis II, que está planeada para 2024 e já terá astronautas a bordo.

LUA   ASTRONOMIA   ESPAÇO   CIÊNCIA

NASA

Artemis I: Or, To the Moon and Back Again. 🚀Live coverage of our

@NASA_Orion

spacecraft’s return to Earth will begin at 11am ET (1600 UTC) on Dec. 11, with splashdown in the Pacific Ocean near Guadalupe Island at 12:39pm ET (1739 UTC). Watch it live: https://youtu.be/xzZPzmMtQA8

 

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Doze pessoas diferentes já caminharam sobre a Lua, com o primeiro tendo sido Neil Armstrong e o último Eugene Cernan. Todas as alunissagens tripuladas ocorreram entre julho de 1969 e dezembro de 1972 como parte do Programa Apollo. Dos dozeAlan Shepard foi a pessoa mais velha a pisar a superfície lunar aos 47 anos e 80 dias de idade, enquanto Charles Duke foi o mais novo aos 36 anos e 201 dias. À data de hoje, 13 de dezembro de 2022, estão vivos Buzz AldrinDavid ScottCharles Duke e Harrison Schmitt.

Nenhum comentário: