terça-feira, 7 de outubro de 2025

Via email

 


O texto do DR. SALLES.

A busca do bem comum, como expoente mor de “política”, segue, todavia, o parecer do preconizador sortudo dessa política de momento, que tantas vezes encontra quem a desvirtue ou mesmo a impeça, movido por pareceres pessoais de outras dimensões ou artifícios, nem sempre quadrando-se com uma racionalidade aceitável, ou, pelo contrário, apresentando argumentos que contribuem para o evoluir do pensamento humano. De facto, nunca existe unanimidade perfeita nos conceitos, e daí os desvios ou as disputas que os partidarismos entre si se disputam. O certo é que uma uniformidade de conceitos nunca seria viável, entre seres pensantes, que têm a palavra - oral ou escrita - quando não física – para se defenderem - os diversos outros animais apenas limitados aos recursos específicos da “linguagem” física. Daí a superioridade do ser humano, que assim vai construindo – ou destruindo – matérias do seu canto ou do seu conto, admiráveis ou perversos, dentro do conceito estratificado – que felizmente existe entre os humanos, passível, todavia, de aperfeiçoamento e variações – e fixação no tempo e no espaço.

O texto do meu email

POLÍTICAS DE DESENVOLVIMENTO (cont)

HENRIQUE SALLES DA FONSECA

A BEM DA NAÇÃO06.10.25

 

INQUÉRITO

COMENTÁRIO DE ISAURA LOPES: «Importa debater estes temas Parabéns a este blog»

* * *

COMENTÁRIO DE HENRIQUE SALLES DA FONSECA:

«Começo por agradecer as participações até agora ocorridas e por informar que, sendo este um tema central das motivações deste blog, o presente INQUÉRITO se manterá aberto sem previsão de encerramento. Mais informo que não tenciono fazer uma síntese conclusiva pois todas as participações já publicadas têm óbvio mérito absoluto e porque os nossos leitores têm o seu próprio poder de síntese.

Permito-me, contudo, lembrar quem nos lê que política é via pela qual se propõe um grupo de pensadores conduzir um país, uma região, uma localidade, um agregado social de um ponto de partida para se chegar a um novo patamar de bem-estar/bem-comum. A democracia é a liberdade de escolha entre conceitos alternativos de bem-comum e vias alternativas para se alcançar o desiderato de cada proposta. Aquilo que mais aparece nos telejornais é politiquice e manipulação.

A busca do bem-comum continua em aberto…

Outubro de 2025

HENRIQUE SALLES DA FONSECA

Nenhum comentário: