sábado, 4 de maio de 2019

1 contra 4, 4 contra 1



E o 1 desiste, renuncia ao cargo que, aliás, usurpou em tempos, se a lei parcimoniosa não for aprovada. A minha irmã também acha que é fita do Ministro, mas discorda, como eu, das exigências tão drásticas dos 4. Veremos no que vai dar, mas que isto rebenta com o país é certo. Concordo com MST. E tenho medo.
OPINIÃO; Festa de hipocrisia no Parlamento
Ver a direita a enfiar-se desta forma na cama da esquerda é demasiado obsceno para os meus olhos. PSD e CDS estão a abandalhar o seu legado de 2011 a 2015, quando salvaram o país da bancarrota. Assunção e Rio vão pagar por isto. E vai ser já em 2019.
JOÃO MIGUEL TAVARES      PÚBLICO, 3 de Maio de 2019
Está tudo no patético tweet do CDS de quinta-feira à noite:  Não é verdade que o CDS tenha hoje aprovado o pagamento de tempo integral dos professores. Essa proposta foi chumbada com o nosso voto. Aprovou-se apenas o princípio de que “os professores terão direito à contagem integral do tempo congelado mediante negociação com o Governo.” Quase três décadas após o clássico “fumei mas não inalei”, o Parlamento português acaba de inventar o “descongela mas não consome”.
O tweet do CDS, que poderia também ter sido subscrito pelo PSD, diz o seguinte: 1) os professores têm direito à contagem integral do tempo de serviço; 2) o momento e a forma como essa contagem vai reflectir-se nos ordenados discute-se mais tarde. Ora, não é possível somar 1 + 2 sem que o resultado seja a absoluta irresponsabilidade e uma brincadeirinha com os contribuintes e com os próprios professores. O tempo descongela? Segundo o PSD e o CDS, sim. Os professores vão receber por isso? Segundo o PSD e o CDS, não.
Sejam bem-vindos à grande festa de hipocrisia do ano, onde ninguém fica de fora, com destaque para as tristes figuras de PSD e CDS, seguidos de perto por Bloco e PCP. Se isto é a oposição, há que dar razão a António Costa: mais vale ficarmos com o Governo. Reparem bem. Por um lado, o aumento dos famosos nove anos, quatro meses e dois dias não pode ser já em 2019 — a despesa não está prevista no Orçamento do Estado e, devido à norma-travão, o diploma esbarraria no Tribunal Constitucional. Por outro lado, ninguém percebe quando tal medida é para implementar — a sua calendarização foi chumbada pela direita, e a sua limitação aos “recursos disponíveis” foi chumbada pela esquerda.
Não sei se a direita fez bem as contas, achando que tirava mais vantagens eleitorais da felicidade dos professores do que da indignação de todos aqueles que durante o tempo da troika sofreram a crise na pele e nunca recuperarão aquilo que perderam. O que sei é isto: a ausência de um rumo discernível no discurso político não costuma trazer vantagens eleitorais para ninguém. Roma não paga a traidores. E se há coisa que os eleitores não suportam é a língua bífida e o jogo de simulações, que tem sido em grande medida responsável pela descredibilização da actividade política, um pouco por todo o mundo.
Há quem discuta se a extensão da medida a todas as carreiras especiais da função pública custa ou não os 800 milhões de euros que Mário Centeno anunciou. Mas seja esse o número ou não, acredito piamente no ministro das Finanças quando ele diz que se trata do maior aumento de despesa permanente da legislatura e que é um “sonho” e uma “demagogia” andar a vender a ideia de que seria financiável com base em expectativas económicas futuras. Não está em questão a justiça ou injustiça da medida per se, mas sim a sua sustentabilidade a prazo e a forma como ela compara com o sector privado, que foi obviamente o grande prejudicado pela crise. Perguntem a todos os despedidos deste país quem lhes vai devolver o tempo que ficaram no desemprego.
Ver a direita a enfiar-se desta forma na cama da esquerda é demasiado obsceno para os meus olhos. PSD e CDS estão a abandalhar o seu legado de 2011 a 2015, quando salvaram o país da bancarrota. António Costa até pode estar a dramatizar a crise. Mas dramática, dramática, é a inconsistência e a burrice de quem oferece de bandeja ao PS a seriedade na gestão das contas públicas. Assunção e Rio vão pagar por isto. E vai ser já em 2019.
Jornalista
COMENTÁRIOS
Mario Coimbra: Eu nem quero acreditar nisto. É uma irresponsabilidade do tipo Sócrates. E eu que sou de direita estou envergonhado com esta atitude. E não me venham com o liberalismo nem essas patetices. Isto é uma pandora box que vai custar caro demais para nada. Assim não vamos lá. Repito isto é uma irresponsabilidade tipo Sócrates. Uma vergonha.
Pedro Paulo: Estou 1000% de acordo com o autor do artigo. Ainda há dias pensava que se temos juros baixos, aumento do investimento, foi porque coelho recuperou a credibilidade do pais entre 2011 e 2015. coelho dizia governar para o pais, não para ser popular. E os anos de austeridade tornaram possível a recuperação. Agora a direcção do PSD governa para a popularidade. Não para o país. É triste

Nenhum comentário: