quinta-feira, 30 de maio de 2019

A teoria da ubiquidade


Só falta a Marcelo o dom da ubiquidade, para estar simultaneamente a festejar no Príncipe e no Sobral, no Brasil, a tal teoria, pois também o fenómeno do eclipse se observou ali, no Sobral do Ceará, onde também é festejada a demonstração da teoria do Einstein, pois aí se comprovou igualmente o tal encurvamento gravitacional da luz, prova da sua massa. Só que provavelmente não se dá tanta importância ali ao nosso Presidente, senão, ele arranjava maneira de lá estar à hora certa. Apesar de tudo, parece-me exagerado o encómio tão rasgado de Domingos Lopes ao nosso PR, mas deixo-me arrastar no entusiasmo e dedico ao nosso PR da ainda não ubiquidade, (que não tardará, a continuarem as demonstrações sobre a teoria quântica e seus afins, como Carlos Fiolhais explica no YouTube…), o poema de Fernando Pessoa, em participação na homenagem:
D. Sebastião, Rei de Portugal
Louco, sim, louco, porque quis grandeza
Qual a Sorte a não dá.
Não coube em mim minha certeza.
Por isso onde o areal está
Ficou meu ser que houve, não o que há.

Minha loucura outros que me a tomem
Com o que nela ia.
Sem a loucura que é o homem
Mais que a besta sadia
Cadáver adiado que procria? (MENSAGEM)
I -São Tomé e Príncipe  .100 anos. A importância de São Tomé e Príncipe na Teoria da Relatividade de Einstein (Internet)
A 29 de Maio de 1919, durante a observação de um eclipse solar na ilha do Príncipe, os astrónomos liderados pelo britânico Arthur Eddington validaram o encurvamento gravitacional da luz, provando que Einstein estava certo. Marcelo chega esta terça-feira ao Príncipe para as celebrações.
Passaram-se 100 anos desde que a Teoria da Relatividade Geral de Einstein foi comprovada na ilha do Príncipe e Marcelo Rebelo de Sousa não deixará passar a data em branco. No âmbito destas comemorações, o Presidente da República português dirige-se esta terça-feira a São Tomé e Príncipe para participar numa observação nocturna das estrelas.
Foi a 29 de Maio de 1919, durante a observação de um eclipse solar a partir da Roça Sundy, na ilha do Príncipe, que os astrónomos liderados pelo britânico Arthur Eddington validaram o encurvamento gravitacional da luz, provando que Albert Einstein estava certo.
Agora, 100 anos depois, o chefe de Estado português dirige-se à ilha do Príncipe para participar nas iniciativas que assinalam a comprovação da teoria do físico alemão. Segundo o programa oficial, Marcelo Rebelo de Sousa chega à ilha do Príncipe esta terça-feira pelas 17h locais (mais uma hora em Lisboa), sendo recebido com honras militares. Ao início da noite terá um encontro com o Presidente de São Tomé e Príncipe, Evaristo Carvalho, seguindo-se uma recepção oficial, na capital do Príncipe, Santo António. Depois, o Presidente participa numa observação nocturna de estrelas, na baía de Santo António, uma das iniciativas previstas nas comemorações, que decorrem até quarta-feira.
Na quarta-feira será ainda inaugurado o Espaço Ciência e História Sundy, na Roça Sundy, local onde Eddington comprovou a teoria da relatividade do físico alemão.
Em 1919​, o fenómeno foi observado igualmente no Sobral, Ceará (Brasil), que também acolhe iniciativas, por estes dias, estando ainda patente em Lisboa uma exposição no Museu da História Natural e da Ciência (naquela época, Portugal cedeu apoio logístico às expedições científicas).
O chefe de Estado português tinha anunciado esta deslocação, em Julho do ano passado, durante o encontro “Ciência 2018”, no Centro de Congresso de Lisboa, que contou com a participação do então ministro da Educação, Cultura, Ciência e Comunicação são-tomense, Olinto Daio.
À data, dirigindo-se a Olinto Daio, Marcelo Rebelo de Sousa declarou: “Senhor ministro de São Tomé e Príncipe, e bom amigo, ainda não há muito tempo nos encontrámos lá, e lá voltarei em Maio do ano que vem, para a celebração a propósito da comprovação da teoria da relatividade, na ilha do Príncipe”.


Nenhum comentário: