quinta-feira, 22 de agosto de 2019

“Cada um é seus caminhos”



E não é só, pois, segundo a perspectiva dos apoiantes humanistas, solidários com os que sofrem, condenatórios de Salvini, tais como Manuel Carvalho. Há os defensores da integridade europeia e do seu tacho. No fundo, somos todos meio/meio, como diria Camilo, hesitantes entre o coração, a cabeça e o estômago, entre os quais me incluo.
EDITORIAL: A Itália a caminho da Europa escura
A direita nacionalista, autoritária e antieuropeia não ficará confinada ao Leste da Europa. Só um milagre permitirá afastá-la da Itália.
MANUEL CARVALHO,   PÚBLICO, 21 de Agosto de 2019
A sessão do Senado italiano convocada para votar a moção de desconfiança ao Governo apresentada pela Liga de Matteo Salvini reuniu na sua gravidade todos os dramas que afligem a Itália (e a Europa).
Um ministro que se dispõe a derrubar no parlamento o Governo que integra ou um primeiro-ministro que se demite por antecipação criticando duramente um dos membros do seu gabinete são momentos que superam até o delírio que por vezes toma de assalto a política em Roma: são principalmente sinais da confiança da direita autoritária e do desespero de um regime assustado, que dá conta pela primeira vez de que as forças antidemocráticas que o querem desvirtuar (ou derrubar) têm uma possibilidade real de sucesso. Matteo Salvini, o ministro suspeito de ligações financeiras obscuras à Rússia de Vladimir Putin que pede, sem qualquer pudor, “plenos poderes”, que recusa a atracagem de um navio com refugiados em grave situação humanitária, não é portador de “qualidades fundamentais para quem quiser ser presidente do Conselho de Ministros, na verdade até ministro do Interior” – tais como a cultura democrática e a responsabilidade institucional.
Quem o diz sabe-o de experiência feita: o primeiro-ministro que se demitiu, Giuseppe Conte. Mas é este homem sem qualidades públicas reconhecíveis que lidera as sondagens de opinião em Itália, com uns confortáveis 36%. O perigo extremista que há dois ou três anos se limitava a uma presença incómoda, mas marginal, está hoje a um passo do poder real.
Mesmo que os populistas do 5 Estrelas se juntem aos Democratas de Renzi para criar uma frente de contenção a Salvini, mesmo que o Presidente da República, Sergio Mattarella, insista na velha fórmula de governos de iniciativa presidencial para afastar o medo das eleições, mais cedo que tarde a Liga e o seu programa extremista conquistarão a Itália.
A crise económica, a pressão migratória, a descrença e a falta de rumo da Europa do pós-crise financeira abriram-lhe as portas e Salvini soube escancará-las criando inimigos externos, alimentando o vírus nacionalista, servindo-se da demagogia, e explorando o medo. Está, portanto, na hora de reconhecer a dura realidade: a direita nacionalista, autoritária e antieuropeia não ficará confinada ao Leste da Europa. Só um milagre permitirá afastá-la da Itália, um dos países fundadores da União, um dos alicerces da sua identidade e um dos mais brilhantes exemplos da sua excelência cultural.
COMENTÁRIOS
Fernando Carvalho: Parece uma colherada de óleo fígado de bacalhau, como nos meus tempos de criança. O Salvini é mau. O Salvini é feio. O Salvini é gordo. O Salvini cheira mal dos dentes . O Salvini tem cabelos nos sovacos. O FBI estuda a hipótese Salvini no caso do homicídio Kennedy. Constantinopla caiu, provavelmente, às mãos dos turcos por causa do Salvini. Mas ele acabou com a separação de poderes em Itália? Aboliu o Estado de Direito na península? Aparentemente não, a julgar pelas notícias desta manhã : o magistrado de Agrigento determinou o desembarque dos emigrantes e o executivo acatou a sua intervenção. Porquê esta diabolização de Salvini? Porque é opositor da emigração ilegal? Mas não é essa a vontade da maioria dos italianos? Ou dos dinamarqueses e da nova primeira-ministra social democrata?
manuelserra72: O problema dos ideólogos tipo BeepBeep é que a realidade não conta. Tudo o que contrarie a narrativa ideológica em que vivem é rapidamente classificado como "mentira" (e outros procedimentos expeditos)     Tiago Vasconcelos: Ao escrever "[Salvini] é um homem sem qualidades públicas reconhecíveis", Manuel Carvalho revela miopia. Com efeito, Salvini é um político extremamente carismático, bom orador, auto-confiante e determinado. De outra forma, aliás, não teria sido possível ter alcançado a popularidade que alcançou. Não confunda anseios com a realidade, Manuel Carvalho.
Carla Moreira: Os últimos artigos são do insuspeito El País. Há mais, muito mais, mas para quê continuar quando qualquer um se pode informar se quiser? Não há preparação técnica para lidar com estes menores. O idealismo chegou-se à frente, mas não há bases nem condições. Agora estudam redistribuí-los (leia-se: verem-se livres deles em Barcelona, onde estão a prejudicar o turismo) pelas terras da Catalunha. Haverá coisa mais criminosa?! Não têm polícia suficiente para eles na capital e vão levá-los para as aldeias onde os velhos estão desprotegidos?! Quem pode concordar com isto? Pena que não sejam as mãezinhas e avozinhas de alguns/algumas. Margarida Paredes, vá ler jornais online de Espanha e procure em particular notícias da Catalunha. Depois conte você própria os milhões, que eu agora não tenho tempo. Parece que há pessoas que acham que vale a pena salvar umas vidas e destruir outras (e inclusivamente comunidades) em troca disso. O balanço, para eles, deve ser positivo. TM: Claro que você não tem tempo. É a resposta típica dos mentirosos.
Carla Moreira: Contrarie-me lá, então. o TM, que sabe tudo! Já teve tempo de pesquisar tudo o que lhe apresentei ou não sabe ler? Ficou engasgado com os dados?
TM: Engasgada fica você com o ódio que destila. Dados de 2018: Nascidos no estrangeiro: América do Sul: 2,211,232; Europa: 2,168,549. África: 1,218,691. Com nacionalidade estrangeira - 5 maiores nacionalidades de estrangeiros a viver em Espanha, apenas um vem de África (Marrocos), o resto são Roménia, RU, China e Itália.
manuelserra72: A resposta típica do TM é chamar mentirosos a todos os que tenham uma visão diferente...
Carla Moreira: "Dan una paliza a los miembros de «la manada» de Murcia en la cárcel (abc.es)". Se virem o filme, ficam mais esclarecidos. Está no link do jornal. Isto é Espanha, aqui ao lado. Mas os nossos meios de comunicação não devem querer preocupar-nos. Têm dito muito pouco sobre o que se passa constantemente com os hóspedes africanos que os espanhóis já meteram aos milhões. Está a falar de quantos milhões?
TM: Também gostava de saber quantos milhões. Tendo em conta que a população de imigrantes da América Latina ultrapassa a do Norte de África e a maior % são cidadãos da Roménia.
Helder Antunes: Não se canse Carla. Não vale a pena. Isto só se resolveria minimamente de uma maneira. De entre duas ou três. Mas diz que seriam atentatórias dos direitos humanos e mais não sei o quê. Dos deles, é claro. Dos dos outros, é claro, como diz e obviamente bem. Dos direitos humanos dos indivíduos e comunidades a quem é imposta a presença de quem contra as quais vem atentar já ninguém quer saber. É por isso que o que está aqui em causa é uma guerra de uns contra outros. Diferente no modo de outras mas em que os princípios são os mesmos e o fim o mesmo que sempre espera quaisquer outros perdedores de outras guerras mais abertas e declaradas. Mas isto é só conversa porque o fim da Europa já começou.
Carla Moreira: De hipócritas está o mundo farto e espero que a Europa também, em breve. Quem amordaça os que têm direito a exprimir a sua opinião e a contribuir para o debate fora do inefável manto do politicamente incorrecto que tudo cobre nestes tempos de obscurantismo militante é fascista, com todas as letras!
 (cont) 4 milhões em donativos à Proactiva Open Arms nos últimos 12 meses. Um impostor maltratador armado em salvador das Áfricas. Já estava a tremer só de pensar que tinha de pôr o dinheiro do combustível até costas espanholas e ficar sem o barco que tanto lucro lhe dá. Os passageiros importam-lhe um pimento, é tudo teatro e negócio chorudo. Tem "casota" na melhor zona de Barcelona, em bairro onde os MENAS que transporta não o podem atacar nem violar-lhe os parentes. Isso fica para os outros, os que moram nos bairros pobres ou de classe média baixinha da cidade.
lgss: Na minha opinião a culpa disto é da União Europeia que durante anos e anos deixou a Itália e outros países, que devido à sua geografia tiveram de arcar com o esforço da imigração/refugiados. A UE recorrentemente é o transeunte que fica a ver o acidente acontecer. E depois admiram-se, indignam-se, agitam as asas, apontam os seus dedinhos. Lembremo-nos quando a Grécia entrou em crise e não havia dinheiro para lidar com refugiados/imigrantes; a Alemanha acedeu a que se usasse fundos, mas somente para a construção de um muro. Lembremo-nos da quantidade de gente que barcos italianos tiraram das águas do mediterrâneo e que cuidaram, 100% esforço italiano. Anos, anos, anos, anos. Enquanto este pessoal se esforçava, os restantes europeus tiveram o privilégio de ignorar. Surprise!
Helder Antunes, 21.08.2019: O sr director lá tem a sua narrativa e portanto é deixá-lo. Mas o disparate de chamar a salvini ou orban anti-europeístas é isso mesmo, um disparate, e completamente absurdo. Europa só há uma, a dos europeus. Uma Europa com africanos e asiáticos, mais ou menos do extremo ou do médio, é outra coisa, no mesmo espaço geográfico, mas outra coisa. Não a mesma, não Europa. Alguém como eles que pretendem limitar a entrada de não europeus na Europa não é portanto um anti-europeísta mas sim um defensor da Europa. Opõem-se ao seu fim, à sua transformação noutra coisa, diferente. E para diferente, mais igual a África ou ao oriente, mais ou menos de médio ou não, não, obrigado. Os que são de lá já perceberam isso. Querem é vir para cá. Como lá não obrigado. Os de lá são os primeiros a reconhecê-lo. 
manuelserra72, 21.08.2019 : Há uma argumentação e defesa de um ponto de vista da parte do Hélder, concorde-se ou não. Do outro lado (TM) há só insultos e estigmatização . Típico   TM, 21.08.2019: Ainda estou para perceber que direita de Leste é que está contra a Europa. Orban e pro UE por muito que isso nos custe engolir!
Carlos Diogo: Está contra a Europa porque está contra os valores fundamentais da construção europeias.
TM 21.08.2019: Nessa perspectiva sim, mas nem Fidezs nem PiS querem retirar os seus países da UE. Preferem o confronto e a destruição das suas Democracias.
Helder Antunes, 21.08.2019: @carlos. Os valores são o cimento. Para uma construção ficam a fazer falta os tijolos. Sem uns de nada servem os outros. E quando os tijolos não agarram a massa... não se constrói nada. Continue a Europa a incorporar tijolos que não agarrem o cimento europeu que vai ser linda a construção que daí vai, está a resultar. Qualquer porquinho mais avisado sabe disso, não percebo qual é a dificuldade que certos Homens têm em fazer o mesmo. Ou tb como quem diz: o pior cego é o que não quer ver.
lgss, 21.08.2019: ”Nessa perspectiva sim, mas nem Fidezs nem PiS querem retirar os seus paises da UE.”. De onde é que lhes vem o dinheiro?

Nenhum comentário: