segunda-feira, 3 de maio de 2021

E no de todas as outras notas da escala

 

E no de todas as outras notas da escala

O ai bem sentido de quem não tem esperança de que acontecesse algum dia – esse milagre de uma mudança radical entre nós…

NO TOM DE DÓ MAIOR - 1

 HENRIQUE SALLES DA FONSECA

A BEM DA NAÇÃO, 02.05.21

SE EU MANDASSE…

… lançava um «Plano Nacional de Instrução de Adultos» com vista ao alcance de metas específicas de cumprimento do Ensino Obrigatório.

Todos os cidadãos na faixa etária dos 18 aos 50 anos teriam que cumprir a obrigatoriedade desse nível mínimo de instrução sob pena de não poderem ter carta de condução de qualquer tipo de veículo motorizado nem poderem votar ou serem candidatos em eleições presidenciais, legislativas nem autárquicas.

Diz quem me lê que se trata de ideia muito radical ao que respondo que se se trata de obrigatoriedade para não levar a sério, então que se lhe mude o nome. Chamemos-lhe «nível voluntário de instrução» ou, de «nível diletante de instrução».

Assim, regressando à seriedade, constatemos que, não definindo mecanismos de pressão que induzam ao cumprimento da obrigatoriedade, para além de não resolvermos o problema do deficientíssimo nível médio de instrução, ficamos perante uma mentira institucional que só desprestigia quem com ela pactua, a Democracia.

Tags:

"política portuguesa"

COMENTÁRIOS

 Anónimo  02.05.: Com que, então, convertido às 'Novas Oportunidades'? Os Doutoramentos em Espanha ficam-nos mais baratos e mais desenvolvem o Sucialismo! Elias Quadros

 Adriano Miranda Lima  02.05.2021: Estou de acordo. Significa, a meu ver, reconhecer que a iniciativa tomada pelo governo de Sócrates tinha todo o sentido. Assim como outras medidas de ãmbito estratégico, mas que só não são reconhecidas dada a extrema diabolização movida contra a sua pessoa. Muitas vezes tem de se distinguir o trigo do joio. De facto, é crónico e tem barbas longuíssimas o problema da nosso desfasamento em relação à Europa na questão da escolaridade e da formação profissional. Enquanto não for resolvido, dificilmente projectaremos a economia para níveis mais próximos dos padrões europeus.

 Anónimo  02.05.2021 : Era muito bom, de certeza. Mas essas ideias, como não se põem em prática arquivam-se em "UTOPIAS" !


Anónimo  03.05.2021: Radical, mas concordo, embora seja utópico, pelo menos nos tempos mais próximos.

Nenhum comentário: