sexta-feira, 7 de maio de 2021

Uma atmosfera ansiada

 

Um singelo e bonito poema a lembrar momentos por nós vividos de uma natureza amena que desejaríamos voltasse a surgir e que o Dr. Salles tem a sorte de contemplar. E extrapolar, com a costumeira energia, sobre a questão humana, nem sempre serena, como a chilreada livre da passarada ou o gato meigo em busca de afecto…

BOM DIA

 HENRIQUE SALLES DA FONSECA

A BEM DA NAÇÃO 07.05.21

 

Hoje, desci à parada

para ouvir

o acordar da passarada

e do meio de tanta algazarra

saltou uma ordem de não sei quê

a que se seguiu um instante de silêncio.

«Rapaziada» bem mandada,

pensei eu.

Mas logo de seguida

volta a gritaria da alegria de viver.

São eles melros, pardais e outros que tais…

E o Sol nasceu, a passarada, acordada, voou

até que o último «piu»

se confundiu com o «mio»

do gato local que por ali passou.

Deste, não lhe ouvi as pegadas a bater na calçada

nem sequer o restolhar nos canteiros das flores

mas vi-o e senti-o quando

me veio cumprimentar

a roçar-se nas minhas pernas

e a agradecer a cama nova

que lhe pus na casota ali ao canto do jardim.

E foi assim,

nesta paz serena de limites definidos,

que me lembrei de que nem sempre

os pássaros cantam livres,

os gatos se roçam nas nossas pernas

e o homem cofia os bigodes tranquilamente

sem pensar que possa estar

na mira da espingarda de alguém.

E o gato lá foi às sopas da vizinha…

E eu, bigodes cofiados,

dei meia volta,

subi a escadaria

e fiz-me ao dia.

BOM DIA!

Tags:: "histórias para os meus netos"

COMENTÁRIOS:

 Miguel Magalhaes  07.05.2021  Gostei.

 Adriano Miranda Lima  07.05.2021: Aplaudo a beleza literária e o sentido filosófico deste tecto.

 

Nenhum comentário: