quarta-feira, 12 de maio de 2021

Uma arma e peras


Usassem eles – israelitas e palestinianos – contentores de lixo como balas hesitantes, como eu vi cá entre nós, contra os polícias armados, esses sim, de balas de borracha eficientes, para festejarmos o verde vitorioso do Sporting, e a deserção nas suas praças ou faixas, far-se-ia sem problemas de maior. Mas como não passam sem rockets, sujeitam-se.

MÉDIO ORIENTE

Israel e Hamas intensificam conflito em Gaza: centenas de rockets disparados e mais de 30 mortos

Netanyahu promete “intensificar ataques” contra a Faixa de Gaza “em intensidade e frequência”. Morreram pelo menos 28 palestinianos nos bombardeamentos israelitas na Faixa de Gaza e três mulheres em Israel, duas no Sul e uma perto de Telavive.

MARIA JOÃO GUIMARÃES

PÚBLICO, 11 de Maio de 2021

A frente de conflito que se abriu na Faixa de Gaza viu esta terça-feira uma escalada com centenas de rockets disparados contra Israel – 480 desde o início dos confrontos na segunda-feira, segundo   autoridades israelitas – e mais de 30 mortos: três vítimas do lado de Israel, no Sul e perto de Telavive, enquanto em Gaza, bombardeamentos israelitas mataram 28 pessoas, incluindo nove crianças, também desde segunda-feira.

O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, disse esta terça-feira que a operação militar de Israel em Gaza se iria intensificar. “Na conclusão de uma avaliação da situação, foi decidido que tanto a intensidade como a frequência dos ataques iria aumentar.” O ministro da Defesa, Benny Gantz, especificou: “Por cada dia que disparem contra cidadãos israelitas, vamos fazê-los recuar anos.”

É o momento mais violento na Faixa de Gaza desde 2019, quando o assassínio de um importante militante do Hamas (num regresso de Israel à prática de assassínios selectivos que tinha entretanto suspendido) levou a retaliação contra Israel.

Israel diz que matou 15 militantes do Hamas e três da Jihad Islâmica (um deles o responsável pela unidade especial do lançamento de rockets) nos ataques em Gaza.

O Hamas disse, pelo seu lado, que num salvo de cinco minutos disparou 137 projécteis contra Ashkelon e Ashdod, onde houve casas incendiadas e uma escola chegou a se atingida (na véspera as aulas foram suspensas, por isso o edifício estava vazio). Segundo o diário Haaretz, houve uma falha na bateria do sistema de protecção sobre a cidade de Ashkelon e que foi nesta altura que os rockets atingiram a escola e ainda uma casa onde morreram duas mulheres, uma delas de nacionalidade indiana.

O disparo de muitos rockets ao mesmo tempo dificulta o trabalho do sistema de defesa Iron Dome que, segundo as autoridades do Estado hebraico, estavam a neutralizar 90% dos projécteis disparados de Gaza.

O Hamas avisou ainda que se Israel não parar os ataques irá lançar mísseis “contra os arranha-céus de Telavive”, num ataque “muito pior do que o que aconteceu em Ashkelon”, ameaçou o porta-voz do Hamas Abu Obeida. Passado não muito tempo, ouviram-se sirenes de aviso em Telavive. A maioria dos projécteis foi interceptado, mas uma mulher morreu em Rishon Lezion, a Sul da cidade.​

O ataque a Telavive é, disseram as Brigadas Qassam, o braço armado do Hamas, “a resposta ao ataque do inimigo a torres residenciais”. Antes, um prédio de 13 andares desmoronou-se depois de um ataque da Força Aérea israelita, que queria atingir um local em que está um escritório usado pela liderança política do Hamas. Muitos residentes receberam um aviso antes para saírem do local.

Na véspera, alguns dos rockets lançados pelo Hamas fizeram disparar sirenes de aviso em Jerusalém, levaram à evacuação do Parlamento e obrigaram as pessoas na rua a procurar abrigo. O movimento dispara, normalmente, para mais perto da Faixa de Gaza, e os projécteis com maior alcance são menos usados – a última vez que tinham apontado a Jerusalém foi durante a guerra de 2014.

Em Gaza, em Beit Hanoun, no Norte do território, um residente, Abdel-Hamid Hamad, disse que o seu sobrinho Hussein, de 11 anos, morreu num ataque aéreo enquanto estava a recolher lenha. “Já sofremos demais, nada faz diferença”, disse Hamad à Reuters. “O que podemos fazer?” O território está desde 2007 sob bloqueio, com uma vida ditada ao sabor das horas de electricidade racionada, com pouca água potável, e sobretudo sem perspectivas para os seus habitantes, o que se agudiza no caso dos jovens.

Israel diz que um terço dos rockets lançados não fizeram a trajectória esperada, e que vários causaram vítimas entre palestinianos de Gaza.

A operação israelita já tem nome, Operação Guardiões do Muro, uma nota que pode remeter para o ponto fulcral do conflito, no coração de Jerusalém dividida: o Muro Ocidental, local sagrado para os judeus, e o Nobre Santuário, onde está a Cúpula do Rochedo e a Mesquita de Al-Aqsa, sagrado para os muçulmanos.

Os limites estabelecidos pela polícia no mês de Ramadão e os confrontos na mesquita, onde chegou a entrar gás lacrimogéneo, acabaram por deixar mais de 300 palestinianos feridos, assim como 21 polícias. Antes, também havia tensão nos protestos contra a potencial expulsão de famílias palestinianas de Sheikh Jarrah, em Jerusalém Oriental, palco de confraternização de famílias na quebra do jejum do Ramadão, e de mão pesada da polícia nos seus protestos.

Toda esta ligação ao Ramadão – os ajuntamentos diários em Sheikh Jarrah e na mesquita – faz muitos esperar que a tensão possa diminuir em Jerusalém quando o mês sagrado terminar, o que deverá acontecer na quarta ou quinta-feira.

o que se vai passar na Faixa de Gaza terá outra dinâmica. Até hoje, as três guerras em que o Hamas e Israel se confrontaram terminaram sem uma vantagem decisiva nem uma alteração da situaçãoo Hamas continua no poder e Israel mantém o bloqueio ao território, ou seja, como diz o diário britânico The Guardian, ambas foram vistas como falhanços pelos dois lados.

Apesar de sofrer os ataques, o Hamas foi o grande vencedor de segunda-feira, diz o diário israelita Haaretz. Pelo menos em Jerusalém, onde um palestiniano disse ao Haaretz: “Abu Obeida ameaçou que ia disparar contra Israel e cinco minutos mais tarde os polícias saíram da Porta de Damasco”, que dá acesso à parte muçulmana da Cidade Velha, para alterar a rota da marcha nacionalista que comemora a ocupação de Jerusalém Leste na guerra de 1967 e que acabou por não passar na porta de Damasco (o que era visto como uma receita para confrontos). “Na narrativa palestiniana”, comenta o Haaretz, “o Hamas é a única entidade que fez dobrar Israel e mudar a marcha para que não passasse no bairro muçulmano.”

tp.ocilbup@searamiug.oaoj.airam

TÓPICOS: MUNDO  ISRAEL  MÉDIO ORIENTE  HAMAS  BENJAMIN NETANYAHU  PALESTINA  FAIXA DE GAZA

COMENTÁRIOS:

Freitas EXPERIENTE: Haverá alguma diferença entre as forças armadas israelitas e os terroristas islamitas? Na disputa para ver quem mais consegue assassinar será difícil definir o vencedor.

José Oliveira EXPERIENTE: Um mundo sem judeus seria um lugar mais pacífico.

PedroKostaEXPERIENTE: Estou a ver que concorda com Hitler...... Interessante! E sem portugueses? E sem palestinianos? E sem brancos?

Beep Beep.469369 MODERADOR: Denunciado por anti-semitismo

 

Nenhum comentário: