segunda-feira, 31 de maio de 2021

E num minúsculo ponto dessa Via Láctea

 

Um programa – “Got Talent Portugal”- que nos enche as medidas – tanto pelo excelente nível do júri, formado por Manuel Moura dos Santos, Cuca Roseta, Sofia Escobar e Pedro Tochas e apresentação de Sílvia Alberto - como pelo excelente nível de grande parte dos seus concorrentes, que nos prendem durante três horas ao écran, dando-nos a sensação de que muito se tem feito a nível de criação de talentos, neste país que desejaríamos sempre, assim desenvolto e participativo. A todos eles agradecemos o belo espectáculo, e, entretanto, deitemos os olhos para estas notícias que o Público nos oferece, sobre coisas novas de astronomia, observadas pelo Homem, nestes últimos anos, na nossa Via Láctea de pontos negros e campos de luz e magnéticos, onde a nossa infinita ignorância e pequenez – mas uma pequenez de “roseau pensant” que forceja por entender – vai penetrando cada vez mais …

 

ASTRONOMIA

Milhões de estrelas e buracos negros. NASA divulga imagem do centro da Via Láctea

Imagem do centro da Via Láctea é uma composição feita a partir de 370 observações realizadas ao longo das últimas duas décadas.

PÚBLICO

30 de Maio de 2021

O movimentado centro da Via Láctea está a 26.000 anos-luz de distância da Terra X-RAY: NASA/CXC/UMASS/Q.D. WANG; RADIO: NRF/SARAO/MEERKAT

Milhares de milhões de estrelas, incontáveis buracos negros, gás superaquecido e campos magnéticos compõem uma imagem colorida, que transborda energia, do centro da Via Láctea, divulgada esta quinta-feira pela agência espacial norte-americana (NASA).

A imagem é uma composição feita a partir de 370 observações realizadas ao longo das últimas duas décadas pelo observatório espacial de raios X Chandra da NASA, lançado em 1999, e por um radiotelescópio (MeerKAT) instalado na África do Sul.

O astrónomo Daniel Wang, da Universidade de Massachusetts Amherst, explicou que passou um ano a trabalhar nesta imagem enquanto estava confinado em casa devido à pandemia de covid-19.

O que vemos na foto é um ecossistema violento ou energético no centro da nossa galáxia”, disse Wang, citado pela agência Associated Press. “Há muitos vestígios de supernovas, buracos negros e estrelas de neutrões. Cada ponto de raio-X ou característica representa uma fonte de energia, a maioria das quais estão no centro”, acrescentou.

O movimentado centro galáctico da Via Láctea está a 26.000 anos-luz de distância da Terra.

TÓPICOS

ASTRONOMIA  CIÊNCIA  VIA LÁCTEA  ASTROFÍSICA  UNIVERSO  ESPAÇO  GALÁXIAS

COMENTÁRIOS

PG EXPERIENTE: Não somos o centro do Universo. O centro da galáxia, com a riqueza aqui mostrada, também está longe de o ser. Na verdade, o centro do Universo não existe. Um pouco de humildade cósmica só nos faz bem.

fernando jose silva INFLUENTE: O extraordinário universo desconhecido.

 

 

Nenhum comentário: