terça-feira, 22 de setembro de 2020

Há sempre alguém

 

Teresa de Sousa é um desses, que nos avisa, com eficiência, embora muitos outros já o tenham feito igualmente. Os Trovante também o cantaram e nos encantaram, mandatados por João Gil, mas ficaram-se liricamente pela saudade disso tudo, por vago que seja. Quem sabe se um dia teremos saudade destes avisos eruditos de Teresa de Sousa, sobre uma pandemia, pelo menos, grotesca, em tantos detalhes… É claro que preferimos o saber indeciso dos Trovante, mesmo na consciência de todas as fragilidades, quaisquer que elas sejam…

Saudade

Trovante     Compositor: João Gil

Há sempre alguém que nos diz: tem cuidado    Há sempre alguém que nos faz pensar um pouco     Há sempre alguém que nos faz falta         Ahhh, saudade…

Há sempre alguém que nos diz: tem cuidado   Há sempre alguém que nos faz pensar um pouco   Há sempre alguém que nos faz falta   Ahhh, saudade…

Chegou hoje no correio a notícia

É preciso avisar por esses povos

Que turbulências e ventos se aproximam

Ahhh, cuidado…

Há sempre alguém que nos diz: tem cuidado   Há sempre alguém que nos faz pensar um pouco
Há sempre alguém que nos faz falta   Ahhh, saudade…

Há sempre alguém que nos diz: tem cuidado   Há sempre alguém que nos faz pensar um pouco
Há sempre alguém que nos faz falta    Ahhh, saudade…

Foi chão que deu uvas, alguém disse

Umas porém colhe-se o trigo, faz-se o pão

E se ouvimos os contos de um tinto velho

Ahhh, bebemos a saudade…

Há sempre alguém que nos diz: tem cuidado   Há sempre alguém que nos faz pensar um pouco   Há sempre alguém que nos faz falta    Ahhh, saudade…

E vem o dia em que dobramos os nossos cabos

Da roca a S. Vicente em boa esperança

E de poder vaguear com as ondas

Ahhh, saudades do futuro…

Há sempre alguém que nos diz: tem cuidado     Há sempre alguém que nos faz pensar um pouco
Há sempre alguém que nos faz falta    Ahhh, saudade…

 

Como sair de uma crise que é pior que todas as outras

Esta não é, no entanto, mais uma crise. É a maior crise económica e social que a Europa vive desde a II Guerra.

TERESA DE SOUSA

PÚBLICO, 16 de Setembro de 2020

1.Há sempre uma crise. Há sempre uma oportunidade. Há sempre uma Comissão para apontar o caminho. Ontem, foi o dia em que a presidente da Comissão – pela primeira vez uma mulher – apresentou no Parlamento Europeu o seu primeiro discurso sobre o Estado da União, desafiando os europeus a vencerem mais uma. Que não é como as outras. Num ano muito particular. O ano de uma pandemia, que ninguém antecipou e que alterou radicalmente a nossa forma de viver. O primeiro ano sem os eurodeputados britânicos presentes, o que não impediu que Ursula von der Leyen fizesse grande parte do seu discurso em inglês – e citasse Margaret Thatcher, ao cuidado de Boris Johnson: “O Reino Unido não viola acordos”. Foi, a vários títulos, um discurso notável, impecavelmente apresentado. Tudo, na figura, na voz, na atitude de Von der Leyen, é apelativo. No fundo, o que ela tentou fazer foi apresentar a parte do caminho que está à nossa frente para ir construindo a Europa que os europeístas ambicionam. Em vez de uma “viragem”, prometeu uma “viagem”. Nem todos os que a ouviram num hemiciclo diferente, com menos lugares ocupados e de máscara, se identificam com as suas palavras. A sessão plenária dedicada ao discurso do estado da União foi ainda o retrato da Europa em plena pandemia. Com as divisões habituais: os que querem andar mais depressa, os que querem andar mais devagar e os que querem retroceder. Uma cacofonia profundamente democrática.

2.Esta não é, no entanto, mais uma crise. É a maior crise económica e social que a Europa vive desde a II Guerra. Num mundo que, como Von der Leyen fez questão de sublinhar, se aproxima do caos; que coloca cada vez mais problemas à Europa, longe ou perto das suas fronteiras; quando as instituições multilaterais são hoje ignoradas ou feitas reféns pelas grandes potências. Neste domínio, a presidente da Comissão foi taxativa. Em relação à Rússia, avisou os que ainda não querem ver. “Para aqueles que defendem laços mais estreitos com a Rússia, eu digo que o envenenamento de Alexei Navalny (…) não foi caso único. Vimos o mesmo comportamento na Geórgia, na Ucrânia, na Síria e em Salisbury – e na intromissão em eleições em todo o mundo.”

O que disse a seguir foi talvez o mais inesperado, sendo ela alemã e muito próxima da chanceler: “O padrão não está a mudar – e nenhum pipeline irá fazê-lo mudar”. Uma referência directa ao Nord Stream II. Ontem, o Financial Times noticiava que Berlim ofereceu a Washington a construção de dois terminais de gás líquido em território alemão (mil milhões de euros) para receber as exportações americanas a troco do abandono da sua oposição ao polémico gasoduto que ligaria o território russo directamente ao alemão. A degradação da situação na Bielorrússia e o apoio de Putin ao ditador de Minsk completam o quadro. Alguns eurodeputados quiseram saber por que razão ainda não foram decretadas sanções. A presidente da Comissão prometeu uma “Lei Magnisky”, idêntica à que os EUA adoptaram em 2012, para penalizar todos os responsáveis por actos de violação dos direitos humanos em qualquer parte do mundo.

A China é o verdadeiro bico-de-obra. Von der Leyen repetiu a fórmula a que a Europa se agarra, enquanto não tem uma estratégia com credibilidade para fazer frente à ambição cada vez mais agressiva de Pequim, definindo-a como um “concorrente económico” e um “rival sistémico”. Na segunda-feira, Angela Merkel presidiu, com ela e Charles Michel, à habitual cimeira UE-China por videoconferência. Chegou a estar previsto, antes da pandemia, que seria um momento alto da presidência alemã da União. Não há país europeu com tantos interesses económicos na China. Os avanços foram muito limitados. Não houve cedências europeias na questão que mais interessa a Pequim: um acordo sobre investimento. Hoje, a Europa olha com muito mais cautela para as suas relações com Pequim. Tenta provar que não é mais maleável que os EUA aos interesses de Pequim, nem é um “campo de jogos” das grandes potências. Não tem sido fácil. Mais uma vez, as divisões prevalecem. Von der Leyen teve o mérito de separar as águas, afastando-se da tentação da equidistância, ao lembrar que o principal aliado da Europa continua a estar na outra margem do Atlântico Norte, seja quem for que ocupe a Casa Branca. Nenhum dos desafios externos que a Europa enfrenta o dispensam.

3. A Presidente da Comissão não teve medo de estabelecer algumas linhas vermelhas diante da ampla diversidade política que o Parlamento Europeu reflecte. Deixar morrer gente no Mediterrâneo “não é uma opção”. O que quer dizer que a Comissão vá apresentar na próxima semana um pacote legislativo para a imigração e o asilo – há décadas que a União se debate com a ausência de uma política comum com um mínimo de justiça e consistência. É uma questão particularmente sensível. Ouviram-se no plenário as vozes daqueles que consideram que aceitar imigrantes é aumentar a criminalidade na Europa. Trump não diria melhor. Mas também se ouviram as vozes dos que consideram que a União faz muito menos do que devia e que apontam o dedo para as imagens de Moria como um apelo incontornável. Vai ser um debate difícil, para não dizer impossível.

Desrespeitar o Estado de Direito também “não é uma opção.” A presidente da Comissão prometeu um relatório exaustivo sobre o cumprimento do Artigo 7.º do Tratado da União Europeia que obriga todos os seus membros ao respeito pelos direitos humanos, Estado de Direito, democracia e protecção das minorias. Conhecem-se os destinatários. Viktor Orbán ameaça vetar o plano de recuperação, se ele incluir uma cláusula da condicionalidade dos fundos ao respeito pelo Estado de Direito.

O plano, num montante total de 1,8 biliões de euros, vai ser o maior desafio de Von der Leyen no curto prazo. Como ela própria lembrou, a sua dimensão e a rapidez com que foi aprovado são a maior prova do que a Europa é capaz para sair da “fragilidade” da pandemia para uma nova “viagem histórica”, que lhe restitua a vitalidade. No fundo, o desafio é provar aos europeus que a Europa lhes serve de alguma coisa.      tp.ocilbup@asuos.ed.aseret

TÓPICOS  MUNDO  UNIÃO EUROPEIA  EUROPA  COMISSÃO EUROPEIA  URSULA VON DER LEYEN  PARLAMENTO EUROPEU

COMENTÁRIOS

albergaselizete EXPERIENTE: Se não houver disciplina, honra, e eficiência, quer dos políticos quer do povo, temo que se possa vir a assistir ao pior que a Europa já produziu, como Teresa Sousa escreveu. Dos políticos da UE, o que espero é que não haja cedências aos britânicos, caso estes não honrem aquilo a que estão obrigados.

Magritte EXPERIENTE: Cada crise é uma oportunidade para a UE crescer, nas costas dos cidadãos, respondendo aos anseios das elites económicas, e dando migalhas em troca aos trabalhadores e às pessoas. Impulsionando a economia de uns, condenando outros à pobreza. O pacote Europeu, segundo Cabral aqui mesmo no Público, e tendo em conta o percurso económico actual, põe Portugal a produzir riqueza a níveis de 2019 apenas em 2026. O Parlamento europeu pedia níveis de investimento que fossem o dobro que o Conselho Europeu aprovou. Ursula fala do papel da UE no mundo. Eu queria saber do papel da UE na Europa... 17.09.2020

Jonas Almeida MODERADOR: Excelente comentário! Subscrevo, é isto mesmo! 17.09.2020

Roberto34 INFLUENTE: "Cada crise é uma oportunidade para a UE crescer": não vejo nenhum problema em a UE crescer a cada crise. Maior integração Europeia não é necessariamente algo negativo, se for bem feito e a para o bem dos cidadãos. 17.09.2020    Leitor Registado EXPERIENTE: Lembram-se de Mário Soares? "Mário Soares diz ao PS para rasgar acordo da troika" 17.09.2020

José Cruz Magalhaes MODERADOR: A Europa, os seus países e a sua EU terão sucesso na ultrapassagem da crise? Com que custos, para cada país e para os seus cidadãos? Com que perspectivas para os seus jovens e qualidade de vida para todos os sobreviventes? No resto ,o discurso de van der Leyden é a afirmação da posição da UE perante as manobras, seduções e investidas de várias potências em transição para afirmação mundial, enquanto o caos vai tomando conta de democracias que não deixaram, nem deixarão tão cedo, de pensar em termos imperiais. 17.09.2020  ana cristina MODERADOR: verdadeiramente, a única luz ao fundo do túnel.  

A. Martins INICIANTE: Senhora Teresa de Sousa, esta crise não é nada comparada com a da Bancarrota de 2010, que deixou os cofres do Estado completamente vazios. O ministro Teixeira dos Santos dizia que só tinha dinheiro para mais um mês, lembra-se?, depois, parava tudo. Esta crise, ao contrário da outra, vai trazer milhares de milhões para os cofres do Estado, praticamente a custo zero, e só por muita incompetência do governo e dos seus boys é que não será resolvida sem grandes desgraças para o nosso povo. 17.09.2020

Ahfan Neca INICIANTE: Com crise ou sem crise a saída é sempre pela esquerda-baixa. Em breve seremos o mais atrasado país da UE a 25 juntamente com a Grécia. Pobretes mas elegretes. 17.09.2020

O dono disto tudo INICIANTE: "Pior crise"? O sucesso do governo do grande Costa foi tanto que dantes ainda conseguíamos comprar um apartamento em Rio de Mouro e agora só já conseguimos alugar um quarto na Malveira. E o que teve o covid a ver com isso? Nada. O problema, cara Teresa é esse, não teve nada. Então como saímos da crise em que já estávamos?     Teia Socialista INICIANTE: "É a maior crise económica e social que a Europa vive desde a II Guerra." Este catastrofismo todo chega a ser demente. Para mim tudo dependerá do tempo que durar o covid. A ver vamos.     Bárbara Oliveira INICIANTE: "O ano de uma pandemia, que ninguém antecipou...". Felizmente, ninguém antecipou a pandemia, Teresa de Sousa. Aliás, o ideal teria sido adiá-la ou, ainda melhor, cancelá-la. Agora, que ninguém tenha antevisto a pandemia, nisso concordo consigo.

José Diniz.893532 INICIANTE: Bill Gates em 2015 alertou para a inevitabilidade de pandemias graves. O ponto é que os políticos decisores não deram importância nem valor aos seus alertas 16.09.2020

Jonas Almeida MODERADOR: Como nota José Diniz, vários epidemiólogos e virólogos avisaram que esta pandemia era uma questão de (pouco) tempo. Bill Gates descreveu-a num TED Talk em 2015 com o detalhe que seria provavelmente um coronavírus. Vários governos prestaram a devida atenção a esta eminência. Por exemplo Taiwan, uma democracia desenvolvida com 24M habitantes e apenas 10 (dez!) mortos estava preparadíssimo. O Ocidente prefere proteger os vícios globalistas de um regime financeiro caduco a planear o futuro. No caso de Úrsula e da UE não foi só não antecipar a coisa, foi recusá-la mesmo quando estava bem na frente dos olhos. Recordemos no Público de 2 de Março a notícia "Risco de contágio na UE sobe para elevado. Comissão rejeita medidas mais gravosas". Felizmente vários países, como a Áustria, ignoraram-no. 16.09.2020

DemocrataXXI EXPERIENTE: Ninguém antecipou a pandemia? Bill Gates fê- lo sem sequer ser epidemiologista e há muito que era esperada, só não se sabia o dia e hora 16.09.2020

A. Martins INICIANTE: No caso português, sugiro que chamem o Pedro Passos Coelho. Recebeu um país na completa Bancarrota e herdou do governo PS um programa de austeridade da Troika e uma dívida de 75 000 milhões para pagar. Em apenas três anos conseguiu livrar-nos da Troika de credores, pôr outra vez o país a crescer, o desemprego a diminuir e o défice a baixar drasticamente dos 11% para 3%. Só um político da inteligência e do calibre dele, pode colocar de novo o país no rumo certo para ultrapassar a crise do Covid. Com o PS do Costa e dos boys, reféns das exigências dos partidos da geringonça, não vamos lá. 16.09.2020

jose.saraiva.961626 INICIANTE: Pois, ele que traga a Lulu dos swaps, o Sérgio vendilhão, o Paulinho das feiras e toda a cáfila, para fazerem uma excursão ao Schauble. Os portugueses ainda não estão a pão e água logo estão claramente a viver acima das suas possibilidades.     A. Martins INICIANTE: Não há dúvida de que a cassete posta a circular pelo Bloco ou pelo PCP fez o seu caminho. Ainda hoje há pessoas que propagam essas mentiras. A Maria de Lurdes Albuquerque, devia ser medalhada pois acabou com a maioria dos swaps feitas pelos secretários de Estado do Sócrates e que causaram prejuízos ao Estado de mais de 1150 Milhões e se não fosse ela seriam 3000 Milhões a sair do nosso bolso. É apelidada depreciativamente, miss swaps por quem quis e continua a querer branquear a Bancarrota do partido da bancarrota. É muita desonestidade intelectual.   Ahfan Neca INICIANTE: Bom comentário, A. Martins.

Nenhum comentário: