segunda-feira, 14 de setembro de 2020

Era uma ideia generosa

 

Mas parece bem utópica. Como é possível uma proposta dessas a alguém cá desta casa pequenina, que não tem onde cair morta?...

E AGORA...

HENRIQUE SALLES DA FONSECA

A BEM DA NAÇÃO, 14.09.20

 

RELEMBRANDO…

OBJECTIVO - A ideia fundamental consiste na irrigação extensa do Saará de modo a que nele se criem condições propícias à fixação de populações actualmente desamparadas que assediam a Europa em fluxos migratórios descontrolados.

https://abemdanacao.blogs.sapo.pt/nasser-1936809

MÉTODO – Dessalinização da água do mar pelo método da evaporação-condensação utilizando energia solar (e eólica conforme as condições locais).

QUEM – Público ou privado, deve ser mantido em mãos portuguesas tanto na concepção como na negociação e na implementação.

https://abemdanacao.blogs.sapo.pt/geringonca-1937405

* * *

E agora que existe a ideia mas tudo falta para a concretizar, a pergunta que se coloca é: - E agora?

Diminuído por grave problema oftalmológico, não estou em condições de tratar do assunto com a dinâmica que ele merece pelo que gostaria de reunir um pequeno grupo de meus concidadãos entusiastas da ideia e do método que se propusesse a…

Promover a ideia junto do Ministério da Economia com vista à construção de um protótipo num Instituto público de investigação industrial e, …

…uma vez afinado o projecto e provadas as respectivas funcionalidade, produtividade e, consequente, a sua competitividade perante métodos alternativos,

Promover a ideia da irrigação do Saará junto do nosso Ministério dos Negócios Estrangeiros.

Ofereço a ideia a quem nela queira pegar com garantias de perseverança. Não quero quaisquer direitos sobre ela nem sobre os respectivos resultados. Apenas pretendo que o Saará se transforme numa região menos agreste para a vida e que nela se possam fixar aquelas populações desamparadas que hoje assediam a Europa.

Numa fase inicial, proponho-me receber em sallesfonseca@sapo.pt as manifestações de vontade de quem queira «agarrar» na ideia. Respeitarei as condições de confidencialidade ou publicidade que me sejam solicitadas.

Se quiserem ter a gentileza de me irem informando do andamento da concretização da ideia, ficarei grato e ao dispor na medida das minhas actuais (e eventualmente futuras) capacidades.

Setembro de 2020

Henrique Salles da Fonseca

 

Nenhum comentário: