terça-feira, 15 de setembro de 2020

Mas os judeus são mesmo espertos

 

E acho que têm direito ao seu espaço, afinal… Vejamos os dados da Wikipédia:

Conflito israelo-palestino

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O conflito israelo-palestino (português brasileiro) ou conflito israelo-palestiniano (português europeu) é a designação dada à luta armada entre israelenses e palestinos, sendo parte de um contexto maior, o conflito árabe-israelense. As raízes remotas do conflito remontam aos fins do século XIX quando colonos judeus começaram a migrar para a região e se juntar a outros judeus remanescentes das invasões históricas. Sendo os judeus um dos povos do mundo que não tinham um Estado próprio, tendo sempre sofrido por isso várias perseguições, foram movidos pelo projecto do sionismo - cujo objectivo era refundar na Palestina um estado judeu. Entretanto, a Palestina que já era habitada há milénios por judeus, nos últimos séculos foi habitada por uma maioria árabe, muitos oriundos da Síria e outros locais vizinhos dentro também do império Turco-otomano em busca de pastoreio e outros trabalhos.

I MÉDIO ORIENTE:  Netanyahu celebra em Washington vitória estratégica sem a paz como objectivo

Sem cedências, o líder israelita conseguiu normalizar as relações com dois países árabes e outros se seguirão. Algo que ninguém antes dele sequer sonhou.

         PÚBLICO, 4 de Setembro de 2020

A assinatura oficial do acordo de normalização de relações entre Israel e os Emirados Árabes Unidos esta terça-feira, na Casa Branca, assinala uma vitória significativa do primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu. Os dois acordos anunciados no espaço de um mês – aos Emirados seguiu-se o Bahrein– são um “pesadelo estratégico para o Irão” e representam o triunfo da fórmula “paz pela paz”, preconizada pelo actual líder israelita, provando que não precisa de desistir de territórios ocupados para atingir a paz com países árabes.

Contestado como nunca nas ruas de Jerusalém (os protestos seguiram-no até ao aeroporto Ben Gurian, onde embarcou com destino a Washington), Netanyahuconseguiu reconciliar-se com um país árabe produtor de petróleo, e reforçar a sua imagem de homem de Estado indispensável para o seu país, sem fazer a menor concessão real na questão palestiniana”, escreveu no diário hebraico Ha’aretz o colunista Anshel Pfeffer, logo depois do anúncio do acordo com os Emirados.

É isto que a paz pela paz parece”, escreveu Netanyahu no Twitter a 31 de Agosto, quando já estava no ar o primeiro voo comercial de sempre a unir Telavive, em Israel, e Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, que sobrevoou a Arábia Saudita e levava a bordo o genro e conselheiro de Donald Trump Jared Kushner e uma delegação israelita encabeçada pelo conselheiro de Segurança Nacional, Meir Ben-Shabbat.

Foi precisamente isso que o primeiro-ministro israelita obteve com o patrocínio da Casa Branca ao apresentar o seu plano para o conflito no Médio Oriente, em Janeiro, ao lado de Netanyahu e sem os palestinianos, que nem foram ouvidos, Trump abriu a porta à ameaça de anexação de parte da Cisjordânia. E assim ajudou a convencer os países do Golfo, já amistosos face a Israel e que há muitos anos cultivavam laços com os israelitas perante a ameaça iraniana e o receio das consequências do vazio aberto pela diminuição da influência de Washington no mundo árabe.

Intenção nunca existiu

Netanyahu emerge com “uma vitória com a qual os seus predecessores – disposto a grandes concessões face aos palestinianos – não podiam sequer sonhar”, defende Anshel Pfeffer. “E sem lhe custar nada para além da ‘suspensão temporária’ de um projecto de anexação que nunca teve sequer a intenção de levar adiante.”

Pfeffer sustenta que a única justificação oficial dos Emirados para o timing da normalização de relações com os israelitas, o fim da ameaça destes de anexarem o Vale do Jordão, na Cisjordânia, e outros territórios palestinianos na região Norte do Mar Morto (assim como alguns colonatos judaicos, ilegais para a lei internacional), nunca chegou a existir.

Primeiro, foi um trunfo jogado por Netanyahu nas várias campanhas eleitorais do último ano para reunir apoios nos partidos à direita. Depois, integrou parcialmente o plano de Washington, um acordo que, ao ignorar os palestinianos e todas as suas reivindicações – reconhecia Jerusalém como capital indivisível de Israel, reconhecia como parte de Israel os colonatos judaicos e referia a possibilidade de, no futuro, haver um Estado palestiniano sem especificar fronteiras – nunca teve claramente hipóteses de singrar.

Netanyahu “nunca sonhou anexar uma parte da Cisjordânia”, escreve. “Nunca houve calendário, nem plano nem projecto de resolução apresentado no Knesset [Parlamento israelita, onde o primeiro-ministro ficou de apresentar a 1 de Julho um decreto de anexação de parte dos Territórios Ocupados]. Só um monte de promessas de campanha e muitos discursos ocos.”

"Ameaça existencial"

Quando já é claro que mais países se seguirão – depois dos Emirados, na sexta-feira foi a vez do Bahrein se tornar no novo país a normalizar relações com Israel, tendo enviado também representantes para a cerimónia marcada para a Casa Branca –, independentemente da ordem e das datas. O Sudão já confirmou estar em negociações e podem suceder-se o Chade, Omã ou a própria Arábia Saudita.

A federação de sete emirados e o Bahrein são apenas o terceiro e quarto países árabes do Médio Oriente a reconhecer Israel desde a sua fundação, em 1948. Até agora, só o Egipto e a Jordânia reconheciam oficialmente Israel – os egípcios assinaram um acordo de paz em 1978, enquanto o pacto entre israelitas e jordanos é de 1994. Cinco anos depois, seria a vez de a Mauritânia, membro da Liga Árabe, estabelecer relações diplomáticas com Israel, mas o país africano congelou-as em 2009, em protesto contra a guerra em Gaza.

É mais difícil para Riad avançar neste sentido – afinal, a Arábia Saudita, líder simbólico do islão sunita, não deixou de ser o reino guardião dos lugares santos do islão, Meca e Medina. Mas os sinais têm-se repetido desde a chegada ao poder do príncipe herdeiro Mohammed bin Salman, em 2017. Um ano depois, MBS (como é conhecido) afirmava numa entrevista que o seu país não tinha “nenhum problema com os judeus” e que os israelitas “têm o direito à sua própria terra”. Mais recentemente, a 4 de Setembro, até o imã da Grande Mesquita de Meca, pregou sobre a gentileza demonstrada por Maomé com um vizinho judeu, recorda o jornal The New York Times.

Em causa para os países árabes está, antes de mais uma questão estratégica e um inimigo comumo Irão xiita, que, com as parcerias de serviços de segurança e espionagem que estes acordos abrem, se vê numa situação cada vez mais vulnerável e vive um “pesadelo estratégico”, como notam Maysam Behravesh e Hamidreza Azizi numa análise publicada na revista Foreign Policy.

O significado disto é muito mais estratégico do que relacionado com a paz”, diz ao New York Times Martin S. Indyk, embaixador dos Estados Unidos em Israel na presidência de Bill Clinton e enviado de paz para o Médio Oriente de Barack Obama. O trabalho de Trump, que “cultivou a Arábia Saudita e os seus vizinhos do Golfo, tanto como a sua vontade de vender armas a estes países”, contribuiu para este desfecho.

Para o Bahrein,o interesse em aproximar-se de Israel centra-se inteiramente na questão iraniana, considerada como uma ameaça existencial”, exemplifica Hussein Ibish, investigador do Arab Ful Estates Institute de Washington, ouvido pelo jornal libanês L'Orient Le Jour.

Quem não tem nada a celebrar parecem ser os palestinianos, cada vez mais isolados e pressionados a aceitar os termos ditados por Israel, sejam estes quais forem.

tp.ocilbup@anerols

TÓPICOS:  MUNDO  MÉDIO ORIENTE  ISRAEL  BENJAMIN NETANYAHU  DONALD TRUMP  PALESTINA  EUA

COMENTÁRIOS:

G.A..514866 INICIANTE: Paz? Com os palestinianos ali ao lado, espremidos, miseráveis, sem serem ouvidos nem achados. Não compreendo o que os judeus fazem a esse povo, tendo os próprios judeus sofrido o que sofreram durante a Alemanha Nazi. Sinto um asco enorme. 14.09.2020

Joao EXPERIENTE:

1 O problema deste caso é que a ganância e a implacabilidade israelitas não têm fim. Israel é o estado que mais desrespeita o Direito Internacional e os Direitos Humanos segundo a ONU, só por exemplo Haaretz 10/10/2002 “Israel Leads in Ignoring Security Council Resolutions”, TRT 28/12/2018 “In 2018, Israel became the most condemned nation at the UN”, etc. Ponto. Fá-lo com total impunidade garantida pelos USA. Ponto.

2 Este caso Israelita é diferente dos outros casos de ocupação, por exemplo do Kosovo onde ainda há poucos dias eu defendi trabalhar para a paz com aquilo que há, com a realidade. Nesse caso do Kosovo é previsível que o eventual acordo com a Sérvia tenha uma duração algo duradoira, se resolverem os problemas das populações nos enclaves com mais ou menos relações, com mais ou menos fronteiras fechadas, poderão viver em paz durante vários anos até outra pressão política ou demográfica. Neste caso da Palestina não, nada disso.

3 Neste caso da Palestina a chamada paz é absolutamente inviável pois os israelitas criaram mil e um enclaves, apoderando-se de toda a terra com algum interesse, de todos os aquíferos, de tudo, aterrorizam todos os dias bombardeando, matando e bloqueando, proibindo a pesca, cortando a electricidade, queimando as culturas ainda sobreviventes como algumas oliveiras, proibindo a gasolina, medicamentos, etc, etc. O rendilhado de território roubado que é visível no mapa “A perda do território palestiniano (e população) de 1947 a 2012” em Público 11/9/2016 “Baha, um rapaz que matou e morreu (e a nova geração na Palestina)” mostra bem a hipocrisia de quem diz que pode haver paz. Só há extermínio e só pode haver mais extermínio.

4 Resumindo, apelidar de paz a qualquer coisa que saia dos israelitas é pura hipocrisia pois não só não durará nada como a situação actual já é de extermínio factual, actualmente os palestinianos sobreviventes estão circunscritos em dezenas e dezenas de guetos e os mísseis, tiros, fome, doença, desespero, e a morte se encarregarão impunemente de matar e exterminar os actuais poucos sobreviventes teimosos. 14.09.2020

Leitor Registado EXPERIENTE: O que isto dói a tantos democratas.... 14.09.2020

bento guerra.919566 INICIANTE: Nunca haverá paz na Palestina. O ódio de Israel é a única causa comum dos países árabes da região. Só estes petro-territórios capitalistas, mais a Turquia, mudam de opinião 14.09.2020

II – OPINIÃO  Carta aberta ao primeiro-ministro israelita Netanyahu

O verdadeiro acordo de paz com que Israel se deveria preocupar neste momento é aquele que carece ser assinado com o povo palestiniano. Esse sim, indispensável para acabar com as guerras e conflitos que duram há um século e que já tiraram a vida de muitos inocentes dos dois povos.

NABIL ABUZNAID, Embaixador da Palestina em Portugal

PÚBLICO, 15 de Setembro de 2020

Celebra-se, na Casa Branca, a assinatura do Acordo de Paz entre Israel e os Emirados Árabes Unidos. É a vossa segunda celebração, nessa mesma casa, posterior àquela em que declararam Jerusalém como capital de Israel, aquando do anúncio da mudança das instalações da embaixada norte-americana de Telavive para essa cidade. Na altura, a vossa celebração aconteceu como festejo de um acto que contradiz não só a Lei Internacional, bem como a posição da maioria dos países do mundo que apoiam a solução dos dois Estados e que, como tal, recusaram mudar as suas embaixadas de Telavive para Jerusalém.

Esta vossa segunda celebração, a da assinatura do acordo de paz entre Israel e os Emirados Árabes Unidos, é, no mínimo, estranha e absurda, uma vez que os tratados de paz são, naturalmente, assinados entre países que estão em conflito e que vivem num estado de hostilidade, o que, no caso, não se verifica. Desde a criação de Israel, até aos dias de hoje, ou seja, há mais de setenta anos, não houve uma única bala disparada entre os exércitos dos dois países. Os Emirados Árabes Unidos estão a milhares de quilómetros de Israel, não partilhando, portanto, fronteiras, pelo que, logicamente, sem se dar o caso da existência de disputas sobre as mesmas. Será que o sr. primeiro-ministro está, por esta altura, a “dançar” nesta celebração só para desviar as atenções tanto do seu julgamento nos casos de corrupção, como das manifestações que pedem a sua demissão?

Sr. primeiro-ministro,

O verdadeiro acordo de paz com que Israel se deveria preocupar neste momento é aquele que carece ser assinado com o povo palestiniano. Esse sim, indispensável para acabar com as guerras e conflitos que duram há um século e que já tiraram a vida de muitos inocentes dos dois povos. Mas o sr. primeiro-ministro continua a declarar e a reiterar

Nós, os palestinianos, dizemos-lhe que somos o povo que mais precisa da verdadeira paz para viver, com dignidade, lado a lado com Israel, no nosso Estado independente, com a Jerusalém Oriental reconhecida como capital. Lamento muito que “o acordo da paz” que o sr. primeiro-ministro deseja que os palestinianos assinem seja, apenas e só, aquele da sua rendição e aceitação da imposição das condições do ocupante sobre o ocupado. A paz não pode ser alcançada com a continuação da ocupação e a negação dos direitos do povo palestiniano, mas sim com o seu fim e com o cessar do sofrimento deste povo, por meio da conquista da sua justa e devida liberdade, tal como o resto do mundo.

Sr. primeiro-ministro, garantimos-lhe que não obterá do povo palestiniano a assinatura de qualquer documento que declare a sua submissão, e aconselhamos a que não fique à espera dele.

TÓPICOS:  ISRAEL  MÉDIO ORIENTE  PALESTINA  BENJAMIN NETANYAHU  EMIRADOS ÁRABES UNIDOS  JERUSALÉM  DIPLOMACIA

Nenhum comentário: