quarta-feira, 1 de janeiro de 2020

A vida continua


Em alternâncias de bom e de mau, de crível e de incrível, de confiança e de medo... Este Kim Jong-un parece assustador, e talvez seja. Idiota é, com certeza, mas tem por trás a bênção de quem lhe apara o jogo e o sustenta, com manso cinismo, próprio de quem quer assustar o mundo e dominá-lo, com uma marionete grotesca de apoio gingando, extasiadamente, a encobrir o manipulador...
Primeiro dia do ano 20 do século 21... os mesmos receios de sempre, talvez mais fundamentados hoje do que no tempo de Augusto Gil. Et pour cause:

Dorme, dorme, meu menino,
Foi-se o sol. Nasceu a lua.
Qual será o teu destino?
Que sorte será a tua?… (in  “Luar de Janeiro”)

Mas já Camões o referira antes:

E as mães que o som terríbil escuitaram
Aos peitos os filhinhos apertaram” (Lus., IV, e. 28)

NOTÍCIA: COREIA DO NORTE
OBSERVADOR, 1/1/20
Kim Jong-un começa ano novo com ameaça: "O mundo vai conhecer em breve nova arma estratégica"
O líder norte-coreano anunciou o fim da moratória sobre os ensaios nucleares e sobre os ensaios de mísseis balísticos intercontinentais e anuncia "nova arma estratégica".
O líder norte-coreano, Kim Jong-un, anunciou esta quarta-feira o fim da moratória sobre os ensaios nucleares e sobre os ensaios de mísseis balísticos intercontinentais firmada por Pyongyang, refere a agência estatal norte-coreana KCNA.
Não temos qualquer motivo para continuar ligados unilateralmente a este compromisso”, indicou a KCNA num texto recebido em Seul, numa referência às declarações de Kim Jong-un perante responsáveis do seu partido no poder. “
O mundo vai descobrir num futuro próximo uma nova arma estratégica que a Coreia do Norte possui”. Kim tinha declarado em 2018 que a Coreia do Norte não necessitava de ensaios nucleares e de ensaios de mísseis balísticos intercontinentais. As suas declarações de quarta-feira parecem contrariar a diplomacia nuclear dos dois últimos anos, com o Presidente norte-americano, Donald Trump, a evocar regularmente a “promessa” do líder norte-coreano.
No entanto, as conversações entre as duas capitais estão num aparente impasse, após o falhanço de uma cimeira Kim-Trump que deveria ter decorrido em fevereiro em Hanói.
Perante o comité central do seu Partido dos Trabalhadores, Kim indicou claramente que a Coreia do Norte está preparada para continuar a ser alvo do regime de sanções internacionais para preservar a sua capacidade nuclear.
 “Os Estados Unidos formulam exigências contrárias aos interesses fundamentais do nosso Estado e adoptam um comportamento criminoso”, disse, citado pela KCNA.
Washington “promoveu dezenas de exercícios militares conjuntos [com a Coreia do Sul] que o Presidente [Donald Trump] prometeu suspender”, enviou ao Sul equipamento militar de alta tecnologia e reforçou as sanções contra o Norte, acrescentou.
“Jamais venderemos a nossa dignidade”, assegurou, antes de prometer uma “acção siderante para fazer pagar [aos Estados Unidos] o preço da dor infligida ao nosso povo”.
COMENTÁRIO:

Luís Pacheco: A koreia do Norte é fraca a nível de tecnologia militar comparado com outros países a nível mundial.


Nenhum comentário: