segunda-feira, 9 de novembro de 2020

Vê-se mesmo …


Que o Dr. Salles nunca comeu sardinha assada num pedaço de broa, saboreando cada migalha e cada pedacinho de sardinha, na parcimónia da comida escassa, como eu me lembro de ter visto, em aldeia portuguesa… É certo que não a gente da intelectualidade, mas, estivesse esta última em condições desastrosas – em guerra, por exemplo – o garfo ou a faca de nada lhes serviriam… Realmente, em tempo de guerra não se limpam talheres…

Mas o requinte, por vezes, é tão frio e desapiedado para quem o não tem, que nos arrefece a alma. Falo por complexo. Às vezes descuido-me na faca… mas também não me distingo por qualquer superioridade, consciente do nihil sum… O Dr. Salles devia ser menos snob… Mas ainda bem que o pode ser…

 

DIGO EU QUE...

HENRIQUE SALLES DA FONSECA

A BEM DA NAÇÃO, 08.11.20

… as pessoas se distinguem pelo nível intelectual mas tanto melhor se pertencerem a uma família que come de garfo e faca há várias gerações.

Henrique Salles da Fonseca

 

COMENTÁRIO

Anónimo 08.11.2020

O pior, Henrique, são os contra-exemplos em ambos os sentidos. Os que, embora de nível intelectual elevado, dão para cometer acções ou ter comportamentos censuráveis, apesar do “pedigree” familiar, e os que sendo de nível intelectual inferior são “fazedores” meritórios. Prefiro, pois, que a distinção se faça pelo que os homens (e mulheres) fazem, e a este propósito cito Carlos Drummond de Andrade: “Os homens distinguem-se pelo que fazem; as mulheres, pelo que levam os homens a fazer”. Como corolário do pensamento do poeta brasileiro chegamos à frase, tantas vezes ouvida, “Por detrás de um grande homem há sempre uma grande mulher”, isto, claro, quando o Código Civil definia o casamento como a união de duas pessoas de sexo diferente, mas reconheço, por outro lado, que a parte final da frase não restringe que a mulher influenciadora seja a cônjuge. Honni soit…
Abraço amigo.
Carlos Traguelho

Adriano Lima 09.11.2020: Esta afirmação é susceptível de polémica. Como a expressão "comer de faca e garfo" há muitas gerações significa boa origem social, a afirmação resulta em premissa falsa porque pode haver pessoas que não descendem de uma grande casta familiar e que no entanto se distinguem pelo seu nível intelectual. E o inverso é também verdadeiro, pois pertencer a uma família de pergaminhos sociais não atesta por si só a condição propiciadora de um bom nível intelectual. É a minha opinião, Dr. Salles.

Nenhum comentário: