sexta-feira, 25 de dezembro de 2020

Loas de Natal

Com humor e graça – e saber também - ainda que só para quando os netos forem mais crescidos, exceptuando essa dos camelos, é claro. Ainda bem que saiu da pena imaginativa e didáctica de Salles da Fonseca uma história de Natal pitoresca como é seu estilo, e não de pungência amarga, segundo o credo de outros mais pessimistas. Hoje, apesar da Covid, despedida a família, que que veio e foi aos bochechos, em horários um tanto diferenciados nos espaços e nos tempos, mas muito felizes, de coração cheio e os pratos e as doçarias de outros Natais a preencher o estômago... e os quatro bisnetos a papar também, dois de berço, com os pais a darem a sopa e a papa da fruta trazidas de casa, com todos os condimentos, e admirável empenhamento e a rapidez precisa para tanta voracidade saudável …  E para finalizar o meu Natal feliz, " esta "História de Natal", a tal, para a magia ser total...

HISTÓRIA DE NATAL

HENRIQUE SALLES DA FONSECA

A BEM DA NAÇÃO, 25.12.20

Hoje, Natal de 2020, tenho uma pequena história para contar aos meus netos.

No primeiro ano do curso de Economia, tive um professor de História Económica, o Padre José Vaz de Carvalho [i], jesuíta, que certa vez me perguntou formalmente se eu sabia o que é a companhia de Jesus. Atabalhoadamente, balbuciei que é a Instituição da Igreja a que ele próprio pertencia. Sim, também, respondeu ele. Mas também são o burro e a vaca no Presépio, concluiu ele. Gargalhada geral e o exame prosseguiu concluindo-se de modo positivo para o aluno, eu.

Entretanto, a estes «santos animais» eu junto os camelos dos Reis Magos que ficaram à porta do Presépio pois, sendo muito altos, não puderam entrar.

Então, se os Reis Magos chegaram a Belém vindos a pé do Oriente, eu digo que fui à terra deles e gostei muito de lá ter ido. Os Reis Magos vieram a pé, montados nos camelos, desde a terra do incenso que só se produzia num local enquanto o oiro e a mirra se podiam obter em vários locais do mundo então conhecido. Os Reis Magos eram três poderosos Senhores (Reis) que atravessaram o deserto desde o extremo sul da Arábia, aquela terra que hoje corresponde ao Sultanato do Omã e, mais concretamente, vieram de uma cidade chamada Salalá que é onde há muitas árvores do incenso e onde se localiza o túmulo de São Joaquim, o Pai de Nossa Senhora e, portanto, Avô de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Desvendado o mistério da origem dos Reis Magos, acrescentemos os camelos à lista dos «santos animais» e louvemos o Salvador do mundo.

25 de Dezembro de 2020

Henrique Salles da Fonseca

[i] - Sim, Caro Leitor, parente da famosa Maria Amália do Liceu de Lisboa

COMENTÁRIOS:

Rui Bravo Martins 25.12.2020: Interessantíssimo. Especialmente a história para os Netos

Adriano Lima 25.12.2020:: Gostei de ler. Sobre o incenso, parece que há variedades, sendo umas herbáceas. Como é que se conservou o túmulo do pai da Nossa Senhora? Como foi possível saber que ele iria ser santo um dia?

 

Nenhum comentário: