terça-feira, 8 de dezembro de 2020

NOTÍCIA DO OBSERVADOR


Notícia grave, certamente. Resta saber o grau de veracidade dessa informação chinesa, talvez de represália, pelas acusações feitas à China, de actuação tardia na divulgação de uma Covid-19 originária da China, como, exaustivamente, informou Trump…

Covid-19. China volta a detectar vírus em produtos congelados oriundos do Brasil

A China detectou vestígios do novo coronavírus em embalagens de carne de porco congelada vindas do Brasil e do Uruguai, tendo as autoridades chinesas suspendido a venda da carne contaminada.

A China voltou esta segunda-feira a detectar vestígios do novo coronavírus em embalagens de produtos congelados importados do Brasil, informaram as autoridades sanitárias de Wuhan, a cidade chinesa onde foram diagnosticados os primeiros casos de Covid-19. A comissão local de saúde diz ter detectado vestígios do vírus em embalagens de carne suína brasileira e bovina uruguaia congeladas, após ter realizado testes de ácido nucleico, no dia 5 de Dezembro.

No caso da carne de porco oriunda do Brasil, a mesma fonte indicou que foram detectados vestígios do novo coronavírus em contentores de um lote de carne suína da empresa Seaa Alimentos, que entrou na cidade de Xangai, no dia 28 de Junho, e foi posteriormente transportado para Wuhan, em 27 de Julho. Quanto à vitela uruguaia, a exportadora é a Breeders and Packers Uruguay, cujo lote afectado chegou primeiro à Malásia e, desde 02 de Março, estava armazenado na cidade portuária de Tianjin, no norte da China.

As autoridades locais indicaram que foram tomadas medidas para suspender a venda da carne afectada e que centenas de pessoas que tiveram contacto com as encomendas deram negativo, após terem sido testados para o vírus.

Fontes da Embaixada do Uruguai na China citadas pela agência Efe disseram tratar-se de um pacote embalado em Dezembro de 2019 que chegou ao país asiático meses antes de o país latino-americano registar os seus primeiros casos de Covid-19.

O problema estaria então no “manuseio dos depósitos e não na origem”.

“Está em jogo a imagem dos produtos uruguaios. É muito irresponsável tentar imputar responsabilidades ao Uruguai”, assinalaram as mesmas fontes, acrescentando que “é muito provável que se trate de um caso de contaminação cruzada” que ocorreu no território chinês.

Nos últimos meses, o país asiático disse ter detectado vestígios do coronavírus em várias embalagens de produtos congelados, muitos oriundos da América Latina, o que levou Pequim a tornar mais rígidas as regulações para a importação de produtos congelados. Só em Novembro, pelo menos 25 encomendas de produtos congelados, incluindo peixe oriundo do Equador, Índia ou Indonésia, e carnes brasileiras, alemãs ou holandesas, deram positivo para o novo coronavírus em inspecções realizadas pela China. Segundo as autoridades, o contágio por esta via de transmissão de dois estivadores do porto de Qingdao desencadeou um surto naquela cidade do nordeste da China, no início de Outubro. As descobertas servem os esforços das autoridades chinesas para sugerir que o vírus teve origem noutro país. Embora a Organização Mundial da Saúde afirme que a probabilidade de infecção por contacto com alimentos e embalagens é baixa, as autoridades chinesas têm insistido nessa teoria.

Mais e mais evidências sugerem que frutos do mar congelados ou produtos de carne provavelmente trouxeram o vírus do exterior para o nosso país”, disse Wu Zunyou, epidemiologista chefe do Centro Chinês para Controlo e Prevenção de Doenças, numa entrevista recente publicada num portal do Governo chinês.

CORONAVÍRUS: SAÚDE PÚBLICA  SAÚDE  CHINA  MUNDO  COMIDA  LIFESTYLE

COMENTÁRIOS

bento guerra: Continua a campanha para atirarem a criação do Covid para outros. Como dizia bem o Trump, foi fuga acidental ou deliberada      Observador Atento: Nas embalagens?? Isso é manipulação chinesa do produto e da informação também. Realmente a higiene dos alimentos dos chineses é reconhecidamente em nível mundial como sendo péssima, senão abaixo dos padrões ocidentais. Deverá em breve a falta de higiene ser reconhecida até na Lua. Nunca visite uma cozinha chinesa em restaurante algum na China, pois lá não há controle sanitário. Imagino que a inflação dos brazucas e dos uruguaios irá baixar muito neste Natal. As ceias terão fartura de carne. Em compensação, os chineses voltarão a comer insectos e ratos (morcegos, cobras, pangolins, pandas, etc.).

Nenhum comentário: