segunda-feira, 28 de outubro de 2019

É uma mina



João Miguel Tavares continua na sua senda de disparador contra as coisas que nos definham a confiança na nossa sanidade moral. Muitos comentaram o caso que apresenta, alguns com acrimónia contra ele que entende, como cidadão, rebelar-se contra a nossa insanidade comportamental. São uma mina, estas histórias, e não só do lítio. Não percebo o porquê da nossa pobreza real.
OPINIÃO
O lítio de Montalegre cheira a escândalo (e grande)
Bem podem mudar as moscas – o país continua exactamente na mesma, por mais Sócrates, Salgados e Bavas que lhe esfreguem na cara. Esta é a maior das tragédias.
PÚBLICO, 22 de Outubro de 2019
Senhoras e senhores, bem-vindos a mais um negócio à portuguesa. O caso da mina de lítio de Montalegre, que tem vindo a ser explorado pelo programa Sexta às 9, não merece apenas a atenção da RTP, mas de toda a comunicação social. Bem podem mudar as moscas – o país continua exactamente na mesma, por mais Sócrates, Salgados e Bavas que lhe esfreguem na cara. Esta é a maior das tragédias: as pessoas passam, os casos investigam-se, a comunicação social noticia, mas a qualidade das instituições continua tão miserável como antes, e o domínio dos circuitos do poder do Estado – que se confundem cada vez mais com os do Partido Socialista – continua a ser a forma mais eficaz de efectuar negócios milionários e enriquecer em Portugal. Não há neste país uma grande ideia de negócio que pareça valer mais do que o acesso privilegiado a um ministro ou a um secretário de Estado.
Note-se, em primeiro lugar, que o caso da empresa Lusorecursos (nas suas várias versões) e da mina de Montalegre só é notícia porque tivemos a sorte que dois sócios se zangassem. De um lado, o empresário António Marques, antigo líder da Associação Industrial do Minho, e do outro, o empresário Ricardo Pinheiro. O segundo parece ter agora passado a perna ao primeiro, mas eles partilham romanticamente um processo no qual estão ambos acusados do desvio de 10 milhões de euros de dinheiro público, naquela que é considerada a maior fraude com fundos comunitários em Portugal. Sim, foram mesmo estes dois senhores que investiram no negócio do lítio, e foi a Pinheiro que o Estado entregou em mão, a 28 de Março deste ano, a exploração da mina de Montalegre, num negócio de nove dígitos.
Naturalmente, como Marques não achou graça, as comadres zangaram-se e passámos a saber coisas. E as coisas que vamos sabendo agravam-se de dia para dia – ou de reportagem para reportagem do Sexta às 9. O actual e futuro secretário de Estado da Energia João Galamba foi ao programa dar explicações sobre o caso, mas ele limitou-se a repetir o mantra o-processo-decorreu-nos-termos-da-lei, sem comentar as tremendas confusões em torno das várias versões da Lusorecursos e seus apoiantes. Não repousou ninguém. O amor à lei passaria por extremamente bonito, não fosse o processo estar enxameado de socialistas, uns para pressionar a não atribuição da concessão por causa do “golpe palaciano” contra António Marques (e inclui-se aqui o antigo autarca do PS Nuno Cardoso, que disse sobre Galamba: “o secretário de Estado desconhece o conflito e quer desconhecê-lo”), outros para pressionar quem for preciso para que a concessão avance (e inclui-se aqui Jorge Costa Oliveira, ex-secretário de Estado do PS e consultor financeiro da empresa de Ricardo Pinheiro). Note-se que esta gente toda não quer só a mina de Montalegre – quer também a mina dos fundos europeus, via programa da Aliança Europeia para as Baterias.
Já no final da entrevista, uma Sandra Felgueiras zangada com as respostas de João Galamba e o facto de estar a ser acusada de nunca ter consultado o processo, disse isto: “Talvez fosse melhor o senhor informar-se, nomeadamente com o assessor de imprensa de Ricardo Pinheiro, Joaquim Neutel, que eu sei que conhece muito bem.” Pergunto: quem é este Joaquim Neutel? Será o mesmo que foi em tempos assessor do presidente da Câmara de Lisboa João Soares e funcionário do grupo parlamentar do PS? Contem-me mais, que eu quero saber. Esta mina de lítio ilumina cada vez mais longe.
COMENTÁRIOS
Joao Rainho.844713, 23.10.2019 Isto só se resolve com um sexta às 9, numa sexta 13 em Montalegre. Também de Felgueiras a Montalegre não é assim tão longe...
LFBT 55: Se o Governo tivesse recusado avançar com o processo com base na denuncia de um ex-sócio da empresa este jornalista estaria agora a criticar o Secretário de Estado por não ter cumprido a lei e por se ter arvorado em procurador do MP na resolução de litígios judiciais. Não se trata de não poder criticar as decisões governamentais trata-se de levantar suspeições apenas porque o jornalista tem faro. O problema é que já vimos para onde se inclina sempre o faro deste jornalista.
ALRB, 23.10.2019: A sucessiva divulgação destas escandaleiras do PS tem um lado perversamente contraproducente: dá sinais aos corruptos que podem impunemente fazer as suas trafulhices e que podem até aumentar quer nos montantes quer na falta de vergonha com que as fazem.
LFBT, 22.10.2019: Hoje era o dia de JMT falar do antigo líder parlamentar do PSD, Duarte Lima, acusado de assassinato no Brasil e agora em Portugal. Mas não, o Procurador Mor do público resolve falar de um caso calunioso, que não chegou à Justiça, apenas porque envolve o Governo da República. Uma vergonha de jornalismo.
ana cristina, 22.10.2019: “apenas porque envolve o Governo da República “ ...... sim, realmente, tão pouca coisa,  não se percebe.
António Pais Vieira, 23.10.2019: Sim, onde já se viu a comunicação social tentar escrutinar o trabalho do governo em funções!? Só falta quererem ser independentes e tudo...
Luis Morgado, 23.10.2019: Portanto, é "calunioso" interrogarmo-nos sobre um negócio de centenas de milhões, que envolve recursos nacionais, feito por uma empresa, com sócios acusados de desviar milhões de fundos, os mesmos sócios envolvidos em ajustes directos suspeitos, com uma empresa criada à pressa, com irregularidades formais, com um capital social ridículo para a dimensão do negócio em causa, com um comissionista que pertenceu ao governo? Portanto, o jornalismo vergonhoso é aquele que levanta questões e faz o escrutínio daquilo que pode ser negociatas que prejudicam o interesse nacional? LFBT Preferiria uma crónica, tipo jornal do crime, sobre o criminoso do PSD? Porquê? Porque esta crónica envolve pessoas do PS? A partidarite devia ter limites e a falta de vergonha também.
fernando jose silva, 22.10.2019: por muitas razões somos os mais corruptos da Europa ... Não há emenda para esta gente, vamos acabar num Salazar II com todos os seus inconvenientes, mas o caminho que se abre é esse....esta nova geringonça é de milhafres !!!
AA...Para a mentira ser segura ... tem que ter qualquer coisa de verdade, 22.10.2019: Quando é que o Publico manda o António Cerejo investigar este escândalo?!! Façam o vosso trabalho, pois, a democracia é denunciar os poderes instalados.
João Lopes, 22.10.2019: segundo a justiça, reduzir-se-ia a um grande bando de ladrões»: Agostinho de Hipona (354-430).
Repórter Estrábico, 22.10.2019: Negócio de milhões, onde somente os meninos do PS podem usufruir das riquezas nacionais em detrimento do nível de vida das pessoas de Montalegre. Quanto conseguirá o Sr. Ricardo Pinheiro desviar dos fundos europeus com esta negociata? Assim se enriquece em Portugal!
Marco Silva, 22.10.2019: Mais um grande negócio do estado (para os amigos do costume, claro)...quem tem boa cunha está sempre safo em Portugal. Vergonhoso! O que vale é os 3 "efes" para o povinho continuar adormecido.
ana cristina, 22.10.2019: giro, giro é ler aqui os comentários dos indignados por alguém andar a meter o nariz onde não é chamado..... uma coisa é sermos enganados, outra é sermos parvos...... e outra ainda é querermos continuar assim.
Luis Morgado, 22.10.2019: Este Ricardo Pinheiro, acusado de desviar uns milhões, sócio da Lusorecursos, é também sócio da Ecoholding à qual foi adjudicado por ajuste directo o Plano Municipal Florestal e de Conservação da Natureza de Montalegre. O desplante é tanto, que a empresa tinha sede nas instalações da Junta de Freguesia. Uma empresa com sede nas instalações de uma Junta de Freguesia??? Não vale a pena o João Miguel Tavares indignar-se, o povo convive bem com estas negociatas. Há quem ache que é tudo muito transparente, muito legal e tudo feito à luz da ética-republicana. Atrasadíssimo país este onde singra o chico-espertismo.
Antonio Duarte, 22.10.2019: Excelente comentário.
Carlos Cunha, 22.10.2019:  Diz o inspector JMT, que como farejador só é igualado pelo inspector Max
ana cristina, 22.10.2019: horrivel, alguém andar "farejar" em negócios que correm tão bem....
Luis Cruz, 22.10.2019: O Galamba tem de se ir preparando para o futuro.
Carlos Costa, 22.10.2019: O Galamba é tóxico. Sempre foi.
Raquel Azulay, 22.10.2019: é movido a litio. doravante será conhecido como Mister Litio. às tantas passaram-lhe uma rasteira. ele aprovaria a concessão sem o aval dos superiores??? há aqui gato escondido com o rabo de fora. é preciso não esquecermos o seguinte: o Galamba é (era????) uma estrela ascendente do PS....e, como sempre nos partidos, as estrelas ascendentes engendram muita inveja....não sei, não faço a mínima, mas sempre considerei o G um homem inteligente (apesar de tempestivo etc)...como é que um homem inteligente comete tal erro sabendo dos riscos...não faz mt sentido.
AMPinto, 22.10.2019: Peçam à Dona Box que lhe exiba os programas de Felgueiras. Ouçam a entrevista da senhora a Galamba, embora a senhora tenha feito tudo para não o deixar falar. E pensem pela vossa cabeça. o JMT fede de raiva, sobretudo quando vê gorados os seus desejos.
jorge morais, 22.10.2019: Em virtude da direcção de programas ter encurtado o programa para 20 minutos, Sandra não podia estar a dar-lhe corda para ele dizer coisa nenhuma. Isto para não lhe lembrar que o caso esteve no congelador até passarem as eleições. Chega ou quer mais?
AMPinto, 22.10.2019: Ao Jorge Morais: basta-me o JMT para coisas idiotas, sem substância. Experimente puxar pela sua cabeça. E estude as coisas que só lhe fará bem.
jorge morais, 22.10.19
E se o AMPinto não fosse mal educado e estúpido, o que gostava de ser? Faltei-lhe ao respeito para me responder dessa maneira? Vê-se bem que é pé rapado. Passe bem
Alforreca Passista 322.10.2019: "Senhoras e senhores, bem-vindos a mais um negócio à portuguesa." - "Jornalista" e comentador "independente" pago pela Sonae e Media Capital --- Senhoras e senhores, bem-vindos a mais um comentário provinciano por parte do "cosmopolita" JMT!! --- Quando a Volkswagen andou a aldrabar as emissões de gases também foi um negócio à portuguesa? Quando o Deutsche Bank lava dinheiro de criminosos também é negócio à portuguesa? Quando Jeroen Dijsselbloem (o dos copos e mulheres) aldrabou o próprio CV também foi negócio à portuguesa? Quando o €uropeísta Junker transformou o Luxemburgo num paraíso fiscal também foi negócio à portuguesa?
António Pais Vieira, 22.10.2019: A sua melhor defesa desta corrupção é dizer que os outros também a fazem? Que pena não colocar o seu nome verdadeiro. É que comigo não faria negócios com certeza.
Raquel Azulay, 22.10.2019: a deflexão é a especialidade da alforreca. o JMT está a falar do "caso" do litiogate. só isso.
Alforreca Passista 3, 22.10.2019: Por mim, o PS pode ir para o inferno! A minha intenção é desmascarar as falsidades, hipocrisia e ignorância de tipos que só vêem aquilo que interessa (e ainda são pagos para isso!) como é o caso de certos "jornalistas" e comentadores "independentes". Eu não critico Sandra Felgueiras porque tenho razões para acreditar que a Sandra sabe fazer jornalismo ao contrário do "jornalista" JMT!!!
Raquel Azulay, 22.10.2019: concordamos acerca do seguinte: a Sandra Felgueiras é uma excelente jornalista. sinceramente, eu não percebo como é que um homem inteligente como Galamba pode ter cometido tal erro ou...pior... se se confirmarem as suspeitas...atribuição de uma concessão a uma companhia formada dias antes, com capital social de 50 000 euros, sediada numa junta de freguesia do PS!?!?!?!? isto é de loucos!!
António Pais Vieira, 23.10.2019: Raquel, basta ver como o Galamba subiu na vida, e pendurado em quem. Não mostra inteligência, apenas a típica esperteza destes políticos que conseguem sempre chegar longe demais antes de serem apanhados.
José Teixeira Gomes, 22.10.2019: O silêncio da Câmara Municipal de Montalegre está a tornar-se insustentável
Nortuguês, 22.10.2019 O PS não muda. E porque devia mudar, se o povo continua na mesma...
António Cunha, 22.10.2019: Se este tema tem sido ignorado pela comunicação social o fogo no pinhal de Leiria não o foi menos. Este é o Portugal comezinho, velho e estafado. Nem com a brilhantina da UE lá vamos... A corrupção continua. Veja-se quem é o número dois do novo governo e de Galamba estar a fazer muito bem o papel de testa de ferro dos interesses e das negociatas
VA. Martins, 22.10.2019: Pois, um negócio entregue "de mão beijada" pelo Ministro Fernandes e pelo secretário de Estado Galamba à empresa do amigo do Costa e ex-secretário de Estado, formada 3 dias antes com um investimento michuruca de 50000 €, em detrimento das empresas concorrentes que investiram centenas de milhares de euros. Cheira a quê? Tenho impressão que o Sócrates fez escola. E o Marcelo vai dar posse a estes indivíduos? a sério?
Helder Antunes, 22.10.2019: Escândalo? São rosas, senhor. São rosas, que o país trás ao regaço. Cheira a escândalo? Não, a rosas.
José Cruz Magalhaes, 22.10.2019: Uma mina a céu aberto ,a do lítio por explorar e, outra mina, em exploração a dos Fundos comunitários. Entretanto, tirando os montalegrenses, a autora e Direcção de programas e agora o JMT, não parece que seja um tema de grande interesse, até ao momento, para grande parte dos cidadãos. Talvez que o desenrolar do processo e os próximos capítulos que os antecedentes deixam adivinhar, com a venda, ou a joint-venture, da licença de exploração a ser emitida, a um dos gigantes da mineração australiano, canadiano ou de qualquer investidor, portador do visto dourado.
António Pais Vieira, 22.10.2019: O silêncio da generalidade dos órgãos de comunicação social sobre estes vergonhosos negócios é ensurdecedor...


Nenhum comentário: