quinta-feira, 31 de outubro de 2019

Um corolário e a continuação da tese



Corolário dos textos postos anteriormente aqui, no blog, já neste dia, o Editorial de Manuel Carvalho, que, provavelmente, se regozija do jogo de cintura do seu Primeiro Ministro. E a continuação do jogo, no recomeço da tese, desta vez apontado por Santana Castilho sobre o problema-mor deste país, de que dependem todos os outros – a Educação, ou antes, a falta dela. Magnífico texto este, de SC, que a maioria dos comentadores reconhece, com as excepções dos adeptos habituais do parasitismo social.
I - EDITORIAL: A força do Governo está na fraqueza da esquerda
Como se fosse um rei feudal, Costa está disposto a fazer dos deputados à esquerda uma espécie de escudeiros. Com privilégios, mas obrigados a proteger o senhor.
MANUEL CARVALHO
PÚBLICO, 31 de Outubro de 2019
Passavam poucos minutos das 16h00 desta quarta-feira quando, na Assembleia da República, o deputado Pedro Filipe Soares recuperou a fórmula de cálculo concebida pelo primeiro-ministro para analisar as hipóteses de derrube do Governo e afirmou: “Onde havia promessa de negociação no ar hoje parece haver um caminho de desafio e ameaça.” Nessa simples declaração ficou condensado o novo relacionamento entre o PS e a esquerda parlamentar e, em especial, o Bloco.
Se no passado a “geringonça” se alicerçou na dissimulação de uma relação entre partidos que na sua essência têm mais para se confrontar do que para colaborar, o futuro quadro político vai ser mais claro. O PS viverá sempre condicionado, mas quer o Bloco e o PCP estarão condenados a ponderar todos os dias os riscos políticos de deixarem cair um governo de esquerda.
Pedro Filipe Soares tem, por isso, razão no que disse. Quando António Costa declara que “a direita toda junta, desde o PSD ao Chega, só poderá derrotar o PS se conseguir somar os votos do PAN e de toda a esquerda” está a tornar clara a razão pela qual desta vez decidiu prescindir da negociação de posições conjuntas com o Bloco e o PCP. Está a sugerir que há uma coacção política a pairar sobre os partidos da esquerda que protege o seu Governo.
Para o primeiro-ministro, e para a maioria dos cidadãos, só uma anormalidade permitiria a soma dos votos de um destes partidos com o PSD. A imunidade do Governo a moções de censura, na teoria de António Costa, justifica-se pela fragilidade estratégica dos seus outrora parceiros.
Sobra ainda outra questão para a sustentabilidade do Governo: a obtenção de maiorias para aprovar leis. E aqui Costa regressa às suas conhecidas manobras de envolvimento. “Quem votou no BE votou mesmo para dar continuidade à solução governativa da anterior legislatura”, observou António Costa. O PS quer manter o anterior caminho, quer estar aberto à negociação, pronto para o diálogo e até para eventuais cedências, sugeriu. Como se fosse um rei feudal, Costa está disposto a fazer dos deputados à esquerda uma espécie de escudeiros. Com privilégios, mas obrigados a proteger o senhor.
Fica assim fechado o grande plano de António Costa. Um plano que revela uma inteligência táctica notável, um cinismo prático exemplar e um jogo de cintura impressionante. Se alguém tinha dúvidas de que o novo Governo tem condições para durar quatro anos, esta terça-feira teve novos argumentos para as desfazer.

II - OPINIÃO: Directo a si, dr. António Costa!
Na Educação, o Governo falhou e o Governo tem um primeiro responsável. Por isso o acuso a si, dr. António Costa.
SANTANA CASTILHO     -      PÚBLICO, 30 de Outubro de 2019
Na Educação, o ambiente é de profundo mal-estar e o programa do novo Governo não conseguiu atribuir-lhe qualquer réstia de esperança. Outrossim, acentua a onda de “planos”, “projectos” e “estratégias”, para picar os miolos aos professores. Antes de Maria de Lurdes Rodrigues, todos sabiam exactamente o que fazer. Os chefes eram menos e as escolas funcionavam. Depois cresceram os chefes. E consigo, dr. António Costa, cresceu a desorientação e o deslumbramento com as pedagogias sem sentido. E cresceram as siglas “eruditas” para denominar inúteis organismos, projectos, plataformas e planos. Veja estas, dr. António Costa (e não são todas), criadas pelas suas luminárias da modernidade: ACES, ACCRO, AERBP, AIRO, CAA, CAF, CD, CEB, CP, CPCJ, CRI, CT, DAC, DEE, DT, EE, EECE, EFA, ELT, EMAI, EO, ESAD, JNE, ME, PAA, PASEO, PE, PEI, PES, PHDA, PIT, PL2RTP, SPO, UFC e ULS. Não lhe chegavam? Enxergue-se, dr. António Costa!
O dr. António Costa deu campo aberto ao narcisismo político dos seus prosélitos. Mas nunca promoveu um trabalho sério para apurar o que pensa a esmagadora maioria dos professores de sala de aula sobre um conjunto de temas-chave, que permitiriam reformar com solidez o sistema de ensino. Por isso, não me espanta que tenha perdido totalmente o pudor, proibindo as reprovações no Ensino Básico. Não me espanta, dr. António Costa, que a decisão política em Educação continue assente no desconhecimento da realidade e no oportunismo político das madraças da flexibilidade e da inclusão, criadas para pastorear incautos e transformar velharias falhadas em tendências pedagógicas novas.
O grande tema da comunicação social foi, recentemente, o professor que bateu no aluno e os alunos que batem todos os dias nos professores. O contraste evidente entre a presteza com que o Ministério da Educação suspendeu o professor agressor e a espiral de silêncio em que envolve as constantes agressões a professores e funcionários não pode passar de fininho. Sem rodriguinhos e medindo o que digo, é para si, dr. António Costa, que falo, que o ministro Tiago é tão-só seu mordomo. O dr. António Costa é um dos grandes responsáveis pela sucessão de políticas que têm reduzido os professores a simples funcionários, cada vez mais desautorizados e despromovidos socialmente. Um dos grandes responsáveis por, farisaicamente e de modo cruel e perverso, pôr a sociedade e a opinião pública contra os professores: para lhes retirar o direito à greve; para lhes retirar força salarial; para lhes roubar o tempo de trabalho cumprido. É duro o que lhe digo? Repito-lho na cara se quiser, sem seguranças de permeio, para ver se se domina, como o desgraçado professor da D. Leonor não se dominou.
O seráfico paternalismo com que os ideólogos a quem deu rédeas querem que os professores ensinem quem não quer aprender ou integrem quem não quer ser integrado tem de ser denunciado. Com efeito, é fácil medalhar os líricos que decidiram a “inclusão” universal. Mas é impossível, sem meios nem recursos (materiais e humanos), lidar, dia-a-dia, na sala de aula, com jovens com perturbações mentais sérias, descompensados por imposições pedagógicas criminosas.
O problema, dr. António Costa, é a natureza das políticas, que fizeram entrar o ensino em decadência. O problema é que o dr. António Costa afaga banqueiros e juízes sem perceber que morre lentamente uma sociedade que não acarinha os seus professores.
Quando as obrigações do Estado não são cumpridas, é ao Governo em funções que devemos pedir responsabilidades. Porque o Governo, qualquer que seja a força partidária que o sustente, é o rosto do Estado. Porque, independentemente da responsabilidade subjectiva (que no caso vertente é sua), a responsabilidade objectiva do Governo é proteger os professores das agressões de que são vítimas. O Governo falhou e o Governo tem um primeiro responsável. Por isso o acuso a si, dr. António Costa.
Victor Jara (que também foi professor) foi abandonado numa favela de Santiago do Chile, depois de torturado e assassinado, por cantar O direito de viver em paz. A sua sorte, dr. António Costa, é que os professores não são capazes de se unir, ao menos uma vez, para reclamar o direito de ensinar em paz. Antes que acabem, definitivamente, abandonados num país sem défice.
COMENTÁRIOS
AndradeQB: 30.10.2019: Uma voz que faz acreditar que Portugal não está condenado.
subbmarine, 30.10.2019: Este homem é um dos pilares da nossa sanidade mental. Que continue a bradar verdades por muitos anos, porque não há mais quem o faça.
mzeabranches, 30.10.2019: Obrigada, Professor! Sabe tão bem esta veemência com que denuncia o contínuo desastre do nosso sistema de ensino e a dificuldade crescente de ser professor! Alguém capaz de falar com paixão, num país tão fadado para a apatia e a inércia! Permito-me sugerir: a todos os desastres do nosso ensino é indispensável acrescentar a imposição ditatorial e imbecil do AO90, linguisticamente indefensável, como tantos especialistas já demonstraram! O respeito pelo país que somos, cuja língua constitui uma dimensão essencial, e o respeito pelos jovens que estamos a formar, não se coaduna com a adopção deste vil atentado contra o português europeu, a língua de Portugal, que herdámos e temos o dever de transmitir aos vindouros em boas condições.
Luis Morgado, 30.10.2019: Muito bem apontada a falta de pudor do Dr António Costa quanto à Educação. O programa do novo Governo combate o insucesso escolar com um "plano de não retenção" até ao 9º ano de escolaridade. Como é que isto pode ser bom para os alunos, para a educação e para o país? Qual é o incentivo que se quer dar aos melhores para serem ainda melhores? Definitivamente não se quer preparar os jovens para uma sociedade cada vez mais competitiva. Isto só pode beneficiar os alunos das escolas privadas e aqueles que tenham a sorte de ter frequentado escolas estrangeiras. Imagino também o clima de frustração que os professores irão sentir numa sala de aula em que os alunos sabem que não precisam de trabalhar para não ficar "retidos".
viana, 30.10.2019: Então agora os "melhores" precisam de saber que os seus colegas podem chumbar (porque se são os "melhores", não são eles que estarão em risco de chumbar) para se sentirem motivados a trabalhar mais?!... Espero que quem escreveu este comentário não seja professor! Mas que raio de valores é que quer que sejam transmitidos aos estudantes? Egoísmo e tirar prazer com o sofrimento dos outros? Sinto-me em cima quanto mais os outros estiverem na mer*a?!... E quanto à retenções, não sabe que em alguns dos países com melhores índices educacionais, como a Finlândia, não há retenções? Queremos uma sociedade em que as pessoas são "treinadas" para responder apenas ao medo?! E que tal tentar motivar os estudantes? Dá trabalho, é?!...
Luis Morgado, 30.10.2019: Os melhores para serem melhores precisam de saber que o seu trabalho é valorizado através de um sistema de avaliação sério que não nivele por baixo. Os que não são melhores têm que ter objectivos porque se sabem que passam automaticamente, qual é o incentivo que lhes dá para progredir? Sem metas, o que acontece é que se nivela a qualidade pelos mais fracos e na nossa escola o nível médio é muito baixo. Por outro lado vai agravar o problema dos alunos que passam de ano sem bases sólidas para compreender as matérias seguintes. Quanto aos países nórdicos, espero que saiba que esse sistema teve sucesso (agora começa a ser questionado) devido ao elevado nível de vida e à igualdade social e económica da população, ou seja, condições que não temos. As suas observações chegam a ser ofensivas.
viana, 30.10.2019: O que é que a ausência de retenções tem a ver com o nível de dificuldade do ensino? As retenções não deixam de existir porque a avaliação é tão benévola que todos "passam". As retenções deixam de existir, pura e simplesmente. Em que é que isto afecta o grau de exigência pedido aos estudantes?! Não passa a ser "proibido" testes difíceis! Quanto aos que seriam "retidos", caso não tenha percebido, estes terão obrigatoriamente de ter acompanhamento (como já acontece com aqueles em risco de "chumbar"). Qual é a vantagem para alguém de chumbar? Acha que no ano seguinte vai estar mais motivado?! Aparentemente está satisfeito com um sistema que obriga muitos a estudar por medo, entre os quais os que falham são condenados. Sacrificam-se uns para outros "aprenderem". "Bela" filosofia de ensino!
Luis Morgado, 30.10.2019: Repito: entre muitos outros problemas, a retenção vai agravar o problema dos alunos que passam para outros anos sem terem assimilado as bases que permitem compreender as matérias mais complexas com que se vão confrontar (este é um problema, mesmo no sistema actual). Estes alunos são prejudicados porque dificilmente vão acompanhar os anos seguintes. Os restantes alunos, em vez de progredir normalmente acabam por se ver travados pela necessidade de rever matérias dirigidas aos outros que passaram sem as devidas bases. Acha que um aluno brilhante ou trabalhador deve ser prejudicado por um aluno fraco ou preguiçoso? A filosofia que eu defendo é a do trabalho, da exigência e do mérito. Acredito que os mais fracos têm que ser ajudados, mas não acredito em falsas igualdades e em facilitismos.
Ferrel, 30.10.2019 3: Viva o sapatilha. Qual era o lugar que querias?
CF, 30.10.2019: Professor Santana, não adianta usar argumentos inteligentes com gente do PSV (Pinho Sócrates Vara).
Maria Carlos Oliveira, 30.10.2019: O problema da educação não é de hoje. Maria de Lurdes Rodrigues é uma referência neste processo, ainda que não a única. Lembremos alguns aspectos: a) Apresentou um modelo de avaliação de professores, importado do Chile (mal sucedido), impraticável; b) Proletarizou a função docente, confundindo o número de horas com trabalho. Ignorou a importância do ócio criativo no desempenho das funções docentes. José Gil, na altura, decretou em Serralves o fim da profissão; c) Impulsionou, com grande apoio do representante da A. de Pais, a escola a tempo inteiro (resultados?); d) Não resolveu, como os sucessores, o problema da entrada na profissão (os exames deveriam ter sido ponderados por todos); e) Desautorizou os professores, que lhe responderam com uma multidão. E agora Senhor Primeiro Ministro?
Sandra, 30.10.2019: "oportunismo político das madraças da flexibilidade e da inclusão, criadas para pastorear incautos e transformar velharias falhadas em tendências pedagógicas novas." pois... justiça seria feita se reconhecesse que, quem não deu para este peditório, foi o senhor professor Nuno Crato.
J Ferraz, 30.10.2019: Só generalidades. Não especifica o que deve ser feito.
Bernardo Ribeiro, 30.10.2019: precisamente o oposto ao que denuncia! Não percebeu?
Jose, 30.10.2019 10:19: A generalidade dos portugueses e dos senhores professores estão preocupados como Santana Castilho. O seu eloquente esforço por evidenciar a angústia de ver o ensino público a entrar no cano de esgoto, os alunos obrigados a permanecer retidos na escola/armazém da infância e juventude é uma dor de alma. Costa está muito à frente. Ele sabe que o que interessa são estatísticas que brilhem aos olhos dos tecnocratas do dono em Bruxelas. Ele sabe que não há meritocracia nem elevador social. Ele sabe que a elevação geral do nível de vida da população e designadamente a sua formação são a maior ameaça à UE da TINA a que ele obedece com o empobrecimento, precariedade, abandono, exclusão e punição. Os eleitores, que ainda votam, acreditam, como Santana Castilho, na melhoria da educação. Costa não!
CS.788492, 30.10.2019: Apreciei comentário e a coragem, porque já vimos que os afrontamentos podem ser perigosos. Parabéns
Jf, 30.10.2019: O primeiro ministro governa como se estivesse a navegar sem vela nem motor, ou seja, ao sabor dos ventos e marés... Parabéns pelo artigo.
SC RIBEIRO, 30.10.2019: O que andava a dizer este colunista nos tempos da PaF????? Foi de excelência o ensino nessa altura? Com milhares de estudantes a terem de fugir para o estrangeiro para estudarem???? Não me lembro de ler-lhe nada sobre essa tragédia...
Manuel Castilho, 30.10.2019: Ao leitor SC Ribeiro: Seria preocupante não se lembrar, tantos foram os artigos que publiquei sobre a matéria e a sua natureza de crítica assertiva. Estimo pois que não seja um potológico caso de perda de memória. Posto isto, a resposta é sobejamente fácil: pesquise aqui, no Público, e ficará esclarecido. Os meus cumprimentos!


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