Por espírito de contradição, ou antes,
por desfastio, o texto seguinte do Dr.
Salles, de tanto interesse histórico, fez-me lembrar os significados que
tirávamos em barda, naquele 4º ano do liceu, em que estudávamos as Lendas e Narrativas e também o Eurico o Presbítero de Alexandre Herculano, noutro
qualquer ano. Um texto sobre os moçárabes, que me levou à leitura, desta vez na
Internet, de uma das Lendas ligadas a D. Afonso Henriques – “O Bispo Negro”, D. Çoleima, escolhido pelo nosso primeiro rei para lhe rezar
missa e desfazer a excomunhão à cidade de Coimbra, trazida por um legado do papa, por via do
encarceramento de D. Teresa, por Afonso, seu filho, acto de grande gravidade,
que, contudo, Afonso Henriques não quis
desfazer, merecendo a excomunhão da cidade. Daí a ímpia eleição do Bispo Negro, e a perseguição ao legado do papa, que excomungara a cidade e fugira, a
quem Afonso Henriques, seu
perseguidor ameaçador, referira as feridas causadas pelas armas mouras, na sua
reconquista cristã, mostrando ao enviado papal que não merecia a designação de
herege, quem tanto contribuíra para difundir a fé de Cristo, nessas lutas de
perseguição aos mouros. E, retendo os sobrinhos do atemorizado padre, como
reféns, em altivas palavras de ameaça, conseguiu que a excomunhão fosse
levantada tempos depois pelo papa. Pena é que seja lendário o conto, pois é
narrado com extremo vigor pelo nosso Herculano, acabei de
o reler na Internet.
Não se trata, pois, o texto do Dr. Salles, de uma narrativa fictícia sobre reconquista
cristã, mas antes uma narrativa real, sobre a conquista moura, anterior àquela
e responsável pelo fenómeno moçárabe, de manutenção da religião cristã, mas sob
a alçada perseguidora dos árabes.
Um belo regresso ao passado, com este
magnífico texto da história peninsular, de Salles da Fonseca, que só podemos agradecer.
Henrique Salles da Fonseca
19.01.21
A
palavra «moçárabe» é uma corruptela de «mostarib» , nome dado pelos
árabes aos estrangeiros que viviam entre eles.
Os moçárabes eram os
cristãos que permaneceram com os árabes continuando com a sua administração
vivendo em bairros separados.
A
sua condição foi agravada a partir dos reinos da taifa e ainda mais com os Almorávidas
sendo objecto de perseguições por parte de Abderramão II.
Os
Almóadas foram
ainda mais intolerantes com estas comunidades demolindo igrejas cristãs e
expulsando os moçárabes sobretudo os de Marrocos que se refugiaram em Castela.
À medida que as conquistas cristãs avançavam, a vida dos moçárabes nos
territórios muçulmanos tornava-se mais difícil levando-os a refugiarem-se em
praças cristãs. * * *
O
Norte e o Sul da Península Ibérica, separados pela Meseta Central, para além de
um relacionamento natural mútuo, mantêm contactos com zonas afins numa corrente
migratória constante que acabou por acentuar dependências étnicas e
civilizacionais. Enquanto que o Norte, desde muito cedo, se
liga à Galiza, o Sul prolonga-se para a África do Norte e, de uma maneira
geral, para as rotas do mar interior.
A
partir do século IV d. C., as
estruturas políticas do Império Romano começam a desvanecer-se e as funções
urbanas são completamente reorganizadas por mercadores de origem oriental
criando novos pólos de atracção em detrimento da antiga cidade do poder romano.
Esta nova reorganização traz uma nova
dinâmica social e económica a Lisboa e Coimbra e
esvazia as antigas cidades de Scalabis e Conímbriga. Começam a esboçar-se os mecanismos de uma autarcia
urbana, cuja tradição se perde no Mediterrâneo e que irá atingir o seu apogeu
na época islâmica. São estas comunidades urbanas, islamizadas desde muito cedo,
que irão introduzir a nova religião muçulmana, que afinal é a que melhor
se molda aos seus interesses internacionais e aos circuitos de mercados.
A
grande massa humana que enche as ruas das cidades é formada, na sua maioria,
por uma diversidade de mercadores, artesãos e antigos camponeses que passaram a
hortelãos-jardineiros, vindos dos locais mais diversos e de diferentes etnias.
As ruas e bairros encontravam-se organizados em comunidades sendo estas as
responsáveis pelo carácter único da cidade mediterrânica. São cristãos
moçárabes, são cristãos de culto oriental, são judeus ortodoxos ou já
convertidos, são sírios, alexandrinos, sicilianos ou malteses de culto
muçulmano que participam com regularidade nos ritos e festividades da sua
paróquia.
No
decorrer do século VIII, quando surgem os primeiros sintomas de arabização no
Garb-al-Andaluz, em quase
toda a Península Ibérica falava-se o latim.
No entanto, o crescente prestígio árabe e o simultâneo enfraquecimento
das autoridades eclesiásticas levam a uma imposição gradual no mundo urbano da
nova língua.
Até
há bem pouco tempo, considerava-se que a ocupação em massa da Península Ibérica
pelos exércitos árabes, iemenitas, sírios e berberes tinha contribuído para uma
rápida imposição da lei de Maomé através de massacres ou empurrando para Norte
os cristãos. Hoje,
pelo contrário, dá-se pouca importância à contribuição das forças militares na
islamização do Andaluz salientando-se o contributo dos caminhos e rotas do
comércio oriental no estabelecimento da religião muçulmana que foi, no entanto,
de progressão lenta e gradual. Só nos finais do século X os muçulmanos terão
ultrapassado mais de metade de toda a população andaluza.
Se
até meados do século X a maioria da população andaluza era não muçulmana e a
comunidade judaica não excedia as 10 mil pessoas, é fácil
concluir da importância e da extensão do fenómeno moçárabe na história andaluza. Do ponto de vista religioso, interessa destacar duas facetas principais: a
ortodoxia urbana exacerbada no choque ideológico com o adversário; uma
proliferação de cultos regionais arreigados num meio rural ainda mal
cristianizado e votado ao abandono pela Igreja que perdera o poder secular.
Nas
grandes extensões interurbanas, onde se tinham enraizado os dialectos
moçárabes, permaneceu também uma pesada tradição cristã na sua vertente mais
profunda, isto é, o
culto dos mortos. Existiam
cultos regionais em que era notória a sacralização cristã dos sítios e
locais anteriormente habitados por outros deuses.
Existiam pequenos mosteiros instalados em antigas villae romanas.
A velha Igreja visigótica,
adaptando-se à nova ordem, dispersa-se por alguns poderosos bispados que,
durante séculos, vão ser os mediadores das comunidades moçárabes no diálogo com os alcaides e autoridades
muçulmanas. Contestando um justificado isolamento perante as outras igrejas
cristãs e o papado, em 924 o Papa João X enviou um representante à
Espanha muçulmana, que reconheceu a ortodoxia e a legitimidade cristã da
liturgia visigótica preservada pelos moçárabes.
Num outro sentido, existem notícias
de outro tipo de simbioses e integração no mundo muçulmano. O monge João de Gorze, embaixador em Córdova de
Otão, o Grande, em meados do século X, constata que os cristãos do
al-Andaluz não comiam carne de porco.
Tudo
indica que no Garb-al-Andaluz, a proporção de moçárabes no seio das
populações urbanas era bastante elevada, à imagem do que se passava no
al-Andaluz. E em
Coimbra, a sua presença era largamente maioritária embora o seu culto em nada
se assemelhasse àquele que os bispos do Norte impuseram depois de ocupar a
cidade em 1064. Nesta
altura, durante os confrontos e as negociações para entregar a cidade, os
moçárabes foram apelidados de traidores por se terem posto ao lado dos
muçulmanos. Os confrontos serão ainda mais exacerbados quando o Concílio de Burgos,
em 1080, abule o rito moçárabe. Os conflitos irão reacender-se ciclicamente até
se tornarem nas revoltas generalizadas de 1111.
As
comunidades moçárabes eram muito poderosas nas cidades do Algarve que eram
geridas por famílias locais. A
capital da região é referida no século XI como "Santa Maria",
denominação que evidencia a presença poderosa de uma comunidade cristã. No
extremo da terra, sobre o promontório sagrado dos antigos, encontrava-se a
igreja do Corvo (Vila do Bispo), citada pelos cronistas árabes como símbolo do
moçarabismo ocidental.
O Islão, última grande civilização
mediterrânica, com todos os seus saberes milenares e culturais, foi não só o
transmissor do mundo clássico para os tempos modernos mas também o agente
activo de uma síntese artística e estética inovadora, ainda hoje dominante nos
países muçulmanos e marcou durante vários séculos a produção artística do
Ocidente em geral e da Península Ibérica em particular. Os melhores exemplos
desta produção artística podem, ainda hoje, ser admirados no Sul de Espanha.
Texto
adaptado a partir de: https://www.infopedia.pt/$os-mocarabes
(gentileza
de Engª Margarida Castro)
Tags:: história
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