sexta-feira, 1 de janeiro de 2021

Tant mieux

 

Para recomeçar em beleza, ao nosso jeito apelativo. Happy New Year!

 

EDITORIAL

O Reino Unido continuará aqui ao lado

Um Reino Unido forte, estável e cooperante com a Europa é o que mais interessa à União e ainda mais a um pequeno país como Portugal. A História não acabou e o papel dos britânicos na arbitragem ou no equilíbrio dos conflitos de interesses das potências continentais também não.

MANUEL CARVALHO

PÚBLICO, 31 de Dezembro de 2020,

 

O último dia do ano marca o fim de uma era na União Europeia e no Reino Unido. Ainda vamos investir muito tempo a discutir as entrelinhas do acordo que, finalmente, concretiza o “Brexit”. Ou a indagar sobre se é melhor ter um parceiro externo confiável e empenhado ou um Estado-membro duvidoso a criar ruído permanente no seio das instituições europeias. Ou até a reconhecer que a história do “Brexit” foi escrita por instintos soberanistas que, como observou a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, não fazem sentido no século XXI.

Como balanço rápido, um consenso: se o Reino Unido foi o elo mais fraco nas negociações e acabou por ser o grande perdedor do acordo, também a União Europeia fica mais frágil sem os pergaminhos democráticos, a força da ciência, o músculo financeiro ou o poder militar dos britânicos.

 

Nenhum comentário: