domingo, 31 de janeiro de 2021

Parabéns, Ângela

 

A Ângela é uma mocinha doce, embora brava, ou seja, obstinada e independente. Teve um tio que morreu fez anteontem, dia 29, nove anos, de quem era muito amiga e pôs, no seu facebook, um poema que pescou noutro facebook - ou coisa parecida - e que dedicou ao seu tio, em sentida lembrança, o que prova a sua sensibilidade para com a sua família –pais, irmã, avó e tio, irmão da mãe… O poema chegou-me às mãos por email e gostei dele. Lembrei-me de o traduzir, porque exprime sentidamente o amor e a saudade por um ser bem-amado, que se não torna a ver, mas o laço entre as almas permanece, num elo inquebrável. A Ângela faz hoje anos, e com os meus parabéns, dedico-lhe a minha tradução desse sentido poema. É minha nora, a Ângela, uma moça corajosa e sensível, que merece ter sorte e assim lha desejo, com muito carinho.

A Wish come true

If I could have a wish come true

A dream that’d come to pass

I’d ask to spend a day with you

And pray that it would last.

 

I’d run to you and hold you close

We’d lawgh and smile again

I’d listen so intently

As you told me how you’ve been.

 

When time was up I’d hold you close

Not wanting to let go

You’d smile and tell me “see you soon”

And somehow I would Know.

 

That While it’s very hard to wait

One day the time will come,

I’ll join you there forevermore

When I too am called Home

 

My wish may go ungranted

But it allways will be true…

I’d trade many of my tomorows

For one yesterday with you.

 

Uma tradução:

 

Um desejo a ser verdade

 

Se um desejo meu pudesse realizar-se

Um sonho que, possível, me surgisse,

Eu pediria para contigo passar um dia

E rezaria para que esse dia se eternizasse.

 

Eu correria para ti e enlaçar-te-ia

E outra vez iríamos rir e sorrir

Ouvir-te-ia tão intensamente

Como me dirias que me ouviste a mim.

 

Quando chegar o tempo de te deixar

Não desejando eu partir,

Tu sorrirás e “até breve” me dirás

E desse modo eu não vou sofrer.

 

Conquanto seja duro esperar

Esse momento vai surgir,

De para sempre a ti eu me juntar

Quando a minha hora vier.

 

O meu desejo pode não se realizar

Mas em mim vai permanecer:

Eu trocaria muitos dos meus amanhãs

Por um ontem contigo no meu viver.

Nenhum comentário: