Religioso, segundo sábia opinião, de que António Justo não parece discordar. Para colmatar a
minha ignorância a respeito dos cultos religiosos na Ucrânia, mais uma vez me
socorri da benfazeja Internet, apenas
para entender melhor a tal questão do cisma, de que trata o Dr. Salles, como
explicação para um crime “incontornável”, que me parece atribuível, antes, a
uma cisma de poder, pelos vistos também incontornável. Ou incontrolável, como
rima. Sem poesia, contudo, nem sequer épica, de tão cobarde que se demonstra.
HENRIQUE
SALLES DA FONSECA
A BEM DA NAÇÃO, 03.03.22
GUERRA RELIGIOSA
Extracto do Editorial do «CORRIERE DELLA
SERA» – 2022-02-22
Autor: ALESSANDRO TROCINO
«Bem vindos!
Hoje, vamos tentar aprofundar alguns
temas apenas mencionados nas notícias mas que são de importância capital,
começando pela guerra na Ucrânia (…).
A
guerra religiosa: em 2018 houve um cisma entre a Igreja Ortodoxa de Kiev e a de
Moscovo. Entre os objectivos da ofensiva russa está também o de recuperar o
controlo de 30 milhões de fiéis ucranianos.
(…)».
p.e.f. Maria Eugénia Múrias
* * *
Apesar do título, creio que não se
trata de guerra causada por motivos religiosos propriamente ditos, de fé, nem sequer
resultantes de alguma particularidade mais ou menos recôndita da Exegese.
Trata-se de algo praticamente profano,
axiomático, o patriotismo ucraniano que se tem por «pai» russo, não por «filho»
e muito menos por «colónia».
Assim se compreende a vontade da Igreja da Ucrânia se querer
reportar directamente ao Patriarca de Constantinopla, o Sumo Pontífice dos
ortodoxos não ligados a Roma.
Ainda em matéria profana, compreendemos agora melhor a
disponibilidade inicial de Erdogan para mediar o conflito mas tendo rapidamente
passado a fornecer drones à Ucrânia e a proibir a navegação no Bósforo a navios
de guerra.
Desconheço que trunfos tem Erdogan nas mangas para fazer valer esta proibição
se Putin ordenar à sua frota que cruze o Búsforo, o Mar de Mármara ou o
Estreito dos Dardanelos mas admito que seja necessário entupir a rota pelo
afundamento de alguns navios ali entre o estádio do Galatasarai e Calzedonia.
A ver…
COMENTÁRIOS
Adriano Miranda Lima 04.03.2022 13:40: Diz
muito bem, Dr. Salles, esta guerra nada tem de religioso, é totalmente profana,
sendo muito estranho que se lhe queira introduzir alguma motivação religiosa. Com
muito propósito, alude ao papel que Erdogan pode ter no conflito, tanto mais
quando se sabe que o seu país é membro da NATO, pelo que não se pode deixar de
elogiar o posicionamento que tem assumido até ao momento. Penso que ele tem
consciência de que vai andar sobre o fio da navalha.
António Justo 04.03.2022 13:50:
Também penso assim: A separação da Igreja provocada
pela Ucrânia (três grupos!) deve-se a interesses políticos ligados à
independência ucraniana que não viu com bons olhos o facto de o Patriarca em
Moscovo não se ter pronunciado em relação ao conflito; mas isto já vem de trás!
Por outro lado a existência de três igrejas (como era o caso depois de 2018)
mais complica o processo de uma Ucrânia unida!
NOTAS DA INTERNET:
1 - Como nasceu a Ucrânia - e quais
seus vínculos históricos com a Rússia
Redacção: BBC News Mundo
27 fevereiro 2022
CRÉDITO,GETTY IMAGES
Laços entre os países remontam ao século 9º
Desde
o dia 24 de fevereiro a comunidade internacional assiste com perplexidade à invasão
da Ucrânia pela Rússia.
Como
outras nações vizinhas, os dois países têm tanto laços históricos e culturais
que as unem quanto os que as separam.
Essa
herança em comum remonta ao século 9, quando Kiev, a actual capital ucraniana,
era centro do primeiro Estado eslavo, criado por um povo que se autodenominava
"rus".
Foi
esse grande Estado medieval, que os historiadores chamam de Rus de Kiev, que
deu origem à Ucrânia e à Rússia - cuja capital actual, Moscou, surgiu no século
12.
A
fé professada era a cristã ortodoxa, instituída em 988 por Vladimir 1º de Kiev
(ou São Vladimir Svyatoslavich "O Grande"), que consolidou o reino
Rus no território que corresponde hoje a Belarus, Rússia e Ucrânia e se estende
até o Mar Báltico.
2 - Religião na Ucrânia
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Historicamente,
os territórios da actual Ucrânia eram habitados por tribos pagãs, mas o rito bizantino do cristianismo foi introduzido na virada
do primeiro milénio. Escritores procuraram colocar o cristianismo deste
país como introduzido
pelo Apóstolo André.
No
entanto, foi somente no século
X que o estado emergente se tornou
influenciado pelo Império Bizantino,
a primeira conversão era conhecida foi a da princesa Santa Olga que veio para Constantinopla em 945 ou 957. Vários anos depois, seu neto, o knyaz Vladimir baptizou
seu povo no rio Dnieper. Aí começou a
longa história do domínio da Ortodoxia Oriental na Ruténia que
mais tarde influenciaria a Rússia e
a Ucrânia.
O Judaísmo está
presente em terras ucranianas há cerca de 2000 anos, quando os comerciantes
judeus apareceram em colónias gregas. Desde
o século XIII a presença judaica na Ucrânia aumentou significativamente. Mais
tarde, na Ucrânia foi estabelecido novo ensinamento do judaísmo - hassidismo.
O Islamismo foi
trazido para a Ucrânia com a Horda de Ouro pelo Império Otomano. Os tártaros da Crimeia aceitaram
o Islã por ser uma parte da Horda de Ouro e mais tarde os vassalos do Império
Otomano.
A
religião na Ucrânia passou por uma série de fases, mas em especial nos tempos
da União Soviética, quando tal era o domínio do
regime oficial comunista, que os cristãos foram perseguidos e apenas uma
pequena fracção de pessoas foram oficialmente frequentadoras da igreja.
Estrutura religiosa da sociedade
As estimativas compiladas pela
independente Razumkov Centre em
uma pesquisa nacional em 2003 constatou que 75,2 por cento dos entrevistados
acreditam em Deus e 22 por cento disseram que não acreditam em Deus. 37,4
por cento disseram frequentar a igreja regularmente.
Em 1 de janeiro de 2006, havia 30.507
organizações religiosas registradas, incluindo 29.262 comunidades religiosas, o
Governo estimou haver cerca de 1.679 comunidades religiosas não registradas.
Mais de 90 por cento dos cidadãos religiosamente activos eram cristãos, a
maioria ortodoxa. A prática religiosa é
geralmente mais forte na parte ocidental do país, devido à Ucrânia Ocidental
fazer parte da União Soviética para período mais curto (1939–1941, 1944–1991).
As diferentes confissões na sociedade
ucraniana foram estimadas pela pesquisa nacional. O resultado difere do número
oficial de grupos religiosos registrados. Assim, a Igreja Ortodoxa Russa (hoje na
Ucrânia, ele é chamado Igreja Ortodoxa
Ucraniana tradicionalmente (desde
os tempos do Império Russo e da União Soviética) teve a favor de muitas
autoridades locais.
Igreja Ortodoxa Ucraniana -
Patriarcado de Moscou
A Igreja Ortodoxa Ucraniana -
Patriarcado de Moscou tem 35 eparquias e 10.875 comunidades (cerca de 68 por
cento de todas as comunidades cristãs ortodoxas do país), a maioria das quais
são localizados no centra, sul e leste do país. Em 2007, a
Igreja tinha 122 mosteiros, 3.519 monges e freiras, 7.509 sacerdotes, 7.755
igrejas com 840 igrejas sendo construídas.
A Igreja é liderada pelo Metropolita de Kiev e
de toda a Ucrânia, Volodymyr Viktor Sabodan.
Esta Igreja utiliza predominantemente o idioma eslavo para os serviços.
Igreja Ortodoxa Ucraniana - Patriarcado de Kiev
A
Igreja Ortodoxa Ucraniana - Patriarcado de Kiev foi formada após a
independência sendo dirigida desde 1995 pelo Patriarca Filaret (Denysenko), que
era anteriormente o Metropolitana Ortodoxo Russo de Kiev e de toda a Ucrânia. A
Igreja afirma linhagem directa com o metropolitano de Kiev Petro Mohyla.
A
Igreja tem 31 eparquias, 3.721 comunidades e 2.816 membros do clero. Aproximadamente
60 por cento dos seus fiéis vivem na parte ocidental do país. Não foi
reconhecida pela Comunhão Ortodoxa Oriental.
Esta igreja usa o ucraniano e o eslavo como línguas
litúrgicas.
Igreja Ortodoxa
Autocéfala Ucraniana
A Igreja Ortodoxa Autocéfala Ucraniana foi
fundada em 1919, em Kiev. Foi banida durante a era soviética e voltou a ser
legalizada em 1989.
A igreja
tem 12 eparquias e 1166 comunidades, cerca de 70 por cento deles, na parte
ocidental do país. Seu clero possui 686 membros.
No
interesse da possível unificação futura das igrejas ortodoxas do país, não
nomearam um patriarca para suceder o falecido Patriarca Dmitriy. A Igreja foi
formalmente liderada no país pelo Metropolita Methodij de Ternopil e Podil, no
entanto, as grandes eparquias de Kharkiv-Poltava, Lviv, Rivne-Volyn e Tavriya,
quebraram oficialmente as relações com Methodij e pediram para ser colocado sob
a jurisdição directa do com base em Istambul, do Patriarca
Ecumênico Bartolomeu I.
A Igreja usa a língua ucraniana.
Igreja
Greco-Católica Ucraniana
A Igreja Greco-Católica Ucraniana constitui
o segundo maior grupo de crentes depois das igrejas ortodoxas cristãs. A União de Brest formou a Igreja em 1596
para unificar os crentes católicos ortodoxos e romanos. Proibida pela
União Soviética em 1946 e legalizada novamente em 1987.
A
IGCU tem 18 eparquias, 3.433 comunidades e 2.136 membros do clero. Os membros
da Igreja, que constituíam a maioria dos crentes na Ucrânia ocidental, é
numerada em cerca de quatro milhões fiéis.
Arcebispo
Maior Sviatoslav Shevchuk é o actual chefe da
Igreja greco-católica ucraniana. A língua utilizada pela Igreja é a
ucraniana.
Igreja Católica
Romana
A Igreja Católica Romana é
tradicionalmente associada com bolsos históricos de cidadãos de ascendência
polonesa, que vivem principalmente nas regiões central e ocidental.
A Igreja
Católica possui sete dioceses, 879 comunidades e 499 membros do clero que
servem a aproximadamente um milhão de pessoas.
A Igreja
usa os idiomas polonês, latim, ucraniano e russo. Os católicos latinos estão em comunhão com os
grego-católicos ucranianos.
Igrejas
Protestantes ucranianas
Protestantes
fazem de 1% para cerca de 3% da população na Ucrânia, mas eles constituem mais
de 25% da rede de igreja no país. O
maior deles é o pentecostal, com mais de 2.500 igrejas e
mais de 250 mil membros que fazem vários sindicatos e também há 1560
igrejas carismáticos.
Existem mais de 2.500 igrejas batistas com mais de 150 mil membros,
além de metodistas, menonitas, luteranos, presbiterianos e outros.
Outras igrejas e movimentos cristãos
Há
também comunidades de católicos arménios, apostólicos
arménios e algumas outras activas na Ucrânia . O Embaixada de Deus de Domingo Adelaja mantém
uma presença significativa em todo o país, assim como os outros
[[neopentecostal] grupos]. Os testemunhas de
Jeová são fortes, com 265.985 adeptos relatados em 2013 pelo Anuário do movimento. Em
2010, Igreja de
Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (Mórmons)
construiu seu Templo em Kiev, a capital, e em 2012 reivindicou uma sociedade
mais 11.000
adeptos em 57 congregações na Ucrânia. Outros movimentos activos
incluem Adventistas do Sétimo Dia, igrejas
protestantes pentecostais e branhamitas.
Islã
De
acordo com o Pew Research Center no relatório de 2009,
há uma estimativa de 456 mil muçulmanos na Ucrânia. Na Crimeia, os muçulmanos ucranianos podem ser até 12% da
população. A maior parte das estepes do sul da Ucrânia moderna em um
determinado período pertenceu a povos turcos,
a maioria dos quais eram muçulmanos desde a queda de Khazar Canato.
O
"tártaros da Crimeia" é o único grupo étnico muçulmano nativo no
país. O Nogays, outro grupo de muçulmanos que
viviam nas estepes do sul da Ucrânia, mas emigrou para a Turquia entre
os séculos 18 e 19. Além disso, existem comunidades muçulmanas em todas as
grandes cidades ucranianas que representam os imigrantes da era soviética de
origens muçulmanas. Há aproximadamente 150 mesquitas na Ucrânia.
Judaísmo
O
tamanho da população judaica actual varia. O Comité Estadual de Estatísticas
estimou haver 103.600 judeus. Alguns líderes judeus, porém, dizem que a
população judaica poderia ser tão alta quanto 300 mil. Observadores acreditam
que 35 a 40 por cento da população judaica era activa comunitariamente, e há
240 organizações judaicas registradas. A maioria dos judeus observantes eram
ortodoxos. Havia 104 comunidades Chabad-Lubavitch no país.
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